segunda-feira, 23 de março de 2015

JBC Henshin! + 2015: Eu fui

#NovidadeJBC



O que eu tenho para contar?

Nascida para diminuir a distância entre dois países (Brasil e Japão), a JBC desvenda o Japão para os brasileiros e apresenta o Brasil para os japoneses.

Em 2012, quando a editora teve uma significativa mudança editorial - com a saída do editor Marcelo Del Greco e a entrada de atual gerente de conteúdo Cassius Medauar -, a JBC realizou um evento para apresentar as novidades aos leitores. A partir de 2013, se tornou um encontro anual com os fãs, recebendo o nome de "Henshin!+".

Já foram dois eventos (+ 1 de 2015) onde foram apresentados diversas novidades que fizeram nossas carteiras chorarem (literalmente). A primeira edição do Henshin!+ aconteceu em 2013, onde apresentaram um bate papo sobre o mercado de quadrinhos no Brasil (que contou, inclusive com a presença de Sidney Gusman, da MSP), a JBC lançou o Death Note Black Edition, finalizando o evento com os anúncios de Blue Exorcist e o tão aclamado e aguardado Sailor Moon. No mesmo ano, houve um Henshin!+ Pocket, onde lançaram o álbum Combo Rangers: Somos Heróis.

Em 2014, houve mais dois eventos: No primeiro, o lançamento de Sailor Moon e os vencedores da primeira edição do Brazil Mangá Award (BMA), que posteriormente foram publicados na antologia Henshin! Mangá. O Henshin! + Pocket do ano teve o lançamento de Yu Yu Hakusho e Tom Sawyer, além de mais anúncios.

E eis que chegamos em 2015. Afim de comemorar os 20 anos da editora, que alcançou a maioridade no último dia 16, houve mais uma edição do Henshin! +, da qual eu tive a oportunidade de estar presente (afinal, todo mundo tem uma primeira vez não?)


O evento aconteceu na Saraiva MegaStore – Shopping Center Norte e começou as 15h. De acordo com o próprio site, à partir das 13h, as senhas já seriam distribuídas. Ou seja, daria tempo? Horas, de sábado eu saio exatamente as 13h. Com um pouco de sorte (não esperar tanto pelo trem e pelos metrôs) eis que consegui chegar no local as 14h30. E ainda havia "senhas", aquelas pulseiras que a Yamato adora e que estraga o cosplay de muita gente. Claro, sem antes quase ir ao Shopping D ao invés do Center Norte. Nunca fale mal do Google Maps ou do GPS do seu celular. Eles podem vir a serem úteis.

Chegado no local, foi a vez de fazer a festa com os marcadores de páginas exclusivos para assinantes que estariam disponíveis. Infelizmente, o lendário marcador de página de PVC de Sailor Moon, com a ilustração de Sailor Moon Crystal não tinha e nem de Doubt. Mas pelo menos eu consegui todos da Sailor Moon já lançados. Mais para a minha coleção.

Enquanto o evento não começava, o pessoal da JBC resolveu fazer um tipo de quiz, onde quem acertasse a pergunta proposta ganharia um brinde: uma camiseta com o logo 20 anos JBC. E adivinha quem ganhou? Euzinha aqui. Sério, me senti a Hermione quando levantei a mão para responder a pergunta "Em que dia a JBC fez 20 anos?". Não tem como esquecer, é o dia do aniversário da minha finada avó. Não experimentei ainda, mas creio que sirva.


A palestra (porque é isso que o evento em si é) começou com Julio Moreno, publisher da JBC falando sobre o começo da editora. De acordo com o próprio, ele está lá há 18 anos. A Henshin (fisíca) foi a primeira publicação pop da editora e pasmén, eu ainda tenho algumas edições em bom estado. Para se ter uma ideia, o primeiro título que a editora tentou publicar foi Sailor Moon. Eu me diverti com Julio falando do "chotto", uma vez que os japoneses não falam "não", a expressão é utilizada no lugar. 

