quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Playlist do mês: AKB48 e Shoko Nakagawa

Olá minna!!


Outra seção que tentarei levar a diante. Sempre no último post do mês - não necessariamente no último dia - irei lhes mostrar o que "dominou" minha playlist no mês - seja ela no computador ou no celular -. Se houver alguma banda/artista já postado aqui anteriormente, irei das ênfase para as músicas que venho ouvindo. Por exemplo, essa seção poderá vir a calhar para eu mostrar à vocês a Saga Evil, criada por Mothy e interpretada pelos vocaloids, tendo como principais os gêmeos que não são gêmeos oficial da Crypton.

AKB48


Como todos já sabem, é um grupo de garotas, sendo 48 no total conhecidas no mundo todo, especialmente sua terra natal, o Japão como "idols". As "idols" não levam somente o título de ídolos por fazerem sucesso, mais pela conduta. São mulheres na faixa dos 18 à 20 anos que assinam um contrato, onde a principal característica - além de ser bonita - é serem puras, no sentido literal na palavra. São meninas virgens, que não podem manter relações com rapazes e que passam aquela imagem de "não cago, não peido..."

Suas músicas são, em sua maioria do estilo j-pop onde em suas apresentações, sejam ao vivo ou em promocional vídeos (PV's) vem acompanhada com uma coreografia.

Não se engane pensando que o AKB48 seja único no Japão no quesito 48 integrantes. Há outros como o  SKE48, SDN48, NMB48, sendo o AKB48 o mais famoso. Diga-se de passagem que até a filha do presidente Barack Obama é fã do grupo.


O nome vem da abreviação da palavra Akihabara, bairro japonês sitiado em Tóquio e famoso por seus maids cafés e por ser considerado o paraíso dos otakus (no termo original da palavra). Mesmo que seja especificado 48, o grupo acaba tendo mais integrantes.

Meu interesse pelo grupo se deu após assistir Detona Ralph pela segunda vez, onde é possível e altamente recomendado para perceber todos os detalhes. Durante o filme, bem como nos créditos, é possível ouvir "Sugar Rush", que é tema do jogo da Vanellópe e é interpretado pelo grupo.

O mais curioso, é quando fui correr atrás dos singles - que aliás, são mais de 30 - coincidiu com o caso da integrante Minegishi Minami, que raspou o cabelo como castigo por ter passado uma noite em companhia de um homem e que virou notícia em vários blogs e sites afora.

AKB0048, animê baseado no grupo.

Mesmo com toda essa polêmica, eu curti muito ouvir as músicas. Só conheço, uma integrante, que se graduou(?) do AKB48 ano passado e é a mais conhecida, Atsuko Maeda. Não me perguntem o que seria essa graduação. Talvez ela agora possa seguir uma carreira solo, sem depender do grupo.


Shoko Nakagawa


Também conhecida por seus fãs como Shokotan é a "queridinha do Japão" por causa de seu blog. Assim como muitas artistas japonesas, Shokotan é multi-uso. Além de ser bonita, ela canta, dubla e provavelmente atua. Possui como hobby fazer cosplay, e postar as fotos em seu blog. Um dos motivos de sua popularidade.

Seu diferencia, além de fazer cosplay é fazer covers de músicas famosas de anime como Yuzurenai Negai, tema de abertura de Guerreiras Mágicas de Rayearth e 1/2 (One Half) segundo tema de abertura de Rurouni Kenshin, levando em conta que em algumas situações ela se apresenta com cosplay. (Os otakus japoneses piram).


Shokotan não vive somente fazendo covers de músicas conhecidas. Ela possui músicas próprias, como Sorairo Days (tema de Tengen Toppa Gurren Lagann) e Ray of Light e suas músicas sempre alcançam o topo das paradas.

Meu primeiro contato com a música da cantora foi através da primeira tentativa de assistir Saint Seiya Ômega - retomado agora tentando deixar meu preconceito de lado -. Ela, junto com a banda Make-Up é responsável pelo tema de abertura: Pegasus Fantasy.

Só depois, à alguma semanas atrás - na segunda tentativa de assistir Saint Seiya Ômega - eu vim a descobrir que além da música de abertura, Shoko Nakagawa também é responsável por emprestar sua voz para a personagem Saori/Atena.


O que mais me impressionou na artista não foi suas multi-talentos, ou o fato de fazer cosplay. Mais sim sua música. Ela consegue se expressar com vocais fortes e impressionantes, principalmente para uma cantora que toca músicas que vão do pop ao rock, conseguindo adaptar a entonação de sua voz de acordo com a melodia. Geralmente, cantoras japonesas desse estilo fazem ao máximo que sua voz saia infantil.

Se quiserem conferir seu blog em japonês.

Para conhecer um pouco da música de Shoko Nakagawa: Tsuzuku Sekai LiveRomantic AgeruYoSaint Seiya Ômega (TV Size)1/2 (One Half)Yuzurenai Negai

Foi isso que bombou em fevereiro na minha playlist. Espero que curtam!!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Bom, este deve ser meu primeiro comentário aqui neste blog (ou não, não consigo lembrar), mas muito prazer.
    As idols na verdade começam com uns 13 anos, mas com essa idade elas ficam limitada aos grupos regionais, depois de um tempo quando fazem 15 anos, elas podem entrar em grupos maiores, digamos que começa com 15 anos a verdadeira carreira e para mutias terminam com 20 anos (imagina a pressão que é o negócio).
    Eu não gosto muito da Maeda Atsuko, acho ela sem graça e não tão bonita. Eu não gostava dela atuando também até que eu vi ela num dorama e achei a atuação dela relativamente boa. Ela também começou carreira solo este ano, mas vai lá saber o que isso vai dar.
    Ah, graduação é quando elas ficam velhas de mais para ficar no grupo e então ela é "convidada" a se retirar do grupo e abrir vagas para novas. Se ela vai ter carreira solo ou não já é questão de o que ela conseguiu fazer antes.
    Sobre a shokotan não tenho muita coisa a comentar, mas ela realmente tem algumas músicas muito legais.
    Gostei muito deste post e acho que vou dar mais passadinhas por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Hmm...AKB48, eu iria até lá só para conhecer as menininhas, e ouvir a música claro!

    Eu é que agradeço sua visita Naty!! =D

    Agora vai ficar mais fácil receber as atualizações, não confio no Twitter huauhahua


    Abraços e Boa noite

    ResponderExcluir
  3. Este cosplay da Asuka Langley está bem bonito.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...