quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Valente de Vitor Cafaggi

Este é o Valente. Ele ainda não sabe, mas vai mudar sua vida. Para Sempre



Para aqueles que estão/ou não atrás de um bom quadrinho nacional, conheça um pouco mais do que o mercado brasileiro tem a oferecer.

Vitor Cafaggi se tornou "conhecido" por sua participação no livro MSP 50 - Maurício de Sousa por 50 artistas  e posteriormente pelo álbum Turma da Mônica - Laços, em parceria com sua irmã Lu.

Inicialmente, Valente era publicado no jornal O Globo em forma de tirinhas. Ainda com o mesmo formato, em 2011 e 2012, Vitor organizou as tirinhas em livros fazendo lançamento e distribuição de forma independente. Aliás, foi o Vencedor do 25º Troféu HQMIX, na categoria Melhor Publicação de Tiras.

Começando 2014 bem, a Editora Panini lançou nas bancas de todo o Brasil as publicações - aquelas lançadas independentes anteriormente - e uma coletânea inédita, dando-nos assim chance para adquirir todas publicações para que, assim como ficamos encantados com Laços, ficássemos encantados novamente com sua arte nostálgica e cheia de fofura. 


A arte nostálgica parece fazer parte das características de Vitor Cafaggi. Não é a toa que Laços me proporcionou esse sentimento como também Valente o fez. Além disso, o formato de terem sido publicado serem exatamente iguais as coletâneas de Garfield, que eu li há muito tempo atrás me divertiu bastante.

Acompanhamos a história de Valente, um jovem tímido à procura do amor da sua vida. Mas esta não é uma típica história de amor que vemos em filmes, seriados e novelas. Mais próxima da nossa realidade, ela mostra como os diferentes parceiros que encontramos no caminho e todas as experiências que passamos ao lado deles influenciam em quem somos e em quem vamos nos tornar.


Nada de super-heróis, poderes mágicos, futuro distópico, garotas mágicas etc. Valente é diferente. É uma história normal vivida por personagens personificados. Para aqueles que não sabem, não se lembram: personificação é atribuir características e sentimentos humanos à animais ou seres inanimados. Ou seja, Valente aqui é um cachorro que todos gostariam de ter, e seus personagens representam algum animal com algumas características próprias. Na verdade, Vitor utilizou isso para ajudar os personagens a expressarem seus sentimentos. 

Valente é na verdade, uma construção simples e o sentimento de nostalgia aparece por toda a história, especialmente se você já saiu da escola, já que a narrativa acontece na transição do último ano do Ensino Médio até a Faculdade, dando ênfase as casos amorosos (que por vezes são desastrosos), os dilemas da vida (por exemplo, a prova de física), seus sonhos, sua capacidade de superação, suas aventuras de RPG ao lado dos amigos etc. Enfim, todas as experiências que passamos pela vida, ainda mais quando você nunca teve um(a) namorado(a). Na verdade, ela foi baseada na história do Vitor, que também pode ser a sua ou a minha em diversas situações. Impossível não se identificar com algumas passagens dos livros. 


Por ser um quadrinho em formato de tiras há sim presença de humor. Aqui ele flui livremente e após a leitura do último quadrinho é inegável que você tenha um sorriso no rosto, ora apenas sorrindo, ora soltando umas boas gargalhadas. Há páginas que contém somente a interpretação visual, já que a fala é inexistente. E elas foram feitas com maestria, onde podemos sentir a essência do quadrinho.

Mesmo se tratando de tirinhas, a leitura deve ser feita na ordem: Valente Para Sempre, Valente Para Todas e Valente Por Opção, todas as páginas são preta e branco. Infelizmente, ainda falta o lançamento da continuação da história que de acordo com o próprio Vitor Cafaggi virá "mais cedo do que vocês imaginam. :)".

notou a referência com o mundo real?

Valente ainda pode ser encontrado nas bancas. Mas corra antes que seja recolhidas, senão só lojas especializadas.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeenteeeeeeeee <3333333333333

    ResponderExcluir
  2. Fico contente quando vejo trabalhos nacionais como este, terem reconhecimento e sucesso. O traço é magnifico, mesmo sendo simples e sutil, e já pelas tirinhas que li no post, deu para perceber o quão bacana ele deve ser. Além de eu adorar cachorrinhos ^-^
    Abraços
    Samantha Artes e Books

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essas tiras, mas eu amei. Prefiro quadrinhos que enfoquem a realidade dessa forma.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...