sábado, 8 de fevereiro de 2014

Vocaloid Series: Story of Evil

Usando músicas para contar história



The Vocaloid Original Songs.


Desde os tempos antigos a música tem sido utilizada como um recurso narrativo, além do qual nós já conhecemos como a literatura e as artes. E como não podia ser diferente, não é nenhuma surpresa que muitos producers (produtores de vocaloids) tem usado suas criações para contar suas próprias histórias. É igual a um fã com uma fanfiction, só que mais profundo.

A série é definida como um conjunto de canções que são criadas por um único produtor, podendo ou não haver mais envolvidos. Essas canções são ligadas por uma história e/ou tema em comum. Na maioria das vezes, nasce a partir de uma canção(s) resposta(s) a uma música anterior, revelando algum aspecto importante ou uma visão diferente do ponto de vista inicial. 

Essas músicas que estejam em conformidade são Vocaloid Original Songs. Seus criadores são conhecidos pelo nome + P, um termo utilizado para determinar musicistas que produzem músicas originais com Vocaloids.

A Story of Evil também conhecida como Daughter of Evil é uma coleção de músicas feitas por Akuno-P, a.k.a. mothy, lançada entre 8 de abril de 2008 à 6 de janeiro de 2010.

Aku no Musume (Daughter of Evil) Kagamine Rin


Palavras-chave: "Oh oh oh oh! Vá, curvem-se perante mim!" / Título oficial em inglês "The Princess of Lucifer". Veja o vídeo legendado no YouTube


Além de ser a primeira música da Story of Evil, Daughter of Evil também faz parte da Saga dos Sete Pecados Capitais representando o Orgulho, curiosamente também escrita por mothy.

A música conta a história de uma princesa egoísta e corrupta. Usando seu servo para pedir a queda do reino verde, depois de descobrir que o homem que ama está apaixonado por uma moradora de lá. Subsequente é executada e passou a ser conhecida como a "Filha do Mal" - como seu nome sugere. 

Há diversas versões para a música (vídeo) e até uma para o jogo Project Mirai 3DS. Não é a das melhores músicas, tendo em vista a fonética da Kagamine Rin (já explicado aqui). Sua letra, bem como ideia valem mais do que a audição da canção em si. Pode ser uma música não agradável à todos.

Aku no Meshitsukai (Servant of Evil) - Kagamine Len


Palavras-chave: "Eu irei protegê-la, então apenas sorria em algum lugar." / Título oficial em inglês "His significance of existence." Veja o vídeo legendado no YouTube


O outro lado da moeda de Daughter of Evil, a música retrata a história vista pelo servo fiel da princesa, que curiosamente são irmãos. Esse detalhe aliás, mostra que eram gêmeos e que foram separados. Somente ele podia ver o lado doce da irmã, fazendo todas as suas vontades, como assassinar a moça que tanto amava e posteriormente trocando de lugar com a irmã antes da execução, salvando-a da morte.

Len também está no mesmo problema que Rin: fonética ruim. Está música mostra os "bastidores" da primeira música, o outro lado da história.

Regret Message - Kagamine Rin


Palavras-chave: "Em segredo que você me disse." / Título oficial em inglês "Fallen Angel". Veja o vídeo legendado no YouTube


Continuação direta de Daughter of Evil e terceira música a ser lançada. Está música mostra claramente o arrependimento da princesa após os acontecimentos na primeira e segunda música, mostrando que seu egoísmo foi o responsável pela morte de seu servo/irmão. No vídeo nota-se que ela lhe agradece por tudo e deseja renascer como sua irmão gêmea.

É bem aquele tipo de coisa: só dá valor quando se perde. 

