Oi a todos, a Naty disse-me que não pretendia assistir a este filme então perguntei se não poderia escrever sobre ele. Ela generosamente permitiu.
Há filmes que assim que são anunciados começam a ser "trollados" pelos nerds de plantão. Desde o começo, por uma razão ou por outra, eles ganham a antipatia dos fãs antes do primeiro fotograma ser registrado. X-Men - First Class, é um ótimo exemplo de como estes julgamentos precipitados podem se enganar.
Numa escala bem menor, G. I. Joe - Retaliação também.
O filme lançado em 2009, G.I. Joe - A Origem de Cobra, foi um considerável exito de bilheteria mundo afora ainda que visto com antipatia pela crítica e por parte dos fãs mais tradicionais da clássica linha de "bonequinhos" da Hasbro, um dos ícones da infância oitentista ao lado dos Transformers.
A questão é aquele filme simplesmente não se levava a sério. O diretor Stephen Sommers simplesmente assumiu sem pudor os exageros dos desenhos da década de 80 e fez um filme descompromissado e divertido.
Assim houve quem comemorasse a saída de Summers da direção da sequencia para logo depois se enfurecer com o nome de seu substutito: Jon M. Chu, "aquele cara que dirigiu o filme do Justin Bieber". Foram meses de antipatia na internet, ainda mais com o adiamento para a conversão em 3D, até a estreia.
Mas afinal, o filme é bom?
Primeiro sinopse rápida: o presidente dos EUA ordena um ataque ao Joes elimando quase todos eles. Enquanto isto um plano para libertar o Comandante Cobra é posto em movimento. Mas qual a relação destes acontecimentos? Conseguirão os Joes sobreviverem e impedir os planos de dominação mundial do Cobra?
Sim, o filme é bom. Sabiamente os roteiristas, Rhett Reese e Paul Wernick e o diretor tentam corrigir os supostos erros do primeiro, fazendo um filme igualmente e divertidamente fantasioso mas num tom mais sério.
O novo elenco também ajuda. Dwayne Johnson, como Roadblock, demostra seu habitual carisma. Adrianne Palicki empresta beleza e interesse a uma personagem que nunca me chamou atenção, Lady Jane. D J Cotrona tem uma presença correta como Flint.
Storm Shadow(Ray Park) e Snake Eyes(Byung-hun Lee) fazem o que esperamos que os ninjas façam: proporcionam as melhores cenas de luta do filme. A luta no penhasco contra o exército de ninjas já é uma das melhores cenas de ação do ano.
A bela francesa Elodie Yung é uma boa surpresa como Jinx.
E claro, Bruce Willis rouba a cena como o Joe veterano.
Aliás, John M. Chu, demonstra muita habilidade ao criar cenas de ação efetivas e inteligíveis. Algo que tem sido um problema hoje em dia.
É um filme de moleque? Talvez dizer isto seja limitar demais. É muito bacana ver aqueles brinquedos que fazem parte da memória afetiva ali, materializados, personagens e veículos. Há vários easter eggs para os fãs.
No entanto o filme é mais que isto. É uma diversão "honesta". Uma bela "Sessão da Tarde" como se dizia antigamente. E com uma divertida dose de sátira política nos diálogos espertos.
Acorde a criança de 10 anos em você e vá ver G. I. Joe - Retaliação. E depois passe numa loja de brinquedos para matar a saudade.
Rogério Prado
Rogério Prado
Rogério Prado foi criado nas selvas africanas por gorilas... não espere, este é o Tarzan.. Rogério Prado é só uma cara que adora Animação, Cinema, HQs, Música e mais um monte de coisas conhecidas como Cultura POP. Eu vou adorar receber sua visita: http://hamletprimeiro.deviantart.com/
Saudações
ResponderExcluirÉ bem verdade que não planejo assistir a este filme, também. Mas é inegável a importância dele, especialmente para pessoas nostálgicas como eu, que vivenciou a época da série Comandos em Ação G-I-Joe nos anos 80.
Gostei do texto. Bem fluído e de fácil compreensão. Ótimo trabalho.
Até mais!
Obrigado :D
Excluir