segunda-feira, 27 de março de 2017

Dicas de quadrinhos da Mulher-Maravilha para ler



Junho já tá aí, é daqui a 3 meses, mas o hype em cima do filme da Mulher-Maravilha tá alto já - e com o segundo trailer liberado, mais focado na origem dela só ajudou a aumentar um pouco mais (se você ainda não viu, clique e assista aqui). 

Pensando nisso, a Panini já vem preparando o terreno para quem quiser conhecer mais sobre a Princesa das Amazonas, que no cinema vai ser estrelada por Gal Godat (que atuou brilhantemente no fraco Batman Vs Superman, que pode ser lido aqui), dado-nos uma prévia do que podemos esperar da personagem.

*Este post tem como objetivo informar as coisas legais que a Panini vem lançando da personagem, de acordo com o meu (limitado) conhecimento, trazendo a sinopse e algum comentário (caso eu já tenha lido a obra):

Um dos maiores ícones pop de sexo feminino a Mulher-Maravilha foi criada em 1941 pelo psicólogo e criador do polígrafo William Moulton Marston. Embaixadora das Amazonas na Ilha Paraíso (também conhecida como Temíscira ou Themyscira) ela foi mandada ao mundo humano para propagar a paz. Possuindo habilidades super-humanas e seu laço da verdade (que vem do fato dela ter sido criada pelo criador do polígrafo) ela faz parte da Trindade da DC Comics e muitas vezes funciona como o balanço entre os extremos de Superman e Batman.


Mulher-Maravilha: Terra  Um (1ª edição, dezembro de 2016). Lançado em 2016 nos EUA, Mulher-Maravilha: Terra Um foi escrita pelo Grant Morrison e ilustrada por Yanick Paquette e traz a origem das Mulher Maravilha um pouco reformulada do que já conhecemos. Aqui, Diana ainda é filha da Rainha Hipólita, mas a origem de seus poderes vêm de um personagem bastante conhecido da mitologia grega: Hércules (o que faz todo sentido para suas habilidades, uma vez que Hércules é um semideus). Aqui, Diana sabe que há mais coisa no mundo além da Ilha Paraíso e quer descobrir, mas sua superprotetora mãe não concorda com seus planos. Eis que Diana vê sua "fuga" quando o piloto da Força Aérea Americana, Steve Trevor (o primeiro homem que Diana vê) cai nas praias de sua ilha ferido, o que leva Diana a quebrar as regras e ir para o mundo dos homens, onde ela fica "nauseada pelo que vê" (mulheres morrendo, gordas e etc...). Diante disso tudo, Diana é perseguida e trazida de volta pelas Amazonas, afim de ser julgada por violar a lei mais antiga das guerreiras: nunca entrar em contato com o mundo que as prejudicou. 
A história, quase inteiramente, é narrada durante o julgamento (da qual não há como mentir, uma vez que a acusada e as testemunhas são ouvidas atadas pelo laço da verdade), tendo as Moiras como testemunhas de defesa. Por mais que tenha coisas tidas como estranha, essa origem da Mulher-Maravilha (assim como qualquer uma das histórias da Terra Um) é mais moderna ao mesmo tempo que é atemporal. 
A história em si funciona muito bem, ainda mais porque a "Terra Um" tem uma continuidade própria, visto que se encontra numa terra separada do resto do Universo DC. O único problema é que demora para sair (tendo em vista Batman Terra Um por exemplo) alguma coisa nova, e essa edição um já dá dicas que teremos continuação, de uma participação mais presencial (por assim dizer) da Mulher Maravilha no mundo dos homens.



Lendas do Universo DC: Mulher-Maravilha (1ª edição, março de 2017). Pelo que li e vi por aí (já tenho a minha em mãos, falta efetivamente ler) este quadrinho de George Pérez reinventa a heroína após a história "Crise nas Infinitas Terras" de 1987, do qual aproxima a personagem aos elementos da mitologia grega em uma das fases mais significativas de toda a carreira da Princesa Amazona. 
A Panini está trazendo até nós essa fase em três encadernados com a mesma qualidade de outros quadrinhos da série "Lendas do Universo DC", tais como Batman do Jim Aparo e o Superman do García López, entre outros. Para saber mais sobre o quadrinho, clique aqui.



