segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comentando o 15º Festival do Japão

Olá!!


Nesse último fim de semana (13, 14 e 15 de julho) aconteceu em São Paulo, mais precisamente no Centro de Exposições Imigrantes o 15º Festival do Japão, o maior festival da cultura japonesa em território brasileiro.

O tema do festival foi "Sustentabilidade e o Futuro da Humanidade" e contou com diversas atrações, entre  elas shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para crianças e idosos.

Eu fui domingo, 13 de julho, e essa foi a minha primeira vez no Festival do Japão. Foi realmente fantástico. Me senti como se estivesse no próprio Japão. Senti como se meus olhinhos estivessem brilhando ao andar pela exposição e parecia, literalmente, uma criança feliz. *_*

Uma das atrações do dia foi o show da cantora Tsubasa, que estava vindo ao Festival do Japão pela quarta vez consecutiva, a mesma que apresenta o programa via youtube "I Love Japan" - postado aqui anteriormente -, confira aqui Sem ter o que fazer #1 I Love Japan.


Eu já havia visto um show de uma banda japonesa antes, no Anime Friends 2009, porém, estar mais próxima foi realmente fantástico, tanto que ela estava divulgando se não me engando seu segundo CD "How To Fly" e iria, após sua apresentação autografa-lo e tirar fotos com os fãs... 
Isso foi demais para mim. Antes do show eu adquiri meu CD e de quebra ainda ganhei de brinde um porta-copos com a marca da cantora. 


Quando eu fui pegar meu autógrafo, ela me abraçou e falou que meus cabelos, que são cacheados, "kawaii". Eu quase tive um infarto de tanta emoção.


Antes da apresentação da cantora, teve um stand up comedy com Marcos Aguena, o Japa do programa Panico na TV. Realmente foi ótimo poder rir um pouco.... mais


Além disso, houve um pronunciamento do Vice-Presidente da República Michel Temer, falando sobre o Festival e sobre a interação Brasil-Japão. Até com isso eu fiquei maravilhada. Nunca tinha visto um político tão de perto assim, - mesmo que ele estivesse no palco e eu na platéia-.


A culinária foi o que mais me surpreendeu. Havia barracas com as principais comidas de cada província do Japão, muitas especiarias que não encontramos em restaurantes especializados em culinária japonesa aqui no Brasil. Finalmente eu pude experimentar Mitarashi-dango, um doce japonês com peculiar gosto agridoce, que eu tinha tanta vontade de comer. O sabor é diferente, mais eu achei muito gostoso.


A área dos estandes realmente era enorme. Ao chegar no Festival, a estande da Mitsubishi estava dando eco-bags de graça. É claro que eu peguei né? Aliás, foi ótimo, pois como havia levado uma blusa, me ajudou bastante na hora de carrega-la.

Havia diversos expositores de várias e grandes marcas como Yamaha, Honda, Mitshubishi, Hinomoto, Toyota, Sakura e outros. 


As áreas de atividades eram realmente interessantes. Havia estandes onde ensinava a pessoa a escrever Kanjis, a fazer origamis, recuperação de livros e outras atividades onde o público podia interagir e participar de atividades faça você mesmo, além de um "área crianças" e "área terceira idade".


Essa não era a "área criança", porém, havia brinquedos infláveis onde as crianças poderiam brincar. O grupo de pessoas que estava andando queriam ir na cama elástica. Eu fiquei com vontade da pescaria.

Havia um lugar onde as pessoas poderiam aprender a fazer origami, que é a arte de dobradura japonesa. Tive vontade de fazer, mais isso iria atrapalhar todo meu 'cronograma'.


Mais algumas fotos das atividades interativas:



Havia um estande que estava divulgando o "Kyogen Teatro Tradicional Cômico do Japão", que também fez uma apresentação, da qual eu não pude assistir pois estava na fila para pegar o autógrafo e tirar foto com a Tsubasa, porém, para minha surpresa, não é encontrei um dos atores lá.

Meu amigo estava vendo as máscaras, que eles utilizam em sua apresentação, e lhe foi oferecido a chance de vesti-la. Ele fez meu amigo ficar engraçado.


O autor também deu um autógrafo. Dessa vez foi no folheto explicativo do Kyogen Teatro Tradicional Cômico do Japão, que com certeza ficará bem guardado.


Visitei a "área criança" e tive a oportunidade de ver as pipas japonesas, além de alguma obras de arte feitas com papéis. Uma espécie de pequenos origamis, onde os papélzinhos dobrados são colados um no outro formando a figura a ser representada.

  
Voluntária fazendo as obras de arte. rsrsrsrs
As pipas japonesas realmente são para apreciar. Um dos expositores fez uma exibição de como seria se ela estivesse voando no céu. Infelizmente não tirei foto, somente um video, que pretendo estar colocando na página do blog no facebook.


