quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Saiu na revista #13 Neo Tokyo 87

A revista Neo Tokyo, mesmo com a grande concorrência da internet, que possui diversos sites especializados à vista de quem quer se informar, mostra que ainda possui gás para aqueles que ainda leem revistas como eu.


Sob nova direção, a revista mostra que pode melhorar mais e por que não começar com uma edição especial sobre Shonen?


Shonen é um gênero próprio para garotos que na maioria das vezes, cerca de 50%, é lido pelo público feminino. Suas histórias simples, cheia de sonhos e determinação foi o tema da edição 87 da revista Neo Tokyo.

Como o gênero é o que mais vende no Japão e no mundo todo, a redação da revista selecionou os mais importantes e que possuem seu diferencial no meio de vários clichês que fazem ou fizeram sucesso.

Animes mais conhecidos do público foram citados como One Piece, Dragon Ball, Naruto. Contudo, fiquei muito triste e bastante decepcionada que meu anime preferido não tenha tido uma matéria, só uma citação na matéria CLUBE DO BOLINHA INVADIDO POR MENINAS. Sei que muitos odeiam Saint Seiya (vulgo Cavaleiros do Zodíaco), mais poxa, ele teve uma grande importância para o boom dos animês em nosso país. E não é a toa que a o maior público desse anime são mulheres. Acho que a denominação para garotos está errado. E não somente para Saint Seiya, mais para o gênero shonen no geral.


Superada a decepção - só que não -, teve uma matéria muito interessante sobre a SANTÍSSIMA TRINDADE DA JUMP... OU QUASE que mostra um pouco da história da Weenkly Shonen Jump, a "casa" das grandes obras, recapitulando os atuais pilares da antologia ao mesmo tempo que tenta não cair nas mesmas informações que todos já conhecem.

Nessa parte foram citados One Piece, aquele anime sobre piratas e o mangá mais vendido do Japão há alguns anos; Naruto que conta a história do ninja de laranja; Bleach que tem uns shinigamis legais; Toriko o anime de comida e Hunter x Hunter, que sai de vez em nunca. A proposta foi muito boa, só que onde fica Kuroko no Basket nessa? Ele é um dos mangás que vem se destacando bastante na antologia e encontra-se entre os dez mais vendidos. Sem contar que é um mangá de esporte.


Falando em esporte, porque não falar da matéria AMOR E DEDICAÇÃO UM GRITO DE SUPERAÇÃO, que foi o artigo interessado em mostrar um pouco da importância do gênero esporte nos mangás, e a influencia disso na vida dos jovens japoneses. Mangá é uma mídia forte por lá e vista com outros olhos.

A matéria serve para mostrar que não existe só personagens suados praticando algum tipo de esporte, que há algo além disso. Adversidades, as derrotas, a aceitação da derrota e se reerguer pronto para outro desafio foi utilizado para explicar mais sobre esse tema que nem sempre faz tanto sucesso quanto deveria, mais que está lá e conta com várias obras dignas de atenção. Principalmente porque esses aspectos são muito bem trabalhados nessas obras.

No computador não parece tão difícil ler. Agora tente nas
páginas da revista. 

Ótimo texto, se não fosse pela textura utilizada para ilustrar as páginas que corresponde a matéria. Uma cor que não facilitou em nada a leitura do texto. Pensei seriamente em pular, só que como não consigo fazer isso quando leio, o jeito foi forçar um pouco.

Além disso, para quem visita alguns sites e portais especializados, se esbarrou com alguns artigos retirados do site Gyabbo e do Portal Genki Dama. Ótimo para quem é fãnzaço de One Piece e Dragon Ball... Só faltou mesmo Saint Seiya. ç_ç

Vendo numa visão geral, a mudança de editor já se fez sentir nessa Neo Tokyo. Os erros gramaticais e de concordância, tão presente em outras edições não existiram, pelo menos ao meu ver. Só faltou a citada matéria de Saint Seiya. Sem contar que a Neo Tokyo passou da fase "modinha Naruto", que fez ela perder muitos leitores, investindo em textos de animes não tão conhecidos e bem construídos. Aliás, é isso o que faz os leitores quererem sempre ler mais e mais a revista.

Já estou de posse (bem atrasada) da Neo Tokyo 88. A Neo Tokyo que se encontra nas bancas é a 89, que corresponde ao mês de julho.

As imagens utilizadas nesse post são de autoria da Editora Escola e da Redação Neo Tokyo. Somente scaniei algumas para utilizar nesse post. Por favor, não copie!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Infelizmente vimos várias revistas tradicionais especializadas em cultura POP sumirem. Nem precisa falar da Herói, tivemos também a ótima SciFi News que imperava entre os fãs do gênero nos anos 90 e a celebre SET que ficou na memória do cinéfilos.

    Nos EUA foi a mesmo coisa, com o desaparecimento de veículos "clássicos" como a Starlog, também especializada em FC.

    Sendo um fã de papel, é bom ver que a Neo Tokio continua no mercado. Ah, a emoção que era correr para a banca, folear uma revista, e descobrir as novidades sobre nosso anime, série ou filme favoritos.

    Informação era mais rara e por isso mesmo mais preciosa.

    Obrigado pelo "post" Naty.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...