Mulher-Maravilha: Os Novos 52 E não tão importante assim, as histórias da Mulher-Maravilha dos Novos 52 (publicadas no mix da revista "Universo DC" e compiladas até o momento em dois encadernados de capa dura intitulado "Sangue" e "Direito de Nascença") com roteiro inicial de Brian Azzarello. Infelizmente, pelo que li por aí, assim como aconteceu com todas os quadrinhos dos Novos 52, as histórias começaram bem e foram decaindo (vide Arlequina como exemplo). Infelizmente, eu não comprei o encadernado "Sangue" quando este saiu por aqui, e até o momento parece que ele encontra-se esgotado; mas o "Direito de Nascença" ainda é fácil de achar (e eu não o tenho porque é continuação do outro).


DC Comics Graphic Novels Mulher-Maravilha a personagem também teve seus próprios encadernados publicado por aqui pela DC Comics Coleção de Graphic Novels pela Eaglemoss (do qual que não tenho, mas que pretendo ir atrás), são eles: Mulher-Maravilha: Círculo e Mulher-Maravilha: Paraíso Perdido (respectivamente as edições 17 e 26). Não sei informar se haverá outras histórias estrelada pela Amazona, mas assim que eu descobrir, edito aqui para vocês .



Mulher-Maravilha: Hiketeia: "Concepções de justiças diferentes, representadas pela Mulher-Maravilha e pelo Batman, entram em choque quando uma jovem assassina, protegida da primeira, é encontrada pelo Cavaleiro das Trevas." Esse título talvez seja difícil de encontrar (eu mesma estou a procura dele a algum tempo já) tendo em vista que ele foi lançado em 2003 pela Panini. Eu ainda tenho esperança de algum dia a editora relance o título, e quem sabe como todo o hype que o filme  tá criando (mais a comemoração de 75 anos da personagem) a editora não o faça ainda em 2017? A única coisa que me resta é aguardar. 


E para finalizar

Mulher-Maravilha Rebirth (Renascimento), que deve chegar às bancas já em abril (estando presente no checklist da editora), trazendo a nova fase dos quadrinhos da DC (logo após o fracassado Os Novos 52) da qual a Mulher-Maravilha passa a ter uma revista mensal somente dela, com roteiro de Greg Rucka e os desenhistas Liam Sharp e Nicola Scott, se juntam para revelar de uma vez por todas as histórias do passado e do presente da Princesa Amazona, no que muitos vem elogiando desde o seu lançamento (inclusive sendo comparado ao Mulher-Maravilha de George Pérez). Curiosamente, o roteirista é o mesmo de Hiketeia.


Essa "lista" foi feita à partir da minha própria experiência como leitora de quadrinhos (iniciante ou não) com referência ao que eu já vi ou recebi indicações (como é o caso de Hiketeia e O Círculo), sem ficar muito no Ctrl C + Ctrl V. Logo, alguns títulos (talvez importantes) tenham ficado de fora do post.


E aí, conhece algum quadrinho bom/legal da Mulher-Maravilha? 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Sabe que eu estou adorando esse clima em torno da Diana por motivos de ser empoderamento puro! E estou aproveitando para ampliar minha coleção de HQs. Detestei Terra Um com força, a paleta de cores é bonita e tal, mas Diana ficou pra lá de erotizada e infantil demais. Vou colecionar "Lendas do Universo DC: Mulher Maravilha" estou aguardando voltar ao estoque na Amazon ou aparecer na banca aqui perto. Eu amo a "Mulher Maravilha" dos Novos 52, parei de acompanhar a Arlequina, mas tenho o "Sangue" e o "Direito de Nascença" e adoro os dois. Paquero muitos as edições de "O circulo" e "Paraíso Perdido", mas reluto pq o preço, sempre que encontro, é salgadoooooooooo! Pretendo colecionar Universo DC Renascimento tanto quanto possível e se topar com Hiketeia trago para a coleção também. Nossa, esse comentário ficou gigante, mas se não é pra fazer comentário gigante, me empolguei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final de semana depois de ter publicado esse texto, ganhei do meu namorado o quadrinho "Sangue" (agora posso comprar o Direito de Nascença). Eu gostei bastante da Mulher Maravilha de Terra Um, pois ela já sabe o que quer e ao final do quadrinho, dá a entender que ela vai com tudo. Contudo, a de Lendas eu achei ela bastante inocente e tals, mas apesar de ter muita narrativa (estilo dos anos 1980) é bastante centrada na coisa mitológica.
      O Círculo e Paraíso Perdido são caros mesmo. A coleção começou com um preço razoável (34,99) e depois foi aumentando muito. Se eu soubesse que era tão bom os quadrinhos dela, teria dado uma força para comprar quando foi lançado.
      Gosto quando meus textos empolgam as pessoas a fazerem comentários grandes!! ^^

      Excluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...