quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Interagindo #04 desvendando o Nyan Cat

A popularidade de um miado em loop



Ame ou Odeie

Nyan Cat é um vídeo upado no YouTube em abril de 2011, que acabou tornando-se mais um meme/viral da internet , recebendo 1 milhão de visualizações em apenas duas semanas. Veja Nyan Cat [original]

O vídeo bombou, se tornou popular e fez muita, mas muita gente amar e odiar seus "nyan" em loop, contando até com versões de 3 horas e até exagerados 10 horas. Haja miados.

Nyan ou nya é o equivalente japonês para o miado/choro do gato, a.k.a o nosso miau ou meow no inglês. Significando de Nyanyanyanyanyanyanya! ao pé da letra, miau-miau-miau-miau-miau-miau-miau-miau!. Essa música na verdade seria um loop infinito (de 3:46) dos miados de um gato. Simples. Essa música, aliás, é interpretada pela vocaloid Hatsune Miku criado por daniwell, sendo conhecido somente dentro do fandom de vocaloid até seu cover estourar com a versão que estamos acostumados. Veja o vídeo no Niconico. "A conta do YouTube associada a este vídeo foi encerrada devido a várias notificações de terceiros sobre a violação de direitos autorais."

O cover foi feito pela Momomomo utilizando a o sintetizador de voz UTAU (Voicebank semelhante ao vocaloid, sendo um software grátis dando possibilidade de editar e utilizar a própria voz) Momone Momo no site NicoNico Douga (YouTube japonês) em janeiro de 2011, na versão conhecida por nós, seres mortais.

【UTAU】Nyanyanyanyanyanyanya!【桃音モモ】【ミクカバー】: Niconico  YouTube

Outro usuário (saraj00n), dessa vez do YouTube uniu o útil ao (des)agradável. Combinando uma animação de gato com a cover da Momo Nyanyanyanyanyanyanya!, upando o vídeo no dia 05 de abril de 2011 sob o título de Nyan Cat, onde o vídeo tornou-se o