segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Oscar 2013

Olá!!


Ontem, dia 24 de fevereiro, foi exibido aqui no Brasil pelo canal de TV por assinatura TNT o Oscar 2013 ou o 85th Academy Awards, a maior e a mais importante premiação mundial do cinema.

Favoritos de um lado, os nem tanto assim de outro. Essa poderia ser a classificação, mais ser favorito não significa que a premiação está garantida. Depois das apostas feitas, eis os ganhadores do Oscar para vocês.

 Esse Oscar, se me lembro bem (graças ao meu caderno de anotações) foi especial em homenagens há vários musicais. Foi o que houve em demasia para a noite de festa, inclusive em maior quantidade do que em anos anteriores.

Como disse o apresentador, a noite foi comparada com a missa de domingo, pelo fato das pessoas estarem usando roupas elegantes, parecidas com aquelas que usam quando vão a missa.

Infelizmente não pude assistir à todos os filmes indicados, devido ao fator financeiro e também pelo fato da maioria dos filmes ficarem em cartaz quase na época do Oscar. 

O apresentador do Oscar talvez seja uma pessoa desconhecida para muitos, mais era nada mais nada menos do que Seth MacFarlane, o diretor estreiante do mundo do cinema com o filme Ted. 

Achei curioso o tradutor simultâneo comentar, e no twitter também que quando alguém alongava o discurso demais, a orquestra, que estava em um estúdio, mais tocando ao vivo, dava um jeito de executar o tema do filme Tubarão. 

Além dos shows apresentados pelos atores, houve duas cantoras convidadas. Norah Jones cantou Everybody Needs a Best Freind e Adele com Sky Fall. Curti mais a Adele cantando. Gosto dela, e acho ela muito bonita, apesar de estar fora do considerado padrões de beleza moderno. Escutei Sky Fall logo que foi lançada e não sei porque ela ainda está fora da minha playlist.

Veja agora a lista dos indicados e dos ganhadores do Oscar (em negrito), abaixo um comentário sobre:

Melhor ator coadjuvante

Alan Arkin - Argo
Philip Seymour Hoffman - O Mestre
Tommy Lee Jones - Lincoln
Christoph Waltz - Django Livre
Robert De Niro - O Lado Bom da Vida

Não estava torcendo em ninguém em especial.


Melhor curta animado

Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
Paperman


Não é a toa que este curta tenha levado o Oscar de Melhor curta animado. Quem teve a oportunidade de assistir à Detona Ralph pode conferir o ótimo trabalho feita pela Disney nesse curta que é todo em Preto & Branco. Não querendo desmerecer os outros trabalhos, mais este foi realmente emocionante.


Melhor longa animado

Valente
Frankenweenie
Detona Ralph
ParaNorman
Piratas Pirados!

Estava torcendo para Detona Ralph, pelo simples motivo de não ter assistido nenhum dos outros indicados. Fiquei pensando em como seria legal se Detona Ralph ganhasse esse prêmio, já que Paperman, o curta animado premiado é exibido antes do filme. Esse prêmio é para mostrar que não somente a Disney entende de animação, mais também a Pixar.


Melhor fotografia

Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall


Melhores efeitos visuais

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Foram dois prêmios em seguidas para o mesmo filme, ambos apresentados pelas mesmas pessoas: uma parte do elenco de Os Vingadores. Eles foram chamados para defender o motivo de Os Vingadores, o filme que fez muito sucesso ano passado, tornando-se a terceira maior bilheteria não terem sido indicados à mais categorias e nem considerados favorito.


Um fato curioso, falado pelo próprio tradutor simultâneo, foi que a empresa responsável pelos efeitos visuais de As Aventuras de Pi faliu após a produção do filme, devido ao grande orçamento. O responsável, que recebeu a estatueta, comentou estar passando por uma crise financeira.


Melhor figurino

Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador


Gostei do sinônimo utilizado para se referir a equipe de figurinista, "os 15 heróis ocultos". Confesso que estava torcendo para Os Miseráveis, que aliás, foi minha aposta para o Oscar. Contudo, as roupas deste filmes são realmente magníficas. Incrível como todos os indicados foram filmes que utilizaram algo de época.


Melhor maquiagem

Hitchcock
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis

Mesmo estando torcendo para Os Miseráveis, fiquei torcendo para que O Hobbit ganhasse esse prêmio. O trabalho realizado para caracterizar as personagens foi realmente magnífico, igual ao trabalho realizado na trilogia O Senhor dos Anéis. Ver as criaturas criadas por Tolkien real é fantástico. 

Não estou desmoralizando o ganho que Os Miseráveis tiveram, nunca. A maquiagem também foi excelente. 


Melhor curta

Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry



Antes dessa premiação, houve uma homenagem aos 50 anos de 007. Foram exibidas imagens e sons das últimas 5 décadas.


Melhor documentário em curta-metragem

Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption


....


