segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tio Patinha$ - Moby Dick

Adaptações de obras para outras mídias são contantes, seja de um mangá para anime, filme ou de um livro para filme e quadrinho e por aí vai.


Com Moby Dick não foi diferente.


Originalmente lançado em 1951, o romance Moby Dick, de Herman Melville narra a épica façanha do Capitão Ahab à caça de seu arqui-inimigo, o "diabólico" cetáceo que, durante o primeiro e dramático encontro dos dois, lhe arrancou uma perna.

Com esse enredo temos uma releitura em quadrinhos tendo como protagonista Tio Patinhas em busca da sua moeda número um. Aquela da qual ele começou sua fortuna e que está dentro da barriga da Baleia, junto de outros tesouros, conferindo assim a Moby Dick o apelido de Baleia-Banco.


Nada mais apropriado para uma história com o Tio Patinhas hein?

Não tenho costume nenhum em ler histórias em quadrinhos que não seja mangá. Contudo, esta obra me chamou a atenção desde sua aterrissagem nas bancas mês passado devido a sua temática. Não! Eu não li Moby Dick, de Herman Melville, porém conheço a história por cima, assim como muitas outras pessoas.


Contudo, isto não é um empecilho. Aliás, é até bom, pois não entramos no modo automático de "comparação" de uma obra para com a outra, como acontece em quase tudo que possui adaptações.

A história aqui é narrada não pelo Tio Patinhas, mas pelo Donald, que nesta adaptação possui outro nome, assim como outros personagens que fazem parte da história do pato mais rico da Disney, inclusive o próprio, que nesta obra é o capitão da embarcação.

Por mais que seja uma adaptação, a história flui de maneira simples. É ótimo para ler caso você deseja distrair ou se você está atrás de um clássico para pura e simples diversão. Nada que precise pensar muito e não é muito longo, sendo um gibi de aproximadamente 80 páginas.


É claro que por mais que seja uma adaptação, mesmo as personagens fazendo sem papel elas não perdem em nenhum sentido seu carisma inicial, que já está marcado em todos. Aqui, Tio Patinhas, mesmo sendo o capitão Qhakhab não deixa sua paixão pelo dinheiro para trás, Donald continua se estressando por nada e Huguinho, Zezinho e Luizinho estão lá para atormentar Donald, sendo eles guerreiros de Kovolovo. Confusão é o que não vai faltar.

É igual a outra história já adaptada pelo estúdio Disney (Volta ao Mundo em 80 Dias). É uma nova maneira de você aprender uma estória que talvez venha a ser chata ou desinteressante.


A edição nº580 do Tio Patinha$, assim como outras edições é trazida por aqui pela Abril Jovem, o selo responsável por publicações voltadas para o público infanto-juvenil da Editora Abril e possui um preço singelo e acessível à todos.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gente eu adoro esse tipo de adaptação. Li Moby Dick quando adolescente e tenho um mega fraco por essa história. É daquele tipo que tem tanto carisma que meio que se imortaliza, muito massa quando alguém se interessa em trazer esses clássicos para outro formato além do livro clássico.

    Eu gosto tanto dessas coisas que tenho coleção aqui em casa, tenho a Divina Comédia e Viagem ao centro da terra da Disney e alguns clássicos da literatura brasileira também e eles custaram bem mais que a sua edição.

    Valeu pela dica, cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    faz tempo que não leio um quadrinho como este, e Tio Patinhas sempre remete minhas lembranças à histórias densamente interessantes e de prestígio.

    Ótima dica, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...