domingo, 1 de março de 2015

Vingança Mortal de Raquel Machado

Até que ponto realmente conhecemos as pessoas?


Vingança Mortal - Raquel Machado - 117 páginas - 2014 - Clube dos Autores/Amazon

Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seus rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam?
Ao voltar para casa, algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer.
Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra cabeça, onde cada peça parece se encaixar para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.

Vingança Mortal narra como Brenda se vê envolvida num caso de investigação após a morte de sua melhor amiga. Intrigada pelo rosco marcado, Brenda se vê arrastada para uma rede cheia de intrigas onde ninguém é quem ela conhecia ser, tudo afim de descobrir o quê realmente aconteceu com sua melhor amiga.

Por mais que a história seja simples, a rede de acontecimentos é tão intensa que é difícil não imaginar os grandes detetives da literatura, como Sherlock Holmes e Hercule Poirot fazendo seu trabalho para descobrir o por que e quem foi o responsável pelo acidente de Nicole. E é aí que a ficção de Raquel entra, ela insere uma personagem que pode ser qualquer um, eu, você, a sua amiga, para conduzir a história. 

Brenda, nossa protagonista é aquela pessoa ingênua que acredita que as pessoas não mudam, ainda mais os amigos da sua época de escola e o que parecia simples, acaba se mostrando como uma grande rede de intrigas, onde tudo o que ela acreditava por parte de alguns de seus antigos companheiros eram mentiras. E o afastamento deles por causas de suas vidas como adultos só tornou a certeza maior.


Raquel Machado consegue, em poucas páginas criar uma narrativa eletrizante com um desenvolvimento rápido e por diversas vezes me vi sendo surpreendida por alguma revelação, onde ficava difícil prever o que aconteceria a seguir, tamanha as suas reviravoltas, com mentiras sobre mentiras.

Contudo, esse mesmo tipo de narrativa fez com que as outras personagens não fossem tão bem desenvolvidos, o que de certa forma empobrece um pouco a genialidade da obra toda, mas que é perdoado quando lembro que este é o primeiro livro da autora. Aliás, a forma como a história é contada - em primeira pessoa, por Brenda -, me lembrou bastante aqueles programas de reconstituições (tipo João Kleber, rsrsrs...).

Vingança Mortal é mais um exemplo que vale a pena investir na literatura brasileira, especialmente aqueles que gostam de um bom suspense policial com gostinho e ambientação em solo nacional. É uma trama rápida (que pode ser lido em um dia) sem soluções complexas demais.

Raquel Machado está no meio literário há bastante tempo através de seu blog, e Vingança Mortal é a sua primeira obra. Eu torço para que ela se solidifique nesse meio, porque talento e jeito ela tem.


Gostou da resenha e se interessou pelo livro? Compre aqui
Versão impressa: Create Space. AmazonClube de Autores,
Versão digital: AmazonLivraria Saraiva

Escrito por alguém que leu pela primeira vez algo do gênero policial brasileiro.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que bom saber que mais uma autora conseguiu publicar seu livro! Num mercado difícil como o brasileiro que só querem saber de comprar best sellers e traduzir, é realmente uma grande conquista.Uma das garotas do nosso grupo AFLBN também é escritora e lançou um livro a pouco tempo, a dona do blog Doce Madrepérola :)

    obs: mas a comparação com João Kleber foi tensa fhdughfuihig xDDDD

    ResponderExcluir
  2. Morta com a comparação com João Kleber iuhsfkjhdksjhdfjkhkf
    O livro parece interessante, mas a capa e nome são extremamente bregas, pelo amor do amor o_o
    Faz um bom tempo que não leio romance policial. Lembro que um dos primeiro livros que li foi desse estilo :') ...
    Enfim, sorte pra dona Raquel nesse mercado tão complicado de ser bem sucedido.
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Tenho bastante vontade de ler "Vingança Mortal", mas estou sem cash e não tenho e-reader. Achei bacana o livro abordar uma rede de intrigas. Deve ser bem legal.
    Um grande beijo e parabéns pela resenha

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...