sexta-feira, 20 de março de 2015

O Senhor da Chuva de André Vianco

De qual lado você vai estar?


O Senhor da Chuva - André Vianco - 268 páginas - 2004 - Novo Século

Não é só o bem contra o mal... o jogo vai ser um pouco mais complicado que isso.
Um anjo perseguido, para não ser destruído, possui o corpo de um ser humano igualmente agonizante. Assim, o anjo quebra uma regra sagrada que dá o direito aos demônios de envocarem uma guerra desigual que poderá desencadear a destruição de todos os anjos da luz da Terra.
Agora, os dois exércitos estão furiosos, transformando as tranquilas pastagens de Belo Verde num funesto campo de batalhas onde espadas que parecem chamas, e olhos que parecem brasas, darão o tom nesta misteriosa aventura sobrenatural, repleta de batalha mergulhadas no mundo dos anjos, dos vampiros... dos demônios.

Sabe aquele livro que você vem negligenciado - parado na estante - a pelo menos, 2 anos? O Senhor da Chuva, infelizmente, é um deles (porque acredite, tem mais). Não que a literatura de André Vianco seja ruim, muito pelo contrário, ela é ótima (já tive a oportunidade de ler dois, agora três de seus 13 livros já publicados, onde as resenhas podem ser lidas AQUI e AQUI). A negligência aconteceu justamente por eu não estar no clima. Simples assim. E eis que, numa noite de chuva de verão de janeiro, o clima veio.

O Senhor da Chuva muda um pouco da tradição do autor - que é famoso por suas histórias sobre vampiros em solo brasileiro -, trazendo uma batalha entre anjos e demônios que pode mudar o rumo das pessoas na Terra. A história é ambientada quase totalmente em Belo Verde, e durante a narrativa, acompanhamos através de diversas perspectivas o motivo, os preparativos e a derradeira luta da conhecida Batalha Negra, onde as forças do bem tem que lutar contra as forças do mal. Tudo acontece quando Thal, um anjo da luz quebra as regras possuindo o corpo de um humano e as consequências para tal ato foi a Batalha Negra, que acontece sem nenhuma intervenção divina (seja de ambos os lados) e mostra o poder que a fé pode ter perante os mais diversos desafios.

André Vianco não relata somente a luta do bem contra o mal, como também nos detalha os preparativos - de ambos os lados, tanto dos exércitos que vão participar da tal batalha como das pessoas envolvidas nela. E nos mostra uma outra faceta da sua literatura fantástica, quando foge das criaturas da noite que atendem pelo nome de vampiros - ou pelo menos tenta, já que a criatura foi lembrada nessa obram, não sendo ela o centro de tudo.

O Senhor da Chuva foi o primeiro livro escrito pelo paulistano André Vianco, e muitos dizem que ele deve ser lido após Os Setes (que foi o primeiro livro que ele conseguiu publicar), justamente porque Belo Verde - que aqui é o cenário para a derradeira batalha - acaba aparecendo na sua outra obra.

Fazia tempo que eu não sentia medo lendo um livro e é justamente esse o sentimento que o autor consegue proporcionar. O curioso talvez é que, mesmo esta sendo a sua obra inicial, sua narrativa é eletrizante (embora possa ter sido editado posteriormente), trazendo um ritmo que o próprio autor chama de "montanha-russa", na qual ele prepara o leitor cuidadosamente durante a narrativa, com momentos ora de euforia ora calmos.

Se você gosta de literatura fantástica, que tenha anjos e vampiros na trama, você precisa ler André Vianco!!

André Vianco é conhecido por investir em enredos sobrenaturais e suas obras mais conhecidas são "Os Sete" e "Bento", ambos da editora Novo Século. O autor já se aventurou na literatura infanto-juvenil e no momento está trabalhando no seu próximo livro, que deverá ser lançado ainda este ano.

Escrito por uma pessoa que acredita no fantástico brasileiro

Esse post faz parte do Desafio Literário 2015, que consiste em completar 12 objetivos lendo livros para os 12 meses do ano. O Senhor da Chuva cumpriu o item 13. Um livro que você vem negligenciando (parado na estante a, pelo menos, 2 anos)

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ainda não li este livro... vou ver se acho para o kobo

    ResponderExcluir
  2. "Sabe aquele livro que você vem negligenciado - parado na estante - a pelo menos, 2 anos?" Oh se sei Naty, como sei kkkk tenho pilhas e pilhas deles aqui kkkk....

    Tenho uma divida com o Andre Vianco, ainda não li nada dele, alguns recomendam muito, outros nem tanto. Mas o que sei dele é que é um autor brasileiro de destaque, afinal tem 13 livros publicados e isso não é para qualquer um em nosso mercado editorial. E eu amo literatura fantastica com anjos, vampiros e tudo o mais... amo autores que fazem a gente viajar em uma montanha russa... E putz, fiquei me coçando para ler ele!

    A proposito, finalmente ler e resenhar um livro que estava ali encalhado na estante da uma sensação de alivio enorme néh?!?!?

    Cheros, Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do André Vianco, mas os gêneros que ele escreve me interessam bastante. Então, acho que seria uma leitura bem proveitosa para mim.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...