quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Graphic MSP Turma da Mônica Laços

Que atire a primeira pedra aquela pessoa que nunca tenha lido algum gibi da turminha mais querida do Brasil, criado por Maurício de Sousa, que sobreviveu ao tempo completando 50 anos.


Seguindo a ideia iniciada em 2009, com a linha MSP 50 onde 50 autores do Brasil reinterpretaram as personagens em seu próprio estilo, o selo Graphic MSP lançou, desde 2012 álbuns solos com algum desses artistas, onde eles brincam com personagens que conhecemos bem.





Turma da Mônica - Laços é o segundo encadernado do selo Grapich MSP e foi criado pelos irmãos Vitor Cafaggi - que encantou a todos, num primeiro momento com a curta estória do Chico Bento no livro MSP 50 - Maurício de Sousa por 50 artistas -, e sua irmã Lu Cafaggi, que nos trazem uma simples estória com uma arte encantadora. Precisa de mais?

"O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta os amigos Cascão, Mônica e, claro, um plano 'infalível'.
Em Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi levam os clássicos de Maurício de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembranças e perigos".


Por mais que a estória seja simples, há algo que emociona quem lê e o sentimento de nostalgia nos acompanha durante toda a leitura, principalmente se você já leu Turma da Mônica anteriormente. Outra coisa que mostra a simplicidade é o olhar puro de uma criança, já que a trama é retratado por crianças.

Essa simplicidade, mesclado com a leveza da arte dos irmãos Cafaggi consegue dar um ar bastante retrô/vintage para a trama como um todo, seja nas cenas do presente como nas cenas de flashback, estas últimas feitas por Lu e que são maravilhosas. Além de todo o sentimento nostálgico presente na obra, os flashback conseguem fazer mais, elevando a oitava arte num patamar inalcançável. 


Vale ressaltar que a palavra "laços" aparece diversas vezes durante a obra com sentidos diferentes, apresentado dentro do contexto geral da obra.

A arte de Vitor, mesclado com a de Lu torna a coisa toda magnífica. Não à toa que Vitor foi convidado para fazer uma obra sua depois da emocionante estória do Chico Bento em MSP 50 (o livro azul). Eles conseguiram retratar todos as personagens, ao seu estilo sem fugir do original criado por Maurício de Sousa.

Como comentou Carlos Saldanha na capa de trás da graphic: "Laços me transporta para esse delicioso passado que, às vezes, como nos quadrinhos, me parece apenas uma ilusão de um mundo do qual eu gostaria de fazer parte. Esta é a mágica de uma boa história."


E Turma da Mônica - Laços sabe fazer isso com maestria.



Turma da Mônica - Laços foi lançado em maio de 2013 e há disponibilidade em duas versões: brochura (R$19,90) - que chegou a ser lançado nas revistarias -  e em capa dura (R$29,90). Foi publicado pela Panini Comics, que detém todo o material da Maurício de Sousa Produções, com cerca de 80 páginas.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ah que saber, você me convenceu: Preciso desse livro na minha estante para onteeeeeemmm!!! Como não tenho isso na minha estante!!! Minhas mãos coçam... Adorei a resenha, afetiva, emotiva, tudo haver com o sentimento da história... Eu adoro leitores que resenham com afeição.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Você também me convenceu de que preciso comprar essa graphic novel! Estava namorando ele, mas estava com um pouco de pé atrás por causa do preço, mas assim que eu encontrar vou comprar!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...