domingo, 21 de abril de 2013

Morte Súbita: uma grande história de uma grande autora

O livro Morte Súbita (no original The Casual Vancacy) foi um dos lançamentos de 2012 mais aguardados para os fãs de J.K. Rowling que leram Harry Potter em sua infância e que agora a sua maioria são adultos.


Diferente de Harry Potter, livro que consagrou Jo Rowling como a mulher mais rica que a rainha da inglaterra e um dos livros mais vendidos no mundo desde seu lançamento, Morte Súbita veio com uma história voltada agora para o público adulto, e deixando de lado toda a magia existente somos transportados para uma história cheia de intrigas e conflitos pessoais em meio a assuntos extremamente político.

"Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos."
Sinopse via Skoob

Não é a toa que este livro foi muito esperado pelos fãs de J.K. Rowling, em especial para as crianças que um dia leram a série Harry Potter e esperaram como ainda devem esperar por sua carta para Hogwarts, e que hoje estão crescidas já adultas seguindo com suas vidas, seja estudando, trabalhando...

O livro, por se tratar de uma obra de Jô Rowling segue o mesmo estilo de narrativa presente nos sete livros de Harry Potter. Sempre calma no começo e que no clímax consegue prender o leitor de tal forma que se alguém perder o ponto de descer do ônibus não é mera coincidência. Felizmente isso não aconteceu comigo.

Por se tratar de um livro onde as personagens tem as suas guerras pessoais, seja com o marido, os filhos, os pais ou com outras personagens não temos uma única protagonista. Talvez, a personagem protagonista aqui seja o gatilho da história inteira, que por mero acaso morreu logo no começo. Então, todos são protagonistas de suas próprias histórias.

Consequentemente, por se tratar de um livro com vários personagens e suas guerras, temos o fato de termos que voltar algumas páginas para poder relembrar quem é tal personagem que aparece na história. Com o avanço da leitura, consequentemente isso se torna desnecessário e a leitura flui rapidamente. Confundir uma personagem com outra aqui é simplesmente natural.

O título do livro em inglês é Casual Vancacy, que traduzido literalmente com a ajuda do meu dicionário Longman seria algo como Vaga Acidental e neste caso, Morte Súbita não foge disso, já que por causa dessa morte a guerra está declarada e salve-se quem puder.

É incrível que este livro me tocou no meu íntimo. Não sei, talvez seja do feitio da autora fazer isso com os leitores - quem leu HP sabe do que estou falando -. É imprescindível não odiar tal personagem e ter simpatia por outra. Mesmo se tratando de uma obra de ficção, já que a cidade inexiste na vida real os conflitos apresentados são muito reais.

Se você espera por algo como Harry Potter, que perto deste livro pode ser considerado "água com açúcar", Morte Súbita é mais grotesco e mostra os íntimos da personagem, até seus medos e seus desejos mais profundos, bem como trechos de sexo casual, afinal é um livro para adultos, o primeiro da autora para este público.

"Morte Súbita é uma grande história de uma grande autora".

Minha classificação para este livro é de 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Este é um tipo de transição muito difícil de realizar: do universo da Literatura de Fantasia e "infanto-juvenil" para a "adulta". Alguns escritores, como Neil Gaiman, transitam com total naturalidade nos dois campos. É bom ver que Rowling está sendo bem sucedida nisto.

    Boa crítica Naty. Preocupada em revelar o impacto que o livro teve em você, como fã da autora e de leitora habitual.
    Inteligente a observação da abordagem da escritora para os temas do livro e sua percepção de como ela aplica seu estilo característico a eles.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...