sexta-feira, 17 de maio de 2013

Shunkaden - A Nova Lenda de Chun Hyang

Não é novidade para nenhum fã de mangá que o grupo CLAMP é bastante conhecido por aqui, desde que teve a exibição em tv aberta do anime Sakura Card Captor e tendo seu mangá lançado posteriormente por aqui no começo dos anos 2000, sendo talvez o grupo/autor com maior número de mangás lançados por aqui até o momento.


Talvez tenha sido por isso que a Editora NewPOP adquiriu os direitos de algumas obras desse grupo tão ilustre e aclamado pelos fãs brasileiros dos quadrinhos japoneses, provando que mesmo que uma editora não detém os direitos exclusivos para publicação de obras de um autor mesmo já tendo publicada várias outras.

"Há muito tempo... havia uma garota muito bonita chamada Chun Hyang. Ela se apaixonou pela primeira vez por um yagban (nobre) chamado Mong ryong, superando a diferença social e tendo seu amor correspondido. Mesmo ficando separados, Chun Hyang continuava a amar somente Mong Ryong. Essa é uma antiga historia de amor contada na Coréia. Chun Hyang é considerada uma mulher fiel e ainda hoje, é admirada pelas pessoas. Esta Chun Hyang é um 'um pouco' diferente."


É com essa pequena apresentação, seja na contra-capa no mangá e nas primeiras páginas que pegamos um passaporte com destino a uma Coréia antiga e cheia de pessoas bonitas, magia, maldade tendo como guia dessa viagem CLAMP, que nos mostra uma outra versão para uma história de amor oriental.

A começar pelas personagens: Chun Hyang é uma jovem que possui uma personalidade forte e que está sempre disposta a ajudar ao outros, em especial aos que necessitam. Mong Ryong é um simples viajante, ou assim ele se apresenta inicialmente, sendo um pouco mulherengo e bastante comilão. Os dois juntos fazem o papel do casal não casal do mangá, já que obviamente sente algo um pelo outro e a falta de um lado assumir isso torna a relação morna e sem menga lenga.

Infelizmente, por falta de fontes confiáveis não consegui achar nada na internet que mostrasse a lenda original, a qual o grupo se inspirou para esse one-shot. Sendo um mangá de apenas um volume, contando com três capítulos no total, pode-se dizer que algumas coisas foram deixadas em aberto, sem uma conclusão final. Compará-la então com a lenda é impossível.

Se talvez na história original (a tal lenda), Chun Hyang expressa seu amor, nessa versão ela tenta não demonstrar o que sente, mostrando que é forte e conseguindo a admiração de todos, no meio de vários outros elementos que tornam a história bela e única.

Esta pode não ser a melhor história que a CLAMP nos mostra. Contudo o enrendo simples, misturado a magia da mitologia de uma Coréia medieval o torna belo, sendo ótimo para quem quer se distrair, com uma leitura de fácil entendimento. Não encontrei nada que remeta o estilo CLAMP de colocar elementos obscuros em suas obras, como aconteceu em Sakura ou Chobits.

O nosso bolso

Até que agradece pela ótima qualidade que a Editora NewPOP nos presenteou. A começar pelos termos que tanto dão mimimi em discussões sobre a adaptação de vários mangás. Foi decidido manter alguns em originais, seguidos somente pela nota de rodapé. Para quem como eu está acostumado a ler termos originais em japonês, pode-se atrapalhar um pouco com a leitura dos nomes. Momento difícil...


O padrão da editora para seus títulos foi seguido para esse mangá: capa em papel cartonado, papel off-set e aproximadamente 225 páginas. Essa edição conta com imagens diferenciadas para capa e contra-capa. Ótimo para quem é fã da arte do grupo.

Devido à essas especificações e em se tratando de CLAMP, vendo por mim (leitora) o preço do mangá não está caro: R$14,90.

E o que vem por ai...

Além desse título, a editora já prometeu - e já deveria ter sido lançado, segundo o próprio site da NewPOP - Gate 7, o atual trabalho do CLAMP no Japão. Infelizmente, notícias como quantos volumes serão lançados por aqui, periodicidade ou especificações técnicas e preço ainda estão as escuras. E pior, até a página de catálogos da própria editora não está atualizada com esse novo título. 


Enfim, quando o mangá chegar as revistarias e bancas, o anúncio será feito através da página do facebook do blog, não perca!



Não deixe de ler o que já apareceu sobre o CLAMP por aqui e aguarde por mais:

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá Naty! Doninha fofa u.u
    Essas história parece bonita *--*
    Eu gosto de histórias parecidas com essa -qqq
    Alguns não gostam que eu falo isso, mas não sou muito fã da CLAMP, apesar de ja ter visto e lido alguns mangás xD Ha ha...

    Bye!!

    ResponderExcluir
  2. Comprei meus primeiros mangás em 16 de Julho de 2001 - Rurouni Kenshin 1 e Sakura Card Captors 1, ambos da JBC. Hoje tenho (quase) todas as obras publicadas pela CLAMP aqui no Brasil. Espero que o Gate 7 seja publicado sim, com certeza, mas sinto falta de obras como Clover, Wish e Cluster venham pra cá.
    A propósito, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse mangá e, assim como os outros que tenho comprado ultimamente, ficou empacotado na estante, esperando meu tempo de leitura.
    Se eu não gostar, vai virar prêmio de sorteio, rs.
    Bjins!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...