segunda-feira, 7 de abril de 2014

Kingdom Hearts: Chain Of Memories

"Por que neste lugar, encontrar é perder... e perder é encontrar."



O intermédio entre Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II

Depois de muita luta, a Editora Abril conseguiu autorização de ambas as partes (Dineys e Square Enix) para enfim publicar o mangá do cultuado video-game, Kingdom Hearts.

Após um ótimo lançamento do mangá baseado no primeiro jogo da série - que pode ser visualizado aqui -, a Editora Abril nos presenteou com a tão aguardada continuação: Kingdom Hearts: Chain Of Memories, esta que serve como prólogo para os eventos acontecidos em Kingdom Hearts II.

"Você vai encontrar o que procura logo adiante. Mas, para conquistar o que deseja, é necessário que perca algo de valor."
Quando um estranho encapuzado confronta Sora, Donald e Pateta com essas palavras, o trio percebe que está diante de uma pista valiosa para resgatar Riku e o Rei Mickey, presos no mundo das trevas. Mas nossos heróis estão num lugar qualquer, eles adentraram Oblivion, o castelo do esquecimento, que cobra um preço muito alto de quem se atreve a passar por suas portas.
Chain Of Memories - Corrente de Lembranças é a continuação direta do primeiro mangá/jogo que faz uma ponte para o segundo jogo/mangá.

Assim como aconteceu no primeiro título da série, quem assina a arte e o roteiro é Shiro Amano. Assim como aconteceu com seu antecessor e seu sucessor, Chain Of Memories também possui um jogo - do qual foi adaptado para mangá -, lançado para Game Boy Advance em 2004, com direito a um remake para Playstation 2.

Essa ponte serve bem ao que veio, ligar os acontecimentos de um enrendo para o outro, tendo em base sua história real, apresentando-nos personagens já conhecidos e esquecendo-se um pouco dos mundos de Final Fantasy e O Maravilhoso Mundo de Disney para dar lugar a personagens novos, como a Organização XIII, Naminé e um enredo próprio.

O título trata basicamente do tema esquecimento. É bem aquela coisa da lei da troca equivalente: uma memória por outra memória há tempos esquecida, mostrando que lembranças podem ser facilmente alteradas, e lembradas de formas diferentes dependendo de quem as lembras. 


Você deveria perguntar a Naminé qual memória é verdadeira. A sua ou a do Sora". p.113

Naminé aqui é o ponto-chave do Castelo Oblivion (numa tradução literal Castelo do Esquecimento). Ela tem um poder, através de seus desenhos de criar novas lembranças, enquanto as importantes são esquecidas e as antigas lembradas, afinal "encontrar é perder... e perder é encontrar."

Ansem possui até então, uma participação ínfima na história. O papel da vez fica para a Organização XIII, que do mesmo modo que se apresentou - enigmática, ora ajudando Sora e os outros, ora indo contra eles -, sem ao menos mostrar suas verdadeiras intenções. Quais são seus planos com o portador da Keyblade? Por que Naminé estava sob seus cuidados, fazendo seus desejos? 


Kingdom Hearts: Chains Of Memories sofreu uma certa evolução se comparada a seu antecessor. Se num primeiro momento a história se sustentava por viagens através dos mundos Final Fantasy x Disney, aqui a franquia de alguma forma aprendeu a andar com as próprias pernas, sendo este um ponto positivo da história. É bem aquela coisa: a verdadeira história começa aqui.

Shiro Amano soube utilizar diversos artifícios - que não sei dizer se estão também presentes no jogo -, conferindo-lhe características próprias. O enrendo é apresentado de maneira bastante descontraída e graças à utilização de recursos expressivos, torna-se hilário em diversas situações.


A edição brasileira segue no mesmo estilo do primeiro. Com uma pequena diferença. Ao invés de ter sido publicado na ordem de leitura ocidental, desta vez foi utilizado a ordem de leitura oriental, como nós estamos costumados a ver em mangás. E o Abril Jovem - selo da Editora Abril responsável pelos quadrinhos -, deve publicar todos os mangás da série. Kingdom Hearts II já está em andamento e é bem provável que Kingdom Hearts 358/2 Days seja publicado por aqui nesse ano.

Só faltou mesmo uma melhora na qualidade pelo preço pago. R$2,00 a mais que o primeiro título da série e com a mesma qualidade fula da Abril Jovem para quadrinhos entristece qualquer fã da franquia.

Você vai se esquecer de mim. Mas é só porque estou desfazendo os elos de sua corrente de lembranças. Quero acreditar que esses elos serão unidos novamente algum dia." p.228

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu li uma frase ali que já ouvi nos mangás do xxxHolic da pingus...opa, da Yuuko huahuahua.
    Apesar de mal ter jogado os jogos da série, gosto muito do KH, preciso me atualizar.

    Abraços Natyy

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...