A Editora JBC esteve presente, no estande Akiba Space. No Akiba Space havia várias coisas, como o espaço "Lolita Petit Salon" que contava com alguns looks, e uma área para quem estivesse vestida no estilo tirar fotos. Infelizmente eu não tirei fotos de nenhuma lolita, mais havia várias, e uma mais linda do que a outra.

Depois de ter visto quase tudo (porque não deu para ver tudo, era muita coisa) eu, junto com as pessoas que com quem estavam andando, fomos voltar para o palco principal, para podermos assistir as últimas atrações do evento: o show com a banda Gaijin Sentai e a final da seletiva brasileira do WCS (o Campeonato Mundial de Cosplay).

No meio do caminho, eu me deparo com o Ban Odori, que é uma tradicional dança japonesa onde as pessoas dançam ao redor do yagura, onde ficam os músicos e instrumentos, que estava vazio no dia. Os movimentos são geralmente inspirados em ações do cotidiano, como colheita e pesca. 


E não é que eu dancei? Meio sem ritmo, mais lá estava eu. Eu fiquei com vergonha, mais fui empurrada para o meio da dança porque já sabia dança-la.

O show da banda Gaijin Sentai foi muito bom. A banda tem um estilo heavy metal e toca anime song. Tocou músicas de vários animes e tokusatsu, inclusive a música-tema do WCS, que se não me engano foi composta pela cantora Tsubasa, chamada de "Sekai no Choten e".



Infelizmente eu perdi os anúncios oficiais da Editora JBC, pois estava indo buscar comida. Mais, de acordo com meu irmão os anúncios foram: o lançamento do mangá de Soul Eater (que estava a venda, porém eu não achei aonde, que ódio), lançamento mundial do mangá Neon Genesis Evangelion #13 e o re-lançamento do mangá de Rurouni Kenshin (Samurai X).

O WCS foi realmente excitante. Quando a banda ainda estava se apresentando era possível ver os cosplayers indo para o palco. E eles conseguiam se destacar do restante (pois havia cosplays lá também) - dava para ver o nível -.

A apresentação da dupla que vai representar o Brasil na final do WCS, em Nagyoa, no Japão foi emocionante. Quase chorei no final da apresentação da dupla. Video da apresentação da Dupla Vencedora do WCS. 

Encerrando o Festival do Japão e durante a apuração das notas do WCS houve mais um show com a cantora Tsubasa. No momento estou ouvindo o CD e ainda estou a procura da música "Superação" (nome que aparece aqui num folheto que eu peguei do Akiba Space) que é a música que toca nas aberturas do "I Love Japan".

Ir no Festival do Japão foi realmente impressionante. A organização estava de parabéns, principalmente por ter disponibilizado banheiro exclusivo feminino. Porém, mesmo com isso, a fila ainda era enorme. As apresentações então? Fantásticas. Valeu a pena mesma não ter ido no Anime Friends, que aliás, estava com o preço dos ingressos absurdos.

Para visualizar outras fotos tiradas por mim, acesse a página do blog no facebook. Naty in Wonderland no Facebook

Já decidi e ano que vem quero repetir a dose e ir novamente no Festival do Japão. Yay

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. O Festival do Japão superou todas as minhas expectativas, 2013 (se o mundo não acabar antes) estarei lá!

    ResponderExcluir
  2. Oi oi doninha \o/

    Realmente concordo com você, estava fantástico o festival *--------* Não sei porque não fui antes KKKK
    Pena que não da para ver tudo de uma vez!
    Mas foi muito muito bom mesmo, amei cada coisa que tinha la e pude presenciar u.u
    Quero estar la ano que vem novamente __õ/
    Não sei nem dizer o que foi melhor la de tanta coisa que tinha xD

    Bay Bay~~ bibi ♥

    ResponderExcluir
  3. ohhhhhhh! Ashkey que matéria mais completa preciso aprender a fazer algo assim, pelo visto foi uma ótima festa , mostrando ainda mais do japão além dos mangás, e ainda tirou foto com a cantora que gosta isso não tem preço *o* meus cantores favoritos são do AAA,acho dificil algum dia vê-los por aki KKK

    As comidas deve estar boa, tenho vontade de provar , mas confesso que não sou fã do sabor indefinido em alimentos, mas é uma boa experiencia otaku! Obrigada pela reportagem completa, ficou perfeita n_n

    ResponderExcluir
  4. gente, tanta coisa O___O
    e eu queria muito ir. tem um povo que eu sempre quis conhecer e tal,eles marcaram de se encontrar no Festival >__>
    Blog Abs || Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Que legal foi o festival! Uma amiga minha tava com o estande dela lá, a Jelly Beans. <3
    Parece ser bem mais agradável que AF ._.~

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...