segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Li até a página 100 e... #11 Valentina na Câmara Escura de Evie Blake [+18]

Enxergando uma boa leitura... Ou não.



Para qualquer tipo de leitor, a página 100 é um ponto crucial para a leitura de um livro. Dependendo do número de páginas de um livro, pode ser a metade de uma estória, o final ou o que quero mostrar aqui: o início do que pode ser uma boa estória.

É também quando somos apresentados ao protagonista da trama (não é uma regra universal), sobre o que a estória vai tratar, o tipo da literatura do autor e o mais importante, se vale a pena continuar a leitura. Ou seja, é o "feeling" inicial do livro.

"Apesar de seu desespero palpável e óbvio, ela sente que ele precisa contar a história para ela."

Milão, 2012. A fotógrafa de moda Valentina Rosseli vive com seu amante, o crítico de arte e marchand Théo Steen. Quando ele parte em uma de suas misteriosas viagens a negócios, deixa um presente inusitado: um álbum antigo de fotografias eróticas. Ao mesmo tempo, Valentina recebe uma oferta de trabalho intrigante: fazer uma série de fotografias artísticas em um clube de sadomasoquismo.
Veneza, 1929. Belle é o alter ego de Louise Brzezinska, esposa de uma próspero homem de negócios e que está presa num casamento infeliz. Desprezada pela sociedade, Belle decide realizar todas as suas fantasias reprimidas levando uma vida secreta como cortesã.
Apesar de separadas por décadas, as vidas de Valentina e Belle têm muito em comum. Enquanto Belle busca a libertação pelo amor por meio de sua vida secreta, Valentina quer descobrir qual a relação entre a mulher das fotos do álbum que recebeu de presente e ela própria. E mergulha em um mundo obscuro, que traz à tona uma Valentina que ela jamais pensou existir.

Literalmente é meu primeiro contato com literatura erótica, aquela mesma que explodiu ano retrasado com 50 Tons de Cinzas e afins. É difícil ver sexo em quase todos os capítulos, contudo fazem parte da estória, não estão lá para ilustrar a coisa toda. Afinal Belle é uma cortesã (prostituta), o que eu poderia esperar dela? Lutas medievais?

Valentina é uma personagem já existente, criada pelo italiano Guido Crepax para as histórias em quadrinhos. Não é uma personagem criada especialmente para essa trama. Não sei se a autora Evie Blake conseguiu transpor toda a personagem para o livro, já que desconheço o original. Por incrível que parece, alguns traços da personalidade da personagem se parece em muitos pontos com a minha, principalmente no que se refere a espaço.

"A garota na água esverdeada não era mais Valentina, era outra muito parecida com ela, mas ao mesmo tempo diferente, não era aquela a imagem que gostaria que tivessem dela. "Olhem para mim", ouviu a imagem chamando. Seu rosto pálido e olhos escuros pediam atenção. p.42

Vou fazer um esforço para continuar a leitura, embora eu não curta estórias eróticas. Me interessei pelo livro justamente por causa da personagem Valentina e não pela sensualidade contida ali. Só me dei conta do gênero na hora que fui lê-lo e tomei um susto. O_O Contudo, mesmo com as tais cenas creio que algo grande se esconde por de trás de tudo, transformando a coisa num belo enredo.

"- Sim, mesmo eles - ela responde sorrindo também, dando um tapinha carinhoso no rosto dele."


*Li até a página 100 e... é um meme literário criado pelo blog Eu leio, eu conto

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Hey Naty
    Não conhecia esse livro!
    Gosto do estilo e me deixou curiosa.

    Adoro essa TAG, sempre dá pra descobrir umas leituras bacanas :)

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Conhecia os quadrinhos da Valentina mas não sabia da existência deste livro. Interessante e gostei da ideia do "Li até a página 100".

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...