segunda-feira, 29 de julho de 2013

Saiu na Revista #12 #Hashitag 8, Inverno de 2013

Antigamente, cerca de cinco à seis anos atrás existia uma revista sobre cultura japonesa voltada para o público brasileiro. Provavelmente, por causa das baixas vendas e talvez o elevado custo que uma publicação deve ter, a revista foi cancelada, tornando-se uma revista totalmente digital. Se isso te lembrou a Made in Japan, parabéns, você assim como outros, já tiveram algum contato com a revista.


Um tempo depois, num certo mês de 2011, foi criada uma revista feita "para comer com os olhos". Uma revista que existe fisicamente com conteúdo exclusivo na internet. Se por acaso durante a leitura você ficar com água na boca, saiba que isto não é mera coincidência.



A revista #Hashitag existe desde 2011 e conta atualmente com oito edições mais um edição zero. Seu principal objetivo é divulgar a culinária para os amantes da cultura nipônica, o mesmo leitor da antiga e atual revista virtual Made in Japan.

Meu primeiro contato com a revista se deu no 15º Festival do Japão, que aconteceu ano passado, que teve o Akiba Space distribuindo a revista para quem visitasse o estande. Aliás, esse ano eles estavam distribuindo a revista, então se você visitou o Akiba Space, ao menos deve ter visto a revista. #Hashitag é uma publicação da Editora JBC, que atualmente pode ser vista como a editora nº1 no Brasil sobre mangás.

A edição 8, corresponde a edição de inverno de 2013, estação que se faz presente e tem como assunto de capa a CULINÁRIA DOS FESTIVAIS JAPONESES. Nada apropriado para a época não é? O motivo é que como no Japão, o verão que corresponde aos meses de junho, julho e agosto é uma época propicia para os festivais - os matsuris -, que além de muita tradição conta também com diversas iguarias culinárias.  É por isso que aqui no Brasil acontecem vários festivais, como o próprio Festival do Japão, ou o Tanabata Matsuri nesse mês de julho.


A #Hashitag selecionou alguns pratos que aqui no Brasil só são encontrados nessas festividades, deixando-nos com muita água na boca. Infelizmente, só pude experimentar dois dos citados pela revista e não sei porque raios não consegui comer esse ano o que queria.

Além de todo um conteúdo escrito por pessoas que estendem de comida, a revista também conta com um conteúdo exclusivo na web, além da matéria que existe na revista física. Basta que você tenha uma conexão 3G e um leitor QR no seu celular ou tablet. Se você não tiver nada disso, basta acessar o site da revista #Hashitag e conferir as matérias online. Por exemplo, nessa matéria, você pode conferir via internet um vídeo que popularizou o prato Taiyaki, que é um bolo doce, feito de massa de farinha, água e bicarbonato de sódio com um formato de peixe. Sério, eu fiquei, só de ler a matéria e além do vídeo, de comer esse prato. E sabem o que é melhor? Eu sei aonde encontrá-lo!!

Veja "Oyage! Taiyaki-kun", que popularizou o prato Taiyaki

Na "coluna", localizado na última página, tive a honra de ler o artigo SASHIMI COM TEZUKA escrito por Maurício de Sousa, quando este se encontrou com o pai do mangá moderno: Osamu Tezuka em 1983. No curto texto, Maurício nos conta sobre sua experiência quando teve a oportunidade de se encontrar com Tezuka em Tóquio, além de nos mostrar que não simpatiza com sashimi e para não fazer uma desfeita com Tezuka, ele os comeu.

Foto tirada em 1983

Isso mostra que as vezes devemos fazer uma pequena força para agradarmos a nossa companhia, mesmo que não gostamos de algo que a pessoa curte bastante. Falando nisso, você já fez isso alguma vez? Pense bem!

Outra coisa legal para destacar da revista é o #Onde comer. É uma seção de duas páginas que vem com diversas opções de restaurantes com comidas "tradicionais". Cada opção vem com as seguintes informações: 

É um ótimo mini-guia para que você possa se programar caso queira fazer algo diferente e não tomar nenhum susto ou passar vergonha no restaurante. Ótimo para quem quer comer uma ótima comida japonesa e gastar de acordo com seu bolso.

Só recomendo que não leia a revista antes do almoço. Você vai ficar com água na boca, e vai literalmente "comer com os olhos", além de ficar com muita fome.

A #Hashitag não possui nenhum custo, sendo distribuída em certos pontos da cidade. Para saber se há algum ponto de distribuição perto de você, não deixe de acessar #onde achar a #Hashitag

Bom apetite!!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Boa postagem, Naty.

    Acho que tenho um exemplar ou dois da revista que peguei na extinta loja Tayo.

    É bem interessante mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Gostei muito da premissa de seu post, Natália. Acredito ser de grande valia, ao mesmo tempo que servirá de pesquisas para consultas futuras.

    Eu tenho comigo algumas edições da saudosa Made in Japan. Entretanto, a mesma foi cancelada pela baixa vendagem. Ainda assim, os exemplares que tenho são muito satisfatórios e, sempre que preciso, faço uma busca mais acentuada nos mesmos (no que tange à alguma vertente cultural japonesa).

    Bom post, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olha, a culinária japonesa é intrigante e ao mesmo tempo interessante é incrível! No próximo festival é dedicar o dia todo só pra comer! =D

    Tio Mauricio e Tio Tezuka, respeito ao máximo entre estas duas figuras!

    Abraços do Tio

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...