terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

2015 - Ano da Cabra

Mééé´



Seja por todo os lados. Carnaval passou e para os orientais, o ano de 4713 acaba de começar - mesmo estando em 2015.

E no dia 19 de fevereiro, quando o ano finalmente começou por aqui, após o Carnaval, do outro lado do mundo, os chineses também celebraram o início de um novo ano - que teve comemorações por aqui nos dias 21 e 22, na Liberdade e outros bairros de São Paulo.

Como eu nunca tive oportunidade de ir - já que a festividade geralmente acontece no começo do mês -, esse ano eu fui. E devo dizer que a comemoração não tem tanta coisa que impressiona. A não ser que calor e a multidão sejam impressionantes. Claro, não posso deixar de comentar sobre o desfile. Tecnicamente a única coisa que valeu a pena... a não ser a melhor parte. Se divertir com pessoas que você não encontra sempre....

Dia quente e celebrações na Liberdade são duas coisas que não funcionam juntas. A não ser que você seja um sorvete querendo derreter gratuitamente. É muita gente num lugar pequeno! Sim, aproximadamente 200 mil pessoas é bastante para um lugar com a Praça da Liberdade (Rua Galvão Bueno). E eu lembrei do vídeo Desabafo do Sr. K sobre o carnaval, o que não ajudou muito. Na verdade, não vi diferença nenhuma... A não ser que no lugar de pessoas pulando, havia pessoas andando e esbarrando em você. E porque mães tendem a levar crianças pequenas para lugares assim?

A parte mais legal é poder assistir o tradicional desfile do dragão e do leão, que serve para espantar os maus espíritos e trazer boas energias para o ano que começa. Dizem que se você conseguir passar a mão em algum dragão ou leão, isso traz sorte. Infelizmente, eu não consegui passar a mão, mas eu bem que tentei. O desfile acontece na Rua Galvão Bueno e eu não sei dizer bem quanto tempo durou. Só sei dizer que eu só vi os dragões e os leões... Havia cabeças demais na minha frente.


Fora isso, não consegui nem aproveitar a celebração. É legal quando tem algo do tipo acontecendo em um lugar, pois a probabilidade de você comer, comprar algo que é difícil de encontrar é grande (mesmo com trocentas lojas reunidas num único bairro). O x da questão é justamente a acessibilidade. Ou você perde todo o seu tempo tentando comprar algo que já acabou (procurei o chapéu chinês que já tinha acabado desde a hora que cheguei) ou passa tipo, uma meia hora tentando comprar um copo de suco. Pois é, e infelizmente eu não consegui saborear nada da culinária "local". Era tanta pessoa num único lugar que era impossível andar na área das barraquinhas e saber que a decoração estava falha com relação ao ano anterior também não ajudou muito. Sem esquecer do sol de 33ºC sobre nossas pobres cabeças. 

Para não dizer que eu voltei de mãos vazias eu consegui uma fita do dragão, que serve como amuleto para o signo do Macaco com meu nome escrito em mandarim pelo Mestre I Ming da Sociedade Feng Shui e o mascote, que mesmo não sendo meu signo é muito fofo.... Uma lembrança da primeira celebração de Ano Novo Chinês que eu participei (porque tudo na vida tem a sua primeira vez). 


Talvez o motivo seja "estou ficando velha", pois multidões não me atraem mais. Quanto mais longe melhor. Foi essa estratégia que garantiu a minha sobrevivência numa selva cheia de outras criaturas sofredoras iguais a mim. 

O ano de 2015 ou 4713 para os chineses é o ano da Cabra, ovelha ou carneiro (não estranhe por achar mais de um animal para esse ano), de acordo com o zodíaco chinês é o signo daqueles que nasceram em 1907, 1919, 1931, 1943, 1955, 1967, 1979, 1991, 2003. O legal é da para sacar a idade daquele amigo só de saber em qual ano que ele nasceu, visto que um signo se repete a cada 12 anos. 

Todo mundo zoa com os "china", mas na hora das superstições todo mundo acaba se interessando. De acordo com o zodíaco chinês e japonês, algumas características de quem é do signo da Cabra são: criatividade. A Cabra nasce sob o signo da arte. Ela tem imaginação e sabe apreciar as coisas boas da vida. Possui um temperamento calmo e detesta qualquer tipo de discórdia. Não se apressa contra a própria vontade. E apesar de sua aparente serenidade, ela é um tanto perfeccionista. (O mais legal é que essas características se aplica muito bem na pessoa que eu conheço).


 E como o animal em questão influência o ano - como o Cavalo foi para o penoso ano de 2014 para quase todo mundo, quem manda agora é a Cabra, que vem pedindo calma, compreensão e diálogo. E convenhamos, estamos precisando disso não é?

Contudo, mesmo com tanta turbulência o dia foi bastante agradável (não pela temperatura), mas pela forma em como ele se desenvolveu. O mais legal é que apesar da experiência não tão maravilhosa assim, ano que vem repetirei a dose. É o ano do Macaco!!



XIAN NIAN KUAI LE

agradeço pela ajuda * *

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Acho super bacana a forma como os chineses comemoram seu ano novo e como cada ano é regido por um animal. Eu nasci no ano do galo (se não me engano) e acho bacana saber disso haha. Gostaria de ter participado da celebração na Liberdade, mas eu também tenho pavor a multidão e com esse barrigão fica complicado me locomover.
    Beijos e feliz ano da cabra

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  2. Olha Natyy tudo bom?? A quanto tempo não visito seu blog!

    Eu estive lá sábado, e além do calor, a multidão passava a impressão de ser domingo! A única coisa que consegui, foi o último lote do chapéu chinês, nada de culinária local, cacarecos e coisas do tipo, nem pastel tinha mais. Interessante que ano passado não estava tão lotado. Acho que fiquei uns 30 minutos, não aguentei e voltei haha, também estou ficando velho para essas coisas. A Liba é pequena demais para uma comemoração tão grande.

    Abraços Naty, e feliz ano da cabra

    ResponderExcluir
  3. Que máximo! Eu também não gosto de aglomerações, mas o desfile deve ser muito bacana de se ver. E essa cabrinha de pelúcia? Tudo de bom.
    Feliz ano da cabra ;)
    Beijos

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Haha, ri muito com sua experiência.
    Nunca participei dessa celebração, mas confesso que também não tenho muito interesse, apesar de eu amar a culinária e as tradições japonesas.
    Um grande abraço e não deixe de conferir o super sorteio lá no blog: http://goo.gl/ydeGWn

    ResponderExcluir
  5. Estou no limiar dos 30, também me sinto envelhecer a ponto de não gostar de multidão kkkk

    Mas, ainda assim, me deu vontade de me aventurar qualquer dia desse nessa celebração! Amo a Liberdade, das duas vezes que há visitei me sentir tão bem quanto me sinto em minha própria cidade... o tipo de lugar que eu sempre iria se morasse em São Paulo!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...