sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ponyo Uma Amizade que Veio do Mar

Quando a simplicidade encanta



Um filme do Estúdio Ghibli e direção do aclamado diretor Hayao Miyazaki.

Assistir anime na tv é outra coisa, mesmo quando em um canal infantil como a Discovery Kids. O dia, aliás, estava perfeito para tal: entedioso e chuvoso.

O filme mostra a história de Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que conhece um garoto de cinco anos chamado Sosuke, que ao resgatá-la na praia a mantém em um balde plástico. Ponyo fica fascinada por Sosuke, que também sente o mesmo. A amizade entre os dois cresce tanto que Ponyo deseja se tornar humana só para ficar mais tempo com seu novo amigo.


Ah! A inocência infantil! Hayao Miyazaki sabe exatamente em como tratar isso de forma intensa, sem deixar o encanto todo se perder, ainda mais em um filme que possui o mesmo ritmo de Meu Vizinho Totoro (do qual já foi comentado anteriormente aqui). Nele somos apresentandos uma temática simples junto de uma estética infantil direcionado a qualquer público que esteja disposto à assisti-lo, já que a primeira vista a obra pode ser tida como bobinha.

A história possui fortes influências de outros contos, como o da Pequena Sereia. Para quem não se lembra, ela narra sobre uma jovem sereia disposta a dar sua vida nos mares e a sua identidade a fim de conseguir uma alma humana e o amor de um príncipe. Ponyo retrata basicamente isso: uma Pequena Sereia japonesa, contudo sob os olhos de uma criança hiperativa, inocente, curiosa e com poderes mágicos. Não que isso venha causar confusões... Só uma, que pode destruir o planeta. 

O diretor Hayao Miyazaki decidiu utilizar as técnicas tradicionais de animação, sem a utilização de recursos mais avançados para esse tipo de obra, trazendo mais sutileza e graça para a obra, mostrando porque as animações do Estúdio Ghibli merece ao menos uma atenção, mesmo as mais infantis.

É incrível com ele retrata a infantilidade de uma criança perfeitamente em seus desenhos, especialmente nas cenas em que ela descobre coisas do nosso mundo. Como na cena em que vão comer lámen, que Ponyo fica excitadíssima com a novidade, parecendo literalmente uma criança feliz.


Por ser um obra direcionada aos pequenos, a animação dá uma lição de moral quando fala sobre a poluição dos mares pelos seres humanos, do amor fraternal, confiança e aceitação. Ponyo só conseguiria o que desejaria se aceitasse ser como ela era, ou seja, aceitar ser um peixinho-dourado e ser aceita pelo o que ela é. Que não devemos ser outra coisa só para agradar aos outros, que devemos ser nós mesmos.

Aliás, não é a toa que o anime tenha sido escolhido para passar num canal a pago como o Discovery Kids, com uma programação para atingir o público pré-escolar, ainda mais tendo duas crianças de 05 anos como personagens centrais na trama. E não também a primeira vez que algum canal a pago transmite algum filme em animação do Estúdio Ghibli.


O filme teve sua estreia no Japão em 19 de julho de 2008, enquanto aqui no Brasil ele só foi dar as caras no dia 2 de julho de 2010 (se minha memória não falha, somente em alguns cinemas). E há ainda pessoas que reclamaram por Dragon Ball - A Batalha dos Deuses ter demorado alguns meses para estrear por aqui ano passado e que tive a oportunidade de assistir nos cinemas. Para ler sobre o texto em questão, clique aqui.

Seu título em original (japonês) é Gaki no Ue no Ponyo e a versão que tive a chance de assistir foi a em português. Sua distribuição no país ficou à cargo da PlayArte enquanto a dublagem ficou por conta da falida Álamo. Então, não se assuste ao ouvir algumas vozes conhecidas como a da Letícia Quinto e Luiz Antônio Lobue.

Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar não é somente mais um filminho. É um programa para se fazer com a famílias ou os amigos, de preferências nas tardes entediadas de um domingo chuvoso. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Hayao Miyazak é mestre! A fantasia, o desenvolvimento dos personagem, tudo é encantador!!!

    Agora eu ri disso: " E há ainda pessoas que reclamaram por Dragon Ball - A Batalha dos Deuses" kkkkkkkkk

    Excelente resenha como sempre Natália!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente um ótimo filme.
    A Animação de personagens é notável. Sempre tive a impressão, e talvez seja só uma impressão, que o Anime, até pela busca de soluções gráficas e de linguagem para compensar limitações orçamentárias, não costuma se diferenciar pela "atuação" dos personagens mas os filmes do Estúdio Ghibli são pródigos neste sentido.

    ResponderExcluir
  3. Saudações


    Nobre Natália, a estreia de Ponyo em 2010 se deu em diversas cidades brasileiras. Por incrível que possa parecer (talvez, em tese). Não se comparou à Dragon Ball (que vai para tudo quanto é cidade, basicamente), mas Ponyo teve uma estreia que pode ser chamada de digna.

    Me recordo que comprei o DVD do anime aqui em Curitiba tem três anos. De lá para cá tenho re-assistido a obra sempre que possível, pois ela realmente encanta. É de uma singularidade que não se nota sempre (nem antes e nem agora). Uma animação que pode ser facilmente indicada para os mais variados gostos.

    De toda a forma, um texto curto porém deveras singelo e direto no ponto de sua parte. Muito bom, nobre (e pensar que ainda não terminei a minha review desta obra...^^").


    Até mais!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...