quarta-feira, 4 de março de 2015

Psycho-Pass 2

What Color?



A cor é o que você é. 

Psycho-Pass 2 é a continuação direta de Psycho-Pass, logo sendo a segunda temporada do anime. Para ler sobre Psycho-Pass e se inteirar sobre o que é o Sistema Sybil e saber mais sobre o desenvolvimento do anime, clique AQUI.

Tendo aprendido a verdadeira natureza do Sistema Sibyl, Tsunemori Akane escolheu obedecer o sistema, acreditando tanto na humanidade quanto na ordem jurídica. Agora, ela é parte de uma nova seção da polícia e passa seus dias "caçando" criminosos. Sem o conhecimento de Akane, no entanto, um monstro que vai abalar o sistema está prestes a aparecer na sua frente.


Psycho-Pass 2 se passa um ano e meio depois, exatamente de onde sua primeira temporada acabou, que curiosamente tem seu final idêntico ao início do anime, mostrando que aqui o ciclo se inicia novamente. Diferente de seu antecessor, este já se inicia com o obstáculo a ser superado logo de cara, uma vez que já sabemos como as coisas funcionam no anime e não precisamos dos episódios de apresentação.

Dessa vez, a ameaça inicialmente é uma pessoa que não existe, do qual o sistema não consegue registrar, o que difere do outro vilão Makishima Shougo e que traz um enigma à Divisão 1 e a sua responsável, a inspetora Tsunemori Akane. Um quebra-cabeça a ser montado e mistérios a serem resolvidos. 


Se anteriormente tínhamos a dupla Akane e Kogami, dessa vez a química-não-química funciona com Togane Sakuya, coator que possui o desejo de sujar a cor de Akane, assim como aconteceu aos outros inspetores com os quais trabalhou. Ele acata qualquer ordem de Akane como um cachorrinho, ou melhor, como uma cobra, pois parece sempre prestes a dar o bote.

Se em Psycho-Pass a trama era centrada em um indivíduo que o sistema não consegue julgá-lo, agora, em Psycho-Pass 2 temos Kamui, o ser que não existe e tem como objetivo principal fazer com que o Sistema Sybil julge a si próprio, e quem sabe impor a ideia de julgamento coletivo ao invés de individual, tudo como parte de um plano de vingança contra algumas vítimas durante a conhecida Época do Inferno, onde houve uma tentativa de impor outro sistema. 


Enquanto a sua primeira temporada nos traz reflexão, esta mostra que por mais perfeita e correto que o sistema seja, os "podres", todas as coisas feitas por debaixo dos panos ainda estão lá, em algum lugar. Basta procurar. E é isso que o anime apresenta, os pobres do Sistema Sybil.

Muitas das personagens que aparecem aqui são novas, visto o destino que algumas tiveram na primeira temporada. Akane, outrora sonsa se mostra mais forte e independente, funcionando como uma personagem só, ao invés de uma dupla como aconteceu na primeira temporada. Embora a personagem tenha evoluído, o carisma de Kogami fez falta para o anime. 


Dessa vez, quem faz o papel de sonsa, a novata é Mika Shimotsuki (a nova Akane Tsunemori) que se mostra desconfortável e desconfia diversas vezes com o coator Togane (e com razão), embora venha a ser somente mais uma marionete que o Sistema Sybil controla e não possui nenhuma evolução significativa, ao invés de Akane, que é independente a isso, por vezes indo contra o sistema perfeito.

Psycho-Pass 2 é o tipo de continuação que funciona independente de sua primeira temporada - muito embora seja necessário assisti-la para entender os fator aqui presente. É bem aquele tipo, o que aconteceu em Psycho-Pass fica em Psycho-Pass. Aliás, é uma sequência bastante satisfatória, embora seu andamento possa não vir agradar a todos que assistiram sua primeira temporada. E também, me contradizendo, é uma continuação desnecessária, pois toda a crítica presente em seu primeiro anime simplesmente desapareceu, mostrando que o anime foi movido por interesses comerciais.


Produzido pelo estúdio Production I.G, com roteiros de Gen Urobochi (Madoka Magica), direção de Nayoshi Shiotani (Blood-C: The Last Dark) e com o design de personagens feitor por Akira Amano (a autora de Katekyo Hitman Reborn), Psycho-Pass 2 foi exibido desde o dia 10 de outubro de 2014 até 19 de dezembro de 2014 com um total de 11 episódios, no canal noitaminA.

Qual a sua cor?

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Interessante o "desnecessária". Acredito que é uma diversão moderada para quem gostou da primeira temporada, mas não muito mais que isso. Acontece com muitas continuações mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Yo!! Muito prazer, sou Katreque! E estou passando por aqui pela primeira vez. Eu acho que fui atraído logo de cara com este Review de Psycho-Pass 2.

    Desde a primeira temporada começou a ser lançada, venho sendo um fã fiel do título. Com certeza nessa temporada, podemos ver o desenvolvimento de como os fatos do final da primeira afetaram o sistema, ou mais especificamente a Akane. Apesar de não ter tido todo aquele seguimento em relação ao enredo, também concordo que essa segunda temporada veio como um side story para série, retratando um evento que ocorre um pouco antes do filme, que já foi lançado.

    Eu gostei bastante da segunda temporada, com toda essa trama de WC e acho que veio para preparar o terreno para o filme, que irá provavelmente dar um final ou trazer mais informação para a trama.

    Gostei muito da trama e passarei a acompanhar seus posts! Continue com o bom trabalho! Katreque is Out!

    ResponderExcluir
  3. Só um adendo: o roteirista da segunda temporada não foi o Urobuchi. Ele teve muito pouco envolvimento, aliás, um dos principais fatores que resultaram em uma temporada mais fraquinha. Eu pessoalmente tive vários momentos de virar os olhos e bater com a cabeça na parede ao longo do enredo, mas acho que até as pessoas que gostaram reconhecem que a primeira temporada se saiu melhor em lidar com os temas da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!! Obrigada pela informação. Bom, isso explica muita coisa...

      Excluir
  4. Fiquei curiosa para ver Psycho Pass, ainda estou meio órfã do ultimo que vi durante o feriado de Carnaval e de repente caiu nessa resenha, me deu vontade!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Nat
    Bom... Fiquei meio confusa com esse resumão. Não conhecia o anime e talvez eu tenha ficado confusa por causa disso. Achei o enredo bacana de modo geral, mas não sei se é do tipo que eu gostaria. Uma pena que a crítica foi perdida e o anime foi meio que empurrado por fins comerciais.
    Até logo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...