domingo, 29 de março de 2015

Chega de Fiu-Fiu

O que é Chick-Lit?



Desmitificando gêneros literários

Criando uma nova seção (que eu pretendo levar adiante) para desmitificar gêneros literários. Isto é, romper com o enigma acerca de algo. Há diversos gêneros literários, assim como há diversas demografias das quais os mangás e animes fazem partem e podem causar várias confusões quando se vai procurar ler algum livro de x gênero. Sofri desse mal com relação ao tema de março do I Dare You - Desafio Literário 2015 e após ler um livro onde as mulheres são fortes, eu resolvi explicar da onde ele faz parte.



Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, conhecido vulgarmente como "literatura de mulherzinha". São romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. O gênero faz parte da literatura voltada para o entretenimento, e é ficcional, embora possa trazer traços da realidade. 


Uma de suas características é trazer as mulheres como protagonistas em situações normais, como o final de um relacionamento, as dificuldades dentro do mercado de trabalho, sua rotina tripla, problemas amorosos, de peso, etc... enfim, as opções dos conflitos são diversas, basta escolher uma e divirta-se.

O Chick-Lit é diferente dos romances de banca (os Harlequin) e por favor, não os confunda com os romances eróticos (ahãm, de banca), justamente por mostrar o inverso, uma mulher submissa. É como se você lesse um relato de uma amiga ou um diário. Outra característica e talvez a diferença mais importante é a presença do humor. "Chick-Lit que é Chick-Lit brinca e estraçalha ironicamente com seus problemas diários e suas seguranças mais íntimas". São relatos do mundo moderno na qual você pode se relacionar, ou não.

Contudo, nem todos os chick-lits são livros fofos sobre o casamento, de mulheres obcecadas com uma tendência para comprar os sapatos. Muitos deles vão além, como questão mais profundas do que estas.

Curiosamente, eu nunca havia lido um livro do gênero (embora vontade não faltasse por culpa de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom) e graças ao I Dare You, eu tive essa oportunidade. Aliás, desafios são ótimos para isso, fazer você ler algo que normalmente não leria. Devo dizer que a experiência foi bastante prazerosa e extremamente divertido, com a leitura de Melancia de Marian Keyes, uma autora que aparece sempre em destaque quando se procura algo do gênero.


Aliás, os livros de mulherzinhas consegue ser bastante intenso e possui diversos subgêneros (12 no total) que ficarão para outra ocasião, e pode vir a demorar um tanto, já que seria necessário um conhecimento prévio (a leitura de um livro) para tal. Me cobrem! De acordo com algumas pesquisas, Melancia faz parte do subgênero Mom Lit, que traduzindo ao pé da letra é algo como "literatura de mamãe", onde a temática é voltada para maternidade. 

E antes de torcer o nariz para o gênero, leia algo para provar o gostinho. É a melhor maneira que vocês terão de conhecer mais sobre o gênero amado por muitas e odiadas por outras tantas.

Fazem parte do gênero livros como O Diabo Veste Prada, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, todos os livros da Marian Keyes que retrata a família Walsh, O Diário da Princesa, Gossip Girl e outros...

Escrito por alguém que leu chick-lit na marra e gostou da literatura de mulherzinha. Marian Keyes, aí vou eu!

post feito com base em informações retiradas dos sites Lost in Chick-Lit e Wikipédia

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Interessante. Taí um gênero que eu obviamente nunca tinha buscado informação relacionada. E falando nisso, eu me lembro que existiam (ou existem ainda) coleções de livros que são romances para mulheres, como Bianca, Barbara Cartland e outros. Uma colega de trabalho, muito tempo atrás, dizia que lia dois livros por semana. Fiquei espantado, até que ela me mostrou que eram exatamente esses livros.

    Histórias açucaradas, melodramáticas e com toques de erotismo tão recheado de eufemismos intermináveis que me causaram risos. Era um tal de "mastro", "lança", "bastão" e outras denominações mais criativas que não deu pra levar a sério. Certamente, por sua natureza popularesca, não devem se encaixar nesse gênero Chick Lit, mas sem dúvida eram livros com foco total no público feminino.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia esse termo. Eu assisti o filme dos delírios de consumo e achei divertidinho, mas nada de muito incrível. Eu acho que prefiro romances adolescentes como Julieta Imortal pq lembra shoujos xD

    ResponderExcluir
  3. Então Nat, rola super preconceito com romance de banca, nem todos mostram mulheres submissas e loucas para casar. Na verdade tem um monte que mostram mulheres bem sucedidas e com personalidade forte. O problema é que o povo não lê e por isso não sabe!

    Enfim, gostei da nova coluna. Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Ainda não tive muita sorte com o romance de banca, mas esse seu comentário me deu a ideia de comentar sobre isso. Infelizmente, só tive a oportunidade de ler os da "flor de pele", então, preciso pesquisar mais. Alguma dica?

      Excluir
  4. Naty, primeiramente, adorei a coluna.
    Em segundo lugar, Chick-lit é um gênero em si que não tenho muitas pretensões de ler. Porém, estou com um livro lad-it, que é sub-gênero do Chick-lit. É meio que um chick-lit masculino. Ainda não li, então não posso explanar minha opinião. Mas, dando uma olhada por cima, me pareceu bem legal.
    Espero também gostar do gênero, assim como você.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...