Melhor documentário

5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to Survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man

...


Melhor filme em língua estrangeira

Amor (Áustria)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
War Witch (Canadá)

Quando anunciaram os indicados para esta categoria senti um vazio e fiquei imaginando se O Palhaço estivesse será que o resultado teria sido o mesmo ou não? Ficou aquele vazio do tipo compra um ventilador que resolve.


Melhor mixagem de som

Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 - Operação Skyfall

Gostei do Os Miseráveis terem ganho essa categoria. Fiquei surpresa e ao mesmo tempo já sabia do resultado. Como ainda não postei sobre o filme (o que pretendo fazer amanhã) não irei falar sobre.


Melhor edição de som

Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
007 - Operação Skyfall
A Hora Mais Escura


Tivemos um empate, coisa que não acontecia no Oscar à algum tempo. Se não me engando, a última vez que isso aconteceu foi no ano de 1969.


Melhor atriz coadjuvante

Amy Adams - O Mestre
Sally Field - Lincoln
Anne Hathaway - Os Miseráveis
Helen Hunt - As Sessões
Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida



A premiação que cumpriu as expectativas. Sua atuação, que além de curta foi emocionante lhe rendeu a estatueta. Foi, acho que uma dos únicos discursos que prestei a maior atenção. Imagina você ganhar um Oscar da personagem que você fez, que uma vez já foi atuada por sua própria mãe? Como disseram no twitter, Anne Hathaway deveria ter ganho este Oscar desde quando ela conseguiu a continuação de Harry Potter para as filhas de Miranda, em O Diabo Veste Prada.


Melhor montagem

Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
O Lado Bom da Vida
A Hora Mais Escura


...


Melhor direção de arte

Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln

Primeiro e talvez o único prêmio que um dos favoritos recebeu na noite. 


Melhor canção original

"Before My Time" - Chasing Ice
"Everybody Needs A Best Friend" - Ted
"Pi's Lullaby" - As Aventuras de Pi
"Skyfall"- 007 - Operação Skyfall
"Suddenly" - Os Miseráveis

Foi a hora que eu estava sendo vencida pelo sono. Não tinha notado que o apresentador estava concorrendo nesta categoria com Ted. Achei a premiação indicada, embora eu torcesse para Os Miseráveis. Quando li que Os Miseráveis estavam concorrendo nesta categoria, imaginei que fosse com a música Dreamed a Dream, executada por Anne Hathaway, ou a do final do musical, cantada por todos. Aliás, houve, em determinado momento, uma apresentação ao vivo com todo o elenco do filme. Era como se estivéssemos em um teatro, parecido com o musical da brodway.



Melhor diretor

Ang Lee - As Aventuras de Pi
Steven Spielberg - Lincoln
Michael Haneke - Amor
David O. Russell - O Lado Bom da Vida
Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora

Para vocês verem como eu estava com sono, pensei que Steven Spielberg tinha ganho essa categoria. Como diria minha avó "sonho teu..."


Melhor roteiro adaptado

Chris Terrio - Argo
Lucy Alibar, Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora
David Magee - As Aventuras de Pi
Tony Kushner - Lincoln
David O. Russell - O Lado Bom da Vida

zzzzz...


Melhor roteiro original

Mark Boal - A Hora Mais Escura
Quentin Tarantino - Django Livre
Michael Haneke - Amor
Wes Anderson, Roman Coppola - Moonrise Kingdom
John Gatins - O Voo

Melhor atriz

Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
Naomi Watts - O Impossível
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
Emmanuellle Riva -Amor
Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora

Já tinha abandonado o Oscar para ir pro mundo dos sonhos. Isso explica o "zzzz" ali em cima. E fiquei chateada por saber que quando a atriz foi receber o prêmio, levou o maior tropeção. Poxa, eu queria ter visto!!! Confesso que aqui eu estava torcendo pela pequena Wallis, de Indomável Sonhadora. Mesmo não conhecendo o filme queria que ela ganhasse pela sua idade. Se não me engano, 8 ou 9 anos. 


Melhor ator

Daniel Day-Lewis - Lincoln
Joaquin Phoenix - O Mestre
Denzel Washington - O Voo
Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
Hugh Jackman - Os Miseráveis

Queria que o Hugh Jackman tivesse ganho este prêmio. Ver ele cantando na tela foi diferente. Quem pensa no ator, logo imagina o Wolverine. E o favorito terminou a noite com duas estatuetas apenas.

Melhor filme

Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
A Hora Mais Escura
Os Miseráveis
O Lado Bom da Vida
Indomável Sonhadora
Amor

Sério, passei o dia inteiro tentando descobrir quem tinha levado a melhor. Os jornais de hoje infelizmente não publicaram as três últimas categorias, pois o fechamento da edição foi as 0:30, e já passava da 1:30 quando o Oscar deve ter terminado. Não sei dizer qual o horário preciso, capotei antes.












Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...