sexta-feira, 23 de maio de 2014

Puella Magi Madoka Magica - A revolução das garotas mágicas

"Façam um contrato comigo."



Qual o verdadeiro preço de um desejo?

Puella Magi Madoka Magica, ou simplesmente Madoka Magica como é conhecido, é uma franquia de entretenimento japonesa, que tem conquistado diversos fãs ao redor do mundo desde 2011.

Lançado inicialmente como um anime de 12 episódios que deu as caras em janeiro de 2011, a série ganhou diversas adaptações, visando divertir seu público e o mais óbvio, gerar lucro. O mangá de mesmo nome que teve o roteiro escrito por Magica Quartet com arte de Hanokage é uma adaptação do anime e começou a ser publicado em junho por aqui pela NewPOP


"Quando uma nova aluna é transferida para sua sala, Madoka sente que a reconhece de um de seus sonhos. Um sonho onde uma pequena criatura branca lhe oferece a oportunidade de mudar o destino.Ainda naquele dia, Madoka, junto com uma nova amiga, ouve um chamado de socorro e encontra a aluna transferida perseguindo um animalzinho. Madoka e Sayaka, sua amiga, ajudam o bichinho, mas acabam presas numa dimensão paralela. O monstrinho, que se chama Kyubey, explica a ela que bruxas e monstros vivem naquele lugar se alimentando dos seres humanos. E, se elas concordassem em caça-los, ele realizaria um pedido, qualquer um. Mas qual o verdadeiro preço de um desejo?"

É com essa sinopse que somos apresentadas ao mangá. Madoka consegue sendo diferente para os padrões de garotas mágicas (mahou shoujo), que possui representantes marcantes como Sailor Moon, As Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captor. Apesar do visual fofinho (moe) a obra pode ser classificada como seinen (mangá para adultos), devido ao desenrolar brutal de alguns (quase todos) de seus acontecimentos.

Li anteriormente, que um dos fatores da obra ter feito e ainda continuar fazendo sucesso é a presença constante da morte. Se você é/ou não é uma garota magica (em latim Puella Magi) você pode/ou não vir a morrer no decorrer da série. Se você ler Madoka Magica, saiba que a morte pode estar a espreita na próxima caçada.


Na série, o nosso mundo é assolado por bruxas, que vivem em dimensões paralelas, mas que influenciam sobre a vida das pessoas. Esses seres perversos podem infligir danos à saúde física e mental das pessoas, fazendo com que elas entre em depressão e até mesmo cometam suicídio. É esses seres que as puellae (garotas no plural) devem caçar.

A graça do mangá está justamente na descoberta. O que Kyubey ganha realizando os pedidos das garotas? Quais são suas verdadeiras intenções por detrás de seu jeito fofo? Qual a verdadeira natureza das garotas mágicas? Por que Homura age daquele jeito? E talvez a descoberta mais crucial para o anime: qual é o desejo de Madoka? Essas perguntas aliás, são devidamente respondidas conforme o mangá avança, não deixando (ao meu ver) nenhuma ponta solta.

Cada personagem aqui (Mami, Sayaka, Madoka e Homura, as puellae), por menor que seja a sua participação não estão ali somente por estar, como se fosse um enfeite. Estão ali por algum motivo, estando curiosamente interligado com Madoka, a menina prodígio da série e que consequentemente carrega o destino do mundo.

Kyubey, diferente de outros mascotes de anime, não ajuda de maneira nenhuma as garotas durante suas caçadas, sendo o primeiro e único incubador a aparecer na série. Incubadores são seres extraterrestre que realizam os contratos e são responsáveis (de certa forma) de manter a ordem no universo. Não se deixe enganar pelo seu visual fofo, você pode se espantar com ele e com seus planos para as garotas mágicas.


O mangá é cheio de situações-limite envolvendo as personagens, que por estarem na adolescência, possuem emoções mais conflitantes e os sentimentos à flor da pele. Em diversas situações, devem provar a força da amizade (o que é mais importante, a minha vida ou a vida da minha amiga), lutando também contra a própria sede de poder, quanto mais alto maior a queda, como uma bomba prestes a explodir.

Curioso foi ler o posfácio onde nos foi explicado que para a adaptação, houve plena liberdade em criar o fechamento/clímax da história, enquanto os dois primeiros volumes foram feitos tendo como base o anime. Não é portanto, uma adaptação fiel. É, com palavras do próprio autor "outra interpretação do mesmo roteiro, uma forma diferente."

O final aliás, foi totalmente surpreendente. Não há como criar um mundo perfeito, sempre haverá imperfeições e o ciclo se renova constantemente, inclusive para os lugares sem salvação. É aquele negócio: a coisa aconteceu e infelizmente a vida continua, mesmo que não tenha de alguma forma servido de nada. Infelizmente não há como eu comparar com o anime, pois eu ainda não tive oportunidade/vontade de assisti-lo. Só digo que teve uma história muito bem construída, digno do sucesso estrondoso que fez/faz.


A edição nacional foi lançando primeiramente em junho do ano passado e terminado em algum momento do começo de 2014. A NewPOP foi a editora responsável por trazer os três volumes desta série nos seus padrões atuais: capa cartonada, papel off-set (papel de livro branco), impressão nas capas internas, formatinho (11,3 x 17,7 cm) com 152 páginas e a primeira página colorida pelo preço de R$12,00.

E a NewPOP não para por aí. Puella Magi Oriko Magica é o próximo lançamento que a editora anunciou da franquia por aqui. Ainda sem maiores detalhes, o mangá será centralizado em Oriko Mikuni, uma garota mágica com o poder de ver o futuro. Serão 2 volumes ao que tudo indica no mesmo formato e preço.

Importante acrescentar que a NewPOP declarou possuir os direitos de todos os mangas da franquia Madoka e a pretensão de lançar todos por aqui. fonte Gyabbo!


"Não se esqueça. Sempre, em algum lugar, alguém está lutando por você."

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. AMO Madoka, de todos os "mahou shoujo" esse foi o que mais adorei, justamente por ser diferente do padrão, aqui o bicho pega!
    Sem falar nos ensinamentos que ele deixou:

    Se quiser realizar um desejo, um preço equivalente será pago.
    Nem sempre existe um final feliz, mas sempre haverá alguém lutando por você.
    As aparências enganam, sim, estou falando daquele aliciador de menores huahuahua

    Belo post como sempre Naty linda

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eis uma série que pretendo ler algum dia. Infelizmente, o impacto será diluído pois já sabemos de antemão que a série tem conotações adultas e extrema violência, o que foi um soco na boca do estômago do público, mesmo que o animê tenha passado em horário para adultos.

    Um fã declarado da série foi ninguém menos que Kazuo Koike, roteirista de Lobo Solitário e Crying Freeman, obras adultas e de grande impacto nas HQs mundiais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. depende do desejo, mas pode custar muito caro.

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante. Gostei da premissa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...