quinta-feira, 26 de março de 2015

IDY: Melancia de Marian Keyes

"Senhoras e senhoras, uma salva da palmas para a humilhação"


Melancia - Marian Keyes - 490 páginas - 2003 - Bertrand Brasil

Melancia é um romance sobre a arte de manter o bom humor mesmo nos momentos mais adversos. Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um casa de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração perdido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Nada tendo em vista que a anime, Claire volta a morar com a sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo culto, e a outra, uma demolidora de corações, a mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha, e o pai, a beira de um ataque de nervos. Após passar alguns dias em depressão, bebendo e chorando, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E justamente nessa hora que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reserva uma bela surpresa.

Melancia é o tipo de livro que mostra o fundo do poço (literalmente) que uma pessoa pode alcançar e como dar a volta por cima e ainda sair de lá.

Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a história de Claire, a mãe que foi abandonada pelo marido no dia que a única filha do casal nasce. É a partir daí que toda a história se desenrola e para a minha surpresa, ela não fica totalmente focada na depressão pós-parto de Claire, mas na volta por cima que ela dá, com vários detalhes, que vão desde a tristeza, passa pela solidão, evolui para a raiva e ciúme - sem contar o desejo de vingança -, para chegar até a aceitação e enfim na superação, e dar a volta por cima, em grande estilo e com um rapaz a vista.

Algumas vezes, as pessoas não se apresentam voluntariamente para serem vítimas, mas se tornam vítimas, de qualquer jeito."

Claro, sua família não perde a vez e cada pessoa tem lá sua importância na história, como Helen, a responsável por emprestar roupas decentes a Claire, ou sua mãe, a incapaz de cozinhar qualquer coisa que não seja comida congelada ou até mesmo seu pai, o responsável por tirar Claire do estado bêbada e fazê-la perceber que ela tem novas responsabilidades a cumprir e Ana a irmã que vê ocultismo em tudo.

O título "Melancia" faz uma referência ao estado de Claire por causa do sobrepeso que a gravidez lhe deu, transformando-a (literalmente) em uma melancia (pega essa garotas frutas). O livro é um tanto longo e possui diversos momentos massantes, sendo preciso certa persistência em alguns momentos, assim como a protagonista teve para superar a má fase pela qual passa. O curioso é que a autora consegue conduzir tudo com um bom humor e passagens realmente engraçadas, especialmente quando Claire dá razão aos seus sentimentos, tornando sua leitura mais prazerosa e divertida.

Ao sinal de qualquer problema em minha vida, a Responsabilidade vai e se tranca no banheiro do meu cérebro, recusando-se a sair"

Talvez a história seja chata e entediante para muitos, mas traz algo completamente real, tais como os desafios pessoais podem influenciar e transformar uma pessoa, o que, aliás, faz parte da vida de todo mundo, cada qual a sua maneira.


O livro, assim como outros da autora, retratam algum membro da excêntrica família Walsh e se encaixa no gênero Chick-Lit (literatura de mulherzinha). Por se tratar de uma literatura voltada ao público feminino, alguns homens talvez não venham a gostar de Melancia e seus derivados.

Escrito por alguém que adora suco melancia.

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. E como em março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, a vez é delas!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Me lembro quando esse livro estava em destaque de todas as livrarias. Mas não é o tipo de livro que eu provavelmente pegaria para ler.

    ResponderExcluir
  2. Melancia não é o tipo de literatura que me agrade muito, Naty. Provavelmente porque ele seja mais voltado para o lado feminino. Acho que dificilmente eu leria.
    De toda forma, sua resenha ficou ótima e bem explicativa, como sempre.


    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente AMO Melancia! É um livro que conversa com você e me matou de rir do começo ao fim! Os livros da Marian são extremos, ou você ama ou você odeia, eu sou do time que AMA, tenho TODOS e compraria até os gringos só pra ler tudo *-*

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...