quinta-feira, 1 de maio de 2014

Yuuko Suzuhana with Wagakki Band: do rock aos instrumentos tradicionais japoneses

Uma banda um tanto incomum



Provando que músicas de vocaloids podem ser cantadas por humanos.

A Wagakki Band surgiu não faz muito tempo, algo em torno de setembro ou outubro de 2013 e olhem só: fazendo covers de músicas de vocaloid. Para aqueles que não sabem/esqueceram: vocaloid é um programa de síntese de voz criado pela Yamaha. Na prática, é um vocalista virtual que dá liberdade ao usuário escrever letras e informações sobre a melodia para que o programa crie a música. No Japão, vocaloid é bastante conhecido com relação ao resto do mundo.

O outro aspecto um tanto incomum é que a música do Wagakki Band mistura a sonoridade de instrumentos tradicionais com pegadas ocidentais, como o hard rock. É, se não me engano a banda com maior número de membros que conheço* desde talvez AKB48, com sete integrantes mais a vocalista. *me corrijam se eu estiver errada. 


Além dos instrumentos já conhecidos de uma banda: baixo, bateria e guitarra, temos a adição de quatro instrumentos tipicamente japoneses como shamisem (tsugaru-jamisen), um koto (uma cítara japonesa), uma shakuhachi (flauta japonesa) e um taiko.

Sua vocalista, Yuuko Suzuhana é professora de Shigin (perfomace de recitar poemas japoneses), compositora, pianista e uma utaite. Essa última atribuição aliás, é um termo japonês para pessoas que fazem cover de músicas lançadas anteriormente no Nico Nico Douga (o YouTube japonês) na categoria utattemita. Esse termo é exclusivo para cantores do Nico Nico Douga, diferente de Kashu que é para cantores de cover no geral. 

Yuuko Suzuhana possui uma voz que se encaixa bem com os arranjos tradicionais japoneses. Ela canta com uma voz suave e calma, vacilando em alguns momentos para ajustar ao tom tradicional.


Seu integrantes são: Yuuko Suzuhana (vocal); Daisuke Kaminaga (Shakuhachi); Kiyoshi Ibukuro (koto); Beni Ninagawa (Shiamisen); Kurona (Wadaiko taiko); Machiyai (Guitarra); Asa (Baixo) e Wasabi (bateria).

Até o momento, a banda conta com um EP intitulado Josho e um álbum (lançado dia 23 de abril) intitulado Vocalo Zanmai. Meu conhecimento da banda se deu enquanto viajava pelo YouTube atrás de vídeos de vocaloid. O primeiro contato com a banda se deu com o cover de Six Years and Trillions Overnights Storys, que originalmente é interpretada pela vocaloid IA e criada por Kemu.

Rokuchounen to ichiya Monogatari
















Tsuki Kage Mai Ka





















Tengaku




















Senbonzakura



Seus vídeos não estão fora do alcance (ainda), então aproveitem e apertem o play!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. UAU, não sabia que uma banda tinha aproveitando tanto Vocaloid e feito algo tão diferente e inovador assim.

    ResponderExcluir
  2. Senbonzakura é viciante. Devo ter visto o vídeo umas dez vezes, já. Interessante como todos os instrumentos soam naturais juntos. Sequer parece que existem duas influências tão diferentes na sonoridade.

    ResponderExcluir
  3. Legal. Achei bacana a mistura com a música japonesa. mas cover de música das vocaloids é bem curioso.
    Provavelmente outros tem mais, mas o Polyphonic Spree tem um bando de gente. Mas além dos instrumentistas eles tem um coral então...

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...