segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Fundação: Um clássico de Isaac Asimov


Fundação - Isaac Asimov - 2009 (9ª reimpressão, 2015) - 239 páginas - Aleph

O Império Galáctico possui 12 mil anos. E possui pujança, grandeza e estabilidade. Ao menos em sua fachada. Mas ele está em pleno declínio, lento e gradual. E no final, culminará com uma regressão violenta da sociedade e a consequente destruição do conhecimento. Preocupados com isso, um grupo de cientistas traça um plano pela preservação do conhecimento adquirido. Vencedor do prêmio Hugo, como a melhor série de FC de todos os tempos, este é o livro inicial da Trilogia Fundação




"Um homem. Um plano. A maior aventura da história da raça humana."



Fundação é tido por muitos (inclusive exaltado pela própria Aleph) como a obra máxima do escritor Isaac Asimov - autor do qual eu já tive a oportunidade de ler Eu, Robô, do qual eu me lamento constantemente por não ter escrito uma resenha sobre.

Em um primeiro momento, o livro não nos revela seu enredo e talvez nem a sinopse deixa claro quanto a sua especificação (e eu estou falando dos resumos presente na contra capa e na orelha do livro físico). Aqui temos o Império Galáctico (que não é o mesmo do universo de Star Wars) em seu momento mais próspero e o psico-historiador Hari Seldon acaba prevendo a eminente queda do poder. O que Seldon propõe é a criação da Fundação, afim de criar uma enciclopédia, durante ao qual a ciência e a cultura do Império seriam preservadas durante os séculos de barbárie que o Império irá se afundar, para serem reacendidas no fim, em um Segundo Império.

Até aí, Fundação parece ser um livro bastante chato, mas a cada página consegue surpreender o leitor, e inseri-lo dentro da história. Sua narrativa é dividida em 5 partes, com vários saltos temporais, de aproximadamente 30 à 50 anos (sem seguir um ordem linear), sempre trazendo um "protagonista", que exerce algo importante na história. Basicamente, é como se fossem contos, que se unem e formam a história como um todo.

A história se foca no início da Fundação e na eminente queda do Império, que graças as predições feitas por Hari Seldon, a barbárie do qual a civilização passará durará menos (de 30 mil anos para mil anos), até sua ascensão ao Segundo Império.

A parte mais curiosa e excitante de ler o livro é que tudo que acontece na história (bem como vai vir acontecer - a Queda, a barbárie e sua ascensão) já foi prevista por Hari Seldon, através da matemática e da psicologia juntas, trazendo uma probabilidade de 98,4% de acerto para as "crises Seldon", que superadas formam o alicerce da Fundação, sem que os envolvidos saibam exatamente o que fazer (e que nós leitor, vamos descobrindo juntos).

Fica até difícil falar algo sobre o livro, tamanho é a sua complexidade, sem entregar pontos chave da história. As ações das personagens em algum momento já foram previstas pelo psico-historiador, mas estas não têm conhecimento disso, embora elas ajam de acordo com o que a situação peça.

Este livro faz parte da trilogia Fundação, composta pelos livros Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação, além de suas continuações em outros quatro volumes, dos quais eu pretendo adquirir em breve, em um futuro próximo e que lerei na ordem de lançamento, e não na cronológica (aprendi que faz sentido ler assim).

Ao que parece o livro Eu, Robô, após o lançamento desta série de livros, foi reescrito pelo próprio autor afim de ser inserido no universo que acontece a série Fundação. Quem sabe eu não resolvo (e até consigo) fazer uma resenha da obra para vocês? 

Fica aí mais uma leitura O.<

Este post faz parte do I Dare You 2.0 - Desafio Literário, que possui três temas por mês, aonde só é necessário a leitura de um. O tema 3 de agosto foi "um livro de trilogia" e nada melhor do que começar outra série quando se precisa finalizar outras não é?

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá, Naty.
    Essa é a melhor trilogia que já li, de longe. Asimov alcançou um novo patamar de inteligência e complexidade nessa obra. Aliás, as crises, com uma possibilidade tão alta de resolução, prendem o leitor, não é mesmo? Ficamos na dúvida de como tudo será resolvido de forma racional.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...