segunda-feira, 12 de maio de 2014

Minha Breve Experiência como All-Access Membership no Crunchyroll

Quando anime online é legal



Quem nunca assistiu anime baixado da internet que atire a primeira pedra.

É, por vezes um ato ilegal. Baixar em algum site (muitas vezes gratuito) ou através dos DVDs que são vendidos no bairro da Liberdade em São Paulo ou em eventos, onde é alegado que você não pagou pelos episódios ("se você pagou por este anime, você foi enganado"), somente pela divulgação do produto. Não que todos os animes baixados ou comprados sejam ilegais, afinal, aqui no Brasil só é considerado pirataria caso a obra já tenha sido licenciada por algum estúdio, como a PlayArte ou a Focus Film, por exemplo.

O caso do site em streaming Crunchyroll é que ele traz animes com cerca de poucas horas depois de sua exibição original (se não me engano, algo em torno de 3 à 4 horas ou até menos), devidamente legendado em nosso idioma (o português brasileiro) gratuitamente e totalmente legal, isto é, nos conformes da lei.


Crunchyroll é na verdade uma distribuidora de conteúdo asiático online que chegou oficialmente no Brasil no dia 01 de novembro de 2012, tendo as características de transmissão empregadas na versão original estadunidense. O serviço conta com uma administração própria brasileira, sem ligação com outra distribuidora no país. Além de exibir o conteúdo legendado em português brasileiro (como dito acima), os formatos variam de 480p à 1080p. Isso sem contar a área destinada às notícias e a um fórum. Recentemente, o site vem traduzindo mangás (inclusive, alguns deles em publicação por aqui) e doramas.

Há duas opções de acesso ao site: o acesso gratuito e o premium. O pacote Premium, a disponibilidade de conteúdo é maior, tendo quase todos os conteúdos à disposição, a transmissão é feita sem anúncios e com uma maior definição de vídeo podendo inclusive ser assistido em HD. Já o gratuito é bastante restringido: os lançamentos só podem ser assistidos de 5 à 7 dias - enquanto não liberados, só uma preview de 2:00 minutos -, com transmissão cheio de anúncios e com a menor definição de vídeo (480p).

Mesmo quando você faz parte do pacote gratuito, é possível sim ter acesso premium através de um Passe de Acesso Livre de 48 horas. Esse passe é exclusivo de um Assinante Premium e caso você queira ter acesso a um passe, terá que ser presenteado (recebi o meu como presente de Páscoa, para assistir Mekakucity Actors e de quebra, ainda assisti No Game No Life).

A possibilidade de poder assistir aos animes quase que imediatamente a sua exibição no Japão é o maior trunfo que o Crunchyroll tem. E ainda assisti-los em HD e em português sem anúncio é tudo que um otaku iria querer. Nada de ficar esperando aquele site disponibilizar o download, que por vezes demora dias e até semanas com relação ao lançamento japonês. Poder experimentar tudo isso em 48 horas foi fantástico e a diversidade de séries disponível no catálogo no site é imensa. Na verdade, essas 48 horas que eu pude desfrutar serviu bastante como test drive e bem, eu me senti/sinto bastante tentada a fazer a assinatura.

E o site tem suas maneiras de manipular o usuário para que ele assine aos produtos. Tudo uma jogada de marketing, afinal, os fansubs precisam receber pelo seu trabalho (sim, aqui eles recebem, ao contrário de muitos outros fansubs por aí). Essas 48 horas foram suficientes para que eu me acostumasse a assistir em HD e sem anúncios, e devo confessar, assistir com qualidade baixa e ver os mesmos anúncios desde o começo ao final do episódio é deveras irritante.

Como já verificado, existe uma "degustação", uma demonstração de 14 dias gratuitos para você pensar se vai ou não ficar com a assinatura. É quase a mesma coisa que a Catho faz, se você não quiser continuar com a assinatura e pagar, você cancela, se você quiser assinar você assina. O grande problema é que essa degustação só está disponível somente para pagamento em cartão de crédito. Olha o bullying!!


Mas não se desespere e nem jogue pedras nos administradores do site. Aqueles que são menos afortunados também tem vez de poder ter acesso ilimitado. Descartando a degustação e via Rixty, você pode pagar via boleto, débito ou transferência bancária. Simples assim...

Vendo por ambos os lados, o Crunchyroll se mostra acessível à todos, ainda mais com seu contínuo aumento de títulos na grade (seja na de animes, mangás ou doramas), de séries atuais e algumas um tanto antigas. O site proporciona comodidade para quem está assistindo. Ele dispensa os downloads e se você começar a assistir uma série, é só deixar o negócio rolar.

Por enquanto, ainda estou analisando os fatos, isto é, custos x benefícios, enquanto continuo assistindo pelo acesso gratuito com baixa definição e cheio de anúncios, já que o site onde estou baixando minhas séries atualmente (por causa de não curtir fansub x) tem se mostrado lento no processo.

É esse o futuro do anime por aqui. Infelizmente, a era da TV (aberta e fechada) já passou - muito embora ainda há poucos canais que transmitem animes por aqui. Agora é pegar ou largar!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Assino há um bom tempo o Crunchy, e embora ainda existam momentos em que o streaming fica instável, o site é muito bacana. Ainda existe muita coisa legal no catálogo americano indisponível pra gente, mas considerando o preço, ficou bem em conta contribuir um pouquinho pra indústria.

    ResponderExcluir
  2. saudações


    Conheço o Crunchyroll desde 2011 (mas o mesmo existe desde 2009). Via animes legendados em inglês nele. Quando surgiu o serviço para a América latina espanhola (em julho'2012), seria questão de pouco tempo tempo para o mesmo apartar no Brasil. Não deu outra...
    São R$12 bem pagos por mês, ao meu ver, muito embora o site não seja perfeito...

    E nobre Natália, acredito que uso "manipular" não é o mais indicado para o vosso post. Quem o acessa gratuitamente há de ter ciência das propagandas que aparecerão nos episódios, além do fato de não poder assistir os animes em qualidade 720p ou acime deste. As chamadas lá são propositais, claro, visando a prerrogativa da assinatura (é o que se pode chamar de "venda por impulso"), tal como o Netflix faz também (exemplo).

    No mais, a grade tem aumentado consideravelmente e a chegada de animes mais antigos é também muito bem-vinda...

    Muito bom, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Eu assinei a conta anual meio sem pensar. Não sou de acompanhar animes da temporada (prefiro 'maratonar' depois) e nunca tenho tempo pra assistir.

    Mas mesmo assim não me arrependo nenhum pouco! É muito bom poder assistir no celular a hora que quiser, sem se preocupar com download ou armazenamento. Estou gostando bastante dos títulos disponibilizados e da qualidade do serviço, mesmo com a internet precária daqui da minha região, o streaming flui perfeitamente.

    Além de tudo isso, assinei mais pra contribuir e divulgar um serviço tão legal, que tanto carecemos por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Bastante tentador! *w* Se eu pudesse assinaria sem pensar duas vezes, pois sofro com as fansubs, sem ofensas à elas, fazem um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Eu já usei e devo dizer que gostei muito, estou pensando seriamente em voltar! E é bom que a gente começa a falar pra que outras pessoas tb conheçam! XD
    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  6. Essa possibilidade de assistir online, mesmo com anúncios é interessante. Porém, no fim, sempre acabamos assinando, né? rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...