E pensar que os jornaleiros viam o mangá como revisitinha de pintar? É galera. Não reclame de hoje.


O primeiro anúncio, o que talvez resuma ‪#‎EmMarçoTudoMuda‬, com a volta daquele que se foi, o retorno inesperado do editor Marcelo Del Greco. De acordo com o tuíte do JBox, JBC relança até editor. Talvez isso prove porque é a top no momento. Marcelo irá assumir a nova linhas de mangás que sairá pelo selo Ink Comics, o mesmo que lançou em 2014 o Henshin! Mangá. Contudo, o primeiro lançamento com Marcelo no comando será anunciado no dia 1 de abril. E a JBC garante que não é mentira!

Os títulos editados por Marcelo na Nova Sampa saíram normalmente, até a sua conclusão.

E depois do retorno inesperado, Cassius anuncia as novidades, ou como o próprio disse "um negócio bem legal para lançar." E é aqui que as carteiras já começam a lacrimejar. Ghost in the Shell é o anúncio. Embalado na onda do filme que ainda não filmado com Scarlett Johansson, JBC decidiu seguir na onda. Meus conhecimentos à cerca de Ghost in the Shell se resumem ao que o Jovem Nerd disse no vídeo "Homem-Formiga e Ghost in the Shell | NerdOffice S06E02", então quem sabe eu não aposto as cegas? Pela agitação do local, o negócio deve ser bem legal mesmo.


A terceira novidade da JBC foi o mangá EDEN. EDEN já foi publicado aqui e posteriormente cancelado pela Panini. Eu não li na época, mas algumas matérias da Neo Tokyo (ou foi Anime Do?) já me informaram que a série vale a pena. E para este título, a JBC vai apostar naquela edição com preço de livro, onde será adotado o formato Viz Big, que basicamente é dois tankos em um com cerca de 350 ~ 400 páginas, com lançamento para livraria.
A quarta novidade, que causou um certo furor no twitter foi o relançamento de Chobits. Sim galera, quem não teve oportunidade de comprar o formatinho de R$4,90 na época do lançamento (como eu) agora vai ter. E sim, ele vai vir no formato dos relançamentos. Chobits chega em maio com 8 volumes. Acho que de todos os lançamentos, esse é o único que tem uma data. Maio.


Isso na verdade, me fez ter uma conversa calorosa no facebook logo mais a noite. Se perceberem, a JBC está relançando todos os seus primeiros títulos. Sakura Card Captor, Rurouni Kenshin, Guerreiras Mágicas de Rayearth são todos títulos antigos da editora. Sakura Card Captor e Rurouni Kenshin, inclusive, já estavam com diversas edições esgotadas (o primeiro de SCC não se achava por menos de R$300,00 e há quem diga que a edição 7 de Kenshin estava indo para o mesmo caminho), então é óbvio que Chobits seria (ouvi dizer que o primeiro volume estava cerca de R$150,00). Outros virão e acho que isso não será surpresa para ninguém. O que incomoda são os MIMIMIS de sempre. JBC sempre apostou e sempre apostará em CLAMP. Sim, porque vende. Daqui a pouco eles relançam Video Girl Ai. FullMetal Alchemist virá até 2020 e sim, eu torço por esse relançamento, quem viveu na época sabe que era complicado comprar um mangá quinzenalmente e pior ainda quando não se está trabalhando.
Ok. Eu ainda não desistir de economizar, mas eu preciso de Chobits.

Depois dos anúncios, foi a vez das perguntas. E o Cassius com seus "não", curto e grosso (para alguns) conseguiu fazer eu me tornar mais fã de seu trabalho. E olha que legal. Eu fiquei sabendo que CDZ foi um mangá cancelado. Quem diria? Talvez isso explique o Next Dimension saindo depois de anos da finalização. Gostei do Cassius ter falado da dificuldade de nós, leitores de acompanhar séries longas. Sério, eu sofro com D.Gray-Man.

