sexta-feira, 26 de abril de 2013

Saiu na Revista #10 Neo Tokyo edição 84

A revista Neo Tokyo talvez seja, junto com a pequena Anime Do, mais uma revista que consegue se manter num mercado tão concorrido como o de hoje, onde temos a internet como primeira opção para ler previews, reviews, resenhas sobre mangás e animes, tanto os que foram lançados aqui como os que estão ainda sendo lançados no Japão.


Contudo, mesmo com tudo isso ainda tenho disposição de ler essas revistas, principalmente por causa do tema e de poder ler em qualquer lugar, sem a necessidade de uma conexão de dados, seja ela Wi-Fi ou 3G.

Talvez, muitos já tenham se esquecido, mas revistas com essa temática até alguns anos atrás - antes da popularidade da internet - era o nosso passaporte para novidades quentinhas - ou nem tanto - sobre mangás, animes e coisas sobre o Japão.



Como nessa seção costumo falar sobre três assuntos da revista, sendo a matéria de capa e outros dois, vou me limitar somente as matérias de capa, que abordaram, numa mesma intensidade sobre três assuntos, sendo eles: "Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega, os ventos da mudança", "Kuroko no Basket o time dos sonhos" e "As Fantasias e amores de Yuu Watase".

Confesso que comprei essa revista justamente por causa de CDZ e me segurei ao máximo para não ler a matéria antes de postar o texto sobre o anime, que pode ser conferido aqui. Fiz isso para poder criar meu próprio argumento sobre a série sem nenhuma influência do texto presente na revista.

Curioso foi ler o nome do responsável pelo texto. Nada mais, nada menos que Lily Carrol, que por coincidência (ou não) também escreve e é a editora responsável pela Anime Do.

Seus textos são divertidos e instrutivos de se ler. Aliás, são escritos por uma pessoa que "entende do assunto". Interessante também, principalmente para quem está acompanhando ou já acompanhou a série renovada de Saint Seiya. A frase que ela utilizou para finalizar seu texto mostra tudo o que os fãs que só criticam a série deveriam ler e poder olhar de outro jeito para a série: [...]"Ômega não veio para substituir a série clássica. É um desenho em busca de um público jovem para chamar de seu e lhe garantir aqueles 20 minutos de diversão honesta. Assim como seus antecessores."

Trecho do texto de Lily Carrol sobre Saint Seiya Ômega

A outra matéria a ser comentada por mim é sobre "A beleza, o amor e os pesadelos de Yuu Watase" que consiste basicamente em falar sobre a mangaká e suas principais obras que infelizmente eu não pude ler. 

Incrível descobrir que o mangá é um dos animes desta temporada (O Mito de Arata) é de autoria de Yuu Watase e que ele já está sendo publicado por aqui pela italiana Panini. Realmente, é uma pena eu conhecer algumas de suas séries somente através de artigos e nunca ter assistido nem lido nada de autoria desta mangaká.


Das três matérias que eu selecionei, talvez a mais fraca tenha sido a de Kuroko no Basket "Eu sou uma sombra", que por coincidência (ou falta de colaboradores) foi escrita pela Lily Carrol, a mesma autora do texto sobre Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega. Tudo bem que na matéria foi explicado a fórmula de sucesso do anime, mais senti que faltava algo no texto. Não sei, talvez a "alma" que é possível ver quando se lê algumas matérias.

Ainda preciso terminar de assistir ao anime e escrever sobre ele. Essa matéria eu li justamente pelo contrário da matéria de CDZ. Para poder me antenar mais em seu conteúdo e poder ver - antes - o que me aguarda. As pessoas costumar falar que adoro spoilers e bem, ficar ansiosa por algo que vai acontecer é bom. 

Você pode ler a matéria completa no facebook da Neo Tokyo

Algumas pessoas acham que comprar revistas é perda de dinheiro e eu digo que não, não é. Provavelmente a pessoa que a escreve é uma especialista no assunto, seja provavelmente alguém formada em jornalismo e que conhece a cultura japonesa, mesmo que contenham erros um tanto absurdo. Sério, tem matérias da própria Neo Tokyo que eu leio e fico complexa com a falta de uma revisão mais atenta e de sentido do próprio texto.

Essas revistas são ótimas como material futuramente. Eu mesma já cheguei a ler algumas para alguns posts aqui, como no do manga de 20th Century Boys, que pode ser conferido aqui, mesmo com toda a vasta opção que temos atualmente na internet.

E como disse o meu colaborador intrometido Rogério Prado, "[..] revistas fazem parte de memória mais importante de todas Natália, a memória afetiva."

A revista, infelizmente não pode ser encontrada nas bancas. Mais sua sucessora, o número 85 pode e em breve deve dar lugar a edição 86. Não perca tempo. O.<

Post citados:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...