Shiro no Musume (Daughter of White) - Yowane Haku


Palavras chave: "Sinto muito por existir". Título oficial em inglês "Bystander". Veja o vídeo legendado no YouTube


Diferente das canções cantadas por Rin e Len, está é interpretada pelo derivado Yowane Haku. O termo "derivado" é utilizado para descrever um Vocaloid feito por fã que se baseia em um já existente, nesse caso Hatsune Miku. Shiro no Musume detalha os eventos da séria do ponto de vista de uma personagem qualquer. É mostrada como uma observadora dos acontecimentos iniciais (Daughter of Evil), sendo a única sobrevivente - curiosamente por ter cabelos brancos - do massacre proposta pela princesa contra o reino verde. Detalha também acontecimentos após Regret Messase. Daughter of White é a música mais longa de toda a série, com aproximadamente 8 minutos de duração.

Twiright Prank - Kagamine Ren e Lin


Palavras-chave: "Eu vou ser o dia, eu vou ser a noite, Juntos fazemos um lindo céu alaranjado". Veja o vídeo legendado no YouTube


Quinta e tecnicamente a última música da série. Há quem diga se tratar da primeira em ordem cronológica. Twiright Prank mostra um pequeno momento entre Rin e Len enquanto crianças. Ao encontrarem a "caixa de pandora" os dois libertam um demônio que conta o segredo do oceano. Esta música está diretamente ligada com Regret Message.

Há pessoas que afirmam que a ordem da Story of Evil seja outra: 1. Twiright Prank, 2. Daughter of Evil, 3. Servant of Evil, 4. Regret Message, 5. Daughter of White, 6. Re_birthday. Está última, Re_birthday está ligada diretamente a Regret Message, com foi anunciado por seu idealizador mothy.

Há outras músicas além das citadas acima que tem certa ligação para com a série, mas que não faz parte "oficialmente" da mesma, assim como outros vocaloids.

Por ser uma série, podendo ser utilizado livremente pelo idealizador do projeto os avatares aqui representam personagens, conferindo-lhes características próprias a partir do enrendo básico do qual participam. Contudo, ainda possuem características que nos ajudam a diferenciá-los, como a menina do reino verde ser Miku ou o príncipe azul ser KAITO etc. Não os nomeei acima justamente para não causar confusão, mas vale a pena citá-los.



Kagamine Rin é Riliane Lucifin d' Autriche, a Filha do Mal. Pode ser tida como protagonista de toda a série. Perdeu a memória sobre seu irmão gêmeo;
Kagamine Len é Allen Avadonia, literalmente o Servo do Mal e irmão de Riliane, ama Michaela;
MEIKO é Germaine Avadonia, a espadachim de armadura vermelha responsável pela revolta do povo contra a Filha do Mal;
Hatsune Miku é Michaela, a garota do reino verde que trouxe ira à Filha do Mal. É citada também na música Daughter of White;
KAITO é Kyle Marlon, príncipe do reino azul que se apaixona pela garota do reino verde;
Yowane Haku é Clarith, literalmente a Filha de Branco;

A Story of Evil não se limita somente as músicas criadas por mothy. Devido ao sucesso que a série alcançou foi transformado posteriormente em uma peça de teatro e uma light novel com ilustrações por Ichika, Yunomi-P e 憂.


Além da light novel a série também virou um mangá publicado na Japanese Monthly Magazine Comic Rush, casa de títulos como Galaxy Angel e Clannad com ilustrações de Nekoyama Miyao. Consequentemente, o número de personagens aumentou gradativamente e alguns são diferentes do plot original.


As músicas, juntamente com algumas da série dos Sete Pecados Capitais podem ser encontradas em seu total no CD Aku no Oukoku 〜Evils Kingdom〜, quinto álbum de mothy, sendo antecedido por EVILS FOREST.

Vendo por um âmbito geral, a Story Evil foi uma série que me cativou rapidamente. Mesmo que a maioria das músicas sejam interpretadas por Kagamine Rin e Len, que não possuem as melhores das fonéticas dos voicebanks, possui uma história instigante que nos envolve de tal maneira que queremos logo ver o próximo vídeo, queremos estudar (já que seus objetivos não nos é mostrado claramente) e entender o que se passa em suas canções. É realmente difícil achar todas as músicas legendadas em português de Vocaloid no YouTube.


Esse texto foi feito sob muito esforço e graças a um belo help do Vocaloid Wiki

Uno mas?

Comente com o Facebook:

2 comentários:

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...