E olha, para os haters de plantão. A JBC está bem vista lá fora (diferente do país), tendo inclusive, algumas edições sendo usadas como exemplo, como Death Note Black Edition. E não esqueçam de agradecer a Sakura Card Captor Especial. Foi graças a ele que Sailor Moon está hoje em diversas estantes.


A pergunta mais polêmica e talvez a mais desagradável que a editora teve que responder foi sobre: nomes de Magi. Sério, eu já estou cansada de ouvir mimimis por causa da tradução de nomes em diversos mangás e o povo vive batendo na mesma tecla. Os mangás são adaptados para todos os públicos, não somente para as pessoas que assistem (por exemplo, é pouco provável que o jornaleiro assista a tudo que sai por ai, inclusive animes, então, eles não vão conhecer Ataque de Titãs pelo nome Shingeki no Kyojin). E o tradutor falou uma verdade: toda tradução tem a sua adaptação.

A editora optou por utilizar os nomes na versão brasileira da obra na qual a autora se inspirou para criar Magi: Mil e Uma Noites. Tem, inclusive, um "ao leitor" na edição dois explicando, pela própria autora e que há referências de outros países na criação de suas personagens. Enquanto os scans traduzem o kanji diretamente, eles adaptam para melhor contextualização. É mais ou menos a mesma coisa que aconteceu com alguns nomes de Harry Potter. No original, Tiago Potter chama-se James Potter. Will Wesley aqui virou Gui Wesley. Inclusive, tem até uma edição da revista Superinteressante que trata do assunto... o problema, é que eu não lembro qual edição é.


E finalizando o evento, a quinta novidade. Mangá de Terra Formars. E eu tenho plena certeza de que este título eu não irei comprar. Tem baratas.

Após a finalização, eu aproveitei e fui tirar uma foto com o Cassius Medauar, enquanto lamentava o fato de não ter o celular novo ainda em mãos. Eu curti bastante o evento e por se tratar também do lançamento do mangá Nanatsu no Taizai (da qual eu falarei em outro post), eu aproveitei e comprei o primeiro volume com exclusividade. Ok, não foi uma boa ideia. Eu acabei gostando da história. -_-


Devo dizer que participar do Henshin!+ 2015 valeu demais. E ainda mais porque o Cassius se lembrou de mim. Quem tem twitter e o segue, sabe que ele sempre responde o que é questionado. E o melhor, ele tem consideração pelas pessoas que o seguem. Depois desse evento, pode ser que eu venha a olhar com a JBC com outros olhos, mas não mudarei a forma em como eu a trato por aqui.

E sim, eu concordo com o Diego.

Foto postada no perfil de Cassius Medauar

escrito por uma pessoa que curtiu o Henshin! +

O texto foi finalizado graças à: Henshin Online@natyinland@jboxtw@Gyabbo@LKMazaki@DiegoDegu

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Yo Naty-san!

    Muito bom o post! Deu para dar aquela apanhada geral para quem não pode ir. Ainda fica bem inviável para ir morando aqui na região serrana do Rio. A JBC vem trazendo grandes melhorias pro mercado, e que são notáveis.

    Sobre o mimimi das traduções, e principalmente em relação a MAGI que sou um fã desde que comecei a ler as scans há certo tempo, eu achei tão sutil as mudanças na adaptação que não me incomodou de maneira alguma. Eu sei que para quem conhece e está mais por dentro sobre a série em questão pode ficar incomodado com as traduções no título, ou como eu ficava quando lia "Veterana" nas falas em Freezing (que ainda me incomoda. xD), mas são adaptações feitas pela editora, no qual cada uma escolhe a maneira que quer trabalhar e que eu consigo conviver bem com isso. E assim as pessoas que não conhecem e por acaso se interessaram vão ter uma melhor inclusão. E a JBC faz ótimas adaptações, sempre dentro do contexto. Eu mesmo estou traduzindo sempre e sei que há certas coisas que para não são fáceis de lidar, porque nenhuma linguá é igual e eu realmente aprecio todo o trabalho deles e também a atenção que o Cassius dá para seu público.

