terça-feira, 5 de novembro de 2013

Kingdom Hearts - O mangá oficial do cultuado videogame

Depois de quatro anos de espera, por motivos de licenciamento, Kingdom Hearts provou que não faz sucesso somente nas telas de videogame, como também na sua versão impressa.


Esgotado em todos os pontos de vendas (bancas de jornais) e com direito a uma nova tiragem, a Editora Abril mostrou que esse esforço não foi em vão. E nós fãs, agradecemos por ter em mãos esse mangá.


Como já explicados no Primeira Impressão, foi com muito esforço que o mangá, baseado na série de jogos Kingdom Hearts chegou em nossas bancas em junho. Foram quatro anos de negociação entre as partes envolvidas e o motivo principal pela demora de sucesso foi que a Square Enix (responsável por jogos como Final Fantasy) não queria autorizar a publicação do material justamente porque os jogos da série não são licenciados por aqui.

Tendo seu lançamento acontecido por aqui em junho deste ano, o mangá, que vem assinado por Shiro Amano desembarcou em nossas bancas, mostrando que o Abril Jovem - selo responsável pelas publicações da editora para o público infanto-juvenil -, acertou em cheio na sua luta. Os exemplares esgotaram-se em questões de poucos dias.

Para aqueles que já tiveram algum tipo de contato com a obra original, já estavam a par dos acontecimentos da estória. E ver quase todos os personagem pularem da tela para as páginas de um mangá foi simplesmente fantástico.

Para aqueles que não sabem, Kingdom Hearts é uma fascinante mistura de Final Fantasy e o "Maravilhoso Mundo de Disney", além de personagens criados especialmente para a série, como Sora, Kairi e Riku.

"Quando a escuridão se apodera dos corações dos seres humanos e as estrelas no céu se apagam uma após a outra, é hora de um herói entrar em ação. Para garantir o triunfo das forças do bem, esse campeão precisa aprender a controlar os poderes de uma chave misteriosa enquanto empreende uma jornada extraordinária por diferentes mundos. Para ajudá-lo, ele conta com duas extravagantes figuras que estão em busca de seu rei desaparecido.

O herói, chama-se SORA. Seus companheiros de viagem: DONALD e PATETA. E o rei desaparecido, vitorioso em tantas batalhas passadas é ninguém menos que MICKEY MOUSE. E assim a aventura começa."

Por ser uma adaptação de jogo, achei o andamento da coisa toda muito rápida. Claro, enquanto nos jogos temos que procurar nos cantos em busca de itens, resolver quebra-cabeças e derrotar todos os monstros, o mangá mostra a história o mais simples possível. A narração. Aquela presente em diversos vídeos que se abre quando se passa uma fase. Simples assim.

A estória flui livremente e a arte de Shiro Amano só contribui para que isso aconteça. Ela é limpa e simples, sem o uso de muitos detalhes mas sem perder o tom característico dos mangás, mesmo para com os personagens da série Final Fantasy. Tudo foi feito para que ambos os mundos, com suas adversidades sincronizassem de maneira mágica. Afinal, estamos falando de Disney e sabemos que seus traços são leves, mostrando o lado mágico da coisa toda.

A coisa se torna toda mágica pelo simples fato dos mundos estarem de alguma maneira interligados. Somos, junto de Sora, convidados a visitar o País das Maravilhas de Alice, ou a Terra do Nunca de Peter Pan ou então Atlântida junto com a Pequena Sereia, trancado as portas, combatendo o mal e seus respectivos vilões. A graça na coisa toda é essa junção, que trouxe nostalgia durante toda a leitura.

Para completar a coisa, a um capítulo final especial, onde Sora visita o mundo de Pooh. Com a utilização de algo supérfluo (como ajudar Pooh a encontrar mel), a história torna-se muito prazerosa de ler. Ainda mais visto após todos os acontecimentos para salvar o mundo das trevas dos Heartless.

Diferentemente do que estamos acostumados, Kigdom Hearts segue o modo de leitura ocidental e não oriental. O motivo para isso está explicado nas primeiras páginas do volume um: "Um pouco por originalidade e extravagância (o leitor japonês acha curioso ler quadrinhos ocidentais, assim como nós achamos divertido lê-los à moda japonesa), um pouco porque utiliza personagens Disney. Por esse motivo, a edição brasileira, como a nipônica, é paginada à moda ocidental." Ou seja, foi assim que essa primeira série de mangás de Kingdom Hearts foi publicado por lá. 

Contudo, a Editora Abril garantiu graças ao sucesso de vendas que irá trazer a continuação do mangá e sim, este será paginado à moda japonesa, como nós estamos acostumado a ler.

E para nossa alegria! O Abril Jovem irá publicar todos os mangás da série: Kingdom Hearts II (5 volumes em andamento), Kingdom Hearts: Chain of Memories (dois volumes, finalizado) e Kingdom Hearts 358/2 Days (cinco volumes, completo). Não se sabe qual será a ordem, só que isso deve acontecer em 2014.


"Sora disse 'adeus' enquanto acenava... E se despediu de seus novos amigos."

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...