segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

João e Maria: Caçadores de Bruxas, dos Clássicos Infantis para o Cinema

É Hollywood reinventando as histórias clássicas, assim como a Disney já fez uma vez com as histórias dos Irmãos Grimm.


Um aviso: Nunca entre em uma casa decorada com doces




"Os jovens João e Maria foram abandonados pelos pais na sombria floresta e acabam indo parar na casa de uma malvada bruxa. Mas o que parecia ser o fim acabou se tornando o começo de uma vida cheia de aventuras, uma vez que eles eliminaram a malvada e viraram verdadeiros exterminadores de criaturas do mal. Após o desaparecimento de várias crianças, os dois já adultos (Jeremy Renner e Gemma Arterton) são contratados pelas autoridades locais para desvendar o mistério. Só que eles não imaginavam que essa nova missão iria colocá-los diante da terrível Bruxa Negra (Famke Janssen), pronta para destruir não só a reputação de excelentes caçadores de bruxas, mas também as suas vidas."

Sinopse via Adoro Cinema

O filme segue o mesmo padrão para as últimas adaptações do cinema para histórias dos contos infantis. E com o clássico João e Maria não foi diferente.


Vamos começar a discutir sobre a época em que a história se passa. Não há nada que indique a época, contudo, devido a ambientação ela se passa em algum momento da Idade Média, com algumas diferenciações.

Pense numa Idade Média dotada de um armamento pesado para a época. Ao invés de espadas temos metralhadores, arma de choque e até uma vitrola. Por causa desse tipo de ambientação lembra bastante o estilo "steampunk", onde o enredo se desenrola num universo semelhante ao citado acima, no qual há a presença de aparatos tecnológicos inexistente para a época, tais como o armamento pesado, sem ser caracterizado como tal.


Esse filme, nada mais é do que uma continuação direta da que conhecemos. Após queimar a bruxa que anteriormente tentou comê-los, João e Maria viram caçadores de bruxas. E há uma consequência direta para os doces que eles tiveram que comer enquanto estavam a mercê da bruxa. João tem a doença do açúcar que nada mais é do que diabetes e por isso ele precisa tomar insulina periodicamente. Aí está mais um sinal da tecnologia que não deveria existir.

Por ser um filme de ação, é certo que não poderia faltar cenas de lutas eletrizantes. Elas não se limitam somente à perseguições e tiro ao alvo. Há lutas corporais que desencadeiam cenas fortes, especialmente as pessoas que esperam por algo água com açúcar. Corpos e cabeças explodindo é o que não vai faltar, dando um toque trash para o filme. 


As bruxas aqui tem um papel singular. São iguais as bruxas que ouvimos quando éramos crianças. Seres horripilantes que fazem magia negra através de uma varinha e que utilizam o meio de transporte mais conhecidos para tais criaturas, as vassouras. Com direito a bruxas boas e a troll que fica bonzinho depois.

Bruxas siamesas?

O filme é classificado como ação, fantasia e terror. E se considerarmo o que o canal JovemNerd utiliza como critério para terror,  João e Maria: Caçadores de Bruxa não se encaixa em nenhum. Tais como sentir nojo, angústia e medo. Nojo só um pouco devido as cenas citadas acima, mais não o suficiente para classificá-lo como tal. 

Não sei o por que, mais a atriz Gemma Arterton a Maria, me lembrou muito a ex-VJ da MTV Fernanda Lima, enquanto a atuação do Jeremy Renner foi consideravelmente melhor do que a atuação anterior como Gavião Arqueiro para o filme Os Vingadores, levando em conta ambos os papéis, o de um protagonista e de um herói secundário, já que sua participação foi ofuscada perante aos outros.


Nunca julgue um filme antes de assisti-lo só pelo fato de uma personagem tomar insulina como consequência de acontecimentos anteriores. Julgue só um pouco. Por mais que o filme tenha seus momentos trashs e incursões que deram, numa adaptação "sombria" para um conto de fadas, ainda assim o filme vai ser fraco. Convenhamos, poderia ser melhor! E espero que não haja continuação.

★★★☆☆

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu tenho certeza de ter comentado esse post... Enfim, eu assisti esse filme junto com a minha amiga, sem grandes expectativas porque a gente geralmente vai ao cinema e escolhe qualquer coisa na doida... Achei bonzinho, não ótimo, é aquele filme para a seção da tarde, entretenimento, meio obvio [muito obvio], super clichezão, mas sei lá eu ri em alguns momentos e estava com minha melhor amiga então lembrar dele me da uma boa sensação. No mais, sua resenha e critica foram perfeitas.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...