    E eu estou com inveja porque eu também queria ter em mãos a primeira edição de Nanatsu no Taizai. u.u kkk Mas realmente a história é boa, pelo que eu já acompanhei. Agora é entrar em desespero porque universitário sem trabalho = a não ter dinheiro nem para bala. kkk

    Mais uma vez, ótimo post e quem sabe eu não vou na próxima! Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Muito genial isso, xará.
    Fiquei foi com vontade de ir, mas já dá para ter uma prévia bem legal para quem não pode participar.
    Fantástico!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha esse tipo de evento por aí. Invejei as coisinhas de Sailor Moon ;^;~

    "aquelas pulseiras que a Yamato adora e que estraga o cosplay de muita gente" huhauhaua eu ri pq é verdade =X Sempre tento esconder essas pulseiras debaixo de pulseiras do outfit/wirstcuffs 8D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá~
    Acompanhei o liveblogging todo pelo twitter, haha... Tudo o que eu queria - A ÚNICA COISA QUE EU QUERIA - se resume a marca-páginas de Yu Yu Hakusho e Magi... Nossa, que morte horrível eu tive quando descobri que só estão disponíveis pra assinantes e eles não facilitam como a Panini com as parcelas (a pobre lmao)...
    Minha maior reclamação com os nomes de Magi é a dificuldade que tive pra decorar tanto KOU no anime pra ter tudo mudado. kjsdhgdhsdi Tá ocupando espaço no HD neural.
    AH, E "GIGI"!!! (ainda não li o vol em que esse apelido é usado, mas já dói) "Gigi" é uó =_= Podia ser "Morgi", "Morg" (como no inglês) ou Giana... MAS GIGI??????
    Segundo o Diego, rolou #CLIMÃO e até os caras parecem ter se arrependido de terem adaptado tantas coisas. Enfim, chorar pra que? Pelo menos, tá tudo limds e o mangá tá por aqui.
    Eu comprava Éden, haha... Não tinha todos os volumes, mas né... Vou fazer o possível pra tê-lo novamente... Uma pena ter tal formato, que encarece bastante e entregar quase trinta reais ou até mais numa porrada só machuca x_x
    Ghost in the Shell! Esse comprarei, com certeza! Todos falam superbem de Terra Formars, mas odiei o primeiro episódio e só queria assistir se fosse sem censura sjdghiufsdu mas agora perdi até essa vontade.
    Naty terá sua tão sonhada coleção de Chobits fiuhdguifsdhuidf Ah, e espero que suas previsões estejam certas: Video Girl Ai e Fullmetal Alchemist!
    "quem viveu na época sabe que era complicado comprar um mangá quinzenalmente e pior ainda quando não se está trabalhando" sim, pior época foi essa! eu tinha que usar dinheirinho do lanche e estudava em colégio militar, mano... não era indicado que eu ficasse sem comer por muito tempo (aliás, ninguém é indicado a fazer isso). usifhsdufshuif
    E como faz pra ficar bem em selfie na primeira tentativa, Naty? MINSINA hahhaha
    Abraços~

    NankinDust.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho que todas as coberturas que li e vi em vídeo, a sua foi a melhor até agora. Bem explicado e me passou uma boa impressão sobre o evento. Para a mim a JBC é a melhor editora de todas até hoje, e nem a Conrad conseguiu fazer oque ela faz hoje, que é inovar. Acho que fiz uma besteira de também comprar o The Seven, o mangá é bom mesmo! >.<

    Dos 4 lançamentos que eles anunciaram,quatro são compras certas.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...