quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Saiu na Revista #22 Ser morto está na moda

É a moda Zumbizesca em ação



Revistas de brinde são ótimas, pois valem a compra. É bem aquele tipo: leve 2, pague 1. Mesmo que elas já tenham sido publicadas anteriormente. Só que às vezes, não compensa.

Super Interessante - Coleções (Edição 39-A - Agosto 2013)


- A ciência revela: Os zumbis da vida real
- Zumbie Movies: 20 Filmes para ver depois de morrer!
- Apocalipse Zumbi: Seu manual de sobrevivência!
- Cozinha do Inferno: Como preparar cérebro.


Esses são os principais tópicos trabalhados em 66 páginas de uma revista que poderia ter sido melhor, justamente por se tratar de um assunto da moda.

As matérias mostram e cumprem seu objetivo, contudo, falta algo e eu ainda não consegui descobrir o que é. Sei lá, não ficou a cara das matérias usuais da Superinteressante (zumbi seria uma matéria usual da Super? Eis a questão).

Afinal, ela foi feita de um medroso de zumbis para fãs de zumbis afim mostrar a origem dessas criaturas, como elas foram parar nas mãos dos americanos e porque se tornaram ícone da cultura pop de uns dez anos para cá, além de um guia divertido escrito por um sobrevivente do que você deve ou não fazer durante um apocalipse.

Outra coisa que contou lendo essa revista foi que suas ilustrações deixaram muito a desejar. E convenhamos, utilizar a imagem de capa para abrir todas as seções se tornou um tanto repetitivo. Cadê a criatividade? O responsável pelas ilustrações devia estar em seus dias nebulosos, só pode! Comparações à parte, até a Mundo Estranho que tem umas ilustrações bizarras teria feito coisa melhor, ou será que uma ajudou a outra? 




A parte mais legal da revista toda é os 20 filmes para ver depois de morrer. Os clássicos ou não tão clássicos assim que ajudam a entender um pouco o fenômeno dos mortos-vivos e da crítica social por detrás de alguns filmes importantes na busca por "miolos!"

Essa parte aliás, serve para explicar e entender bastante coisa sobre o porque este ou aquele filme foi feito do jeito que foi, levando em conta suas críticas sociais referentes ao ano de lançamento e o que estava acontecendo com o mundo/EUA na época. Por exemplo, como é citado em Extermínio, "a grande 'Renascença'" do gênero após os atentados de 11 de setembro. Não entendeu? É uma metáfora do mundo sob a sombra do terror. 





































"De repente, para o público ocidental, o fim do mundo nas mãos de forças assassinas voltava a ser um conceito plausível." p.38
Aliás, antes de ler essa revista, em especial essa matéria eu nunca havia pensado dessa forma. Sempre achei que as pessoas gostavam simplesmente porque haveria sangue para todo lado. O quê, tecnicamente não deixa de ser mentira.

Vendo a revista como um todo, - e concluindo o texto -, não se iluda quando você tiver essa revista em mãos. Por mais que ela seja feita pela equipe da Superinteressante, ela falha diversas partes e houve pouco aprofundamento em um tema que poderia ter sido melhor trabalho, deixando aquele gostinho de quero mais. A impressão que tenho é que a revista foi feita às pressas, sem o cuidado necessário para uma edição especial. Não crie grandes expectativas, elas podem ir lá para baixo após a leitura da revista.

Talvez esse texto seja puro preconceito meu, que tenho medo de zumbis... mas Superinteressante, você já fez melhor. Sim, a revista não me agradou, assim como boa parte de outras revistas especiais da Super lançadas por aí, com exceção da Superinteressante Coleções: Mitologia Grega.

A revista em si, como brinde pode ser adquirida na compra da Mundo Estranho de fevereiro. Contudo, não sei dizer se todas as bancas seguem o mesmo padrão. Favor, verificar disponibilidade.

O texto publicado aqui serve somente para expor a minha opinião. Algumas informações podem estar erradas ou diferente do ponto de vista de outras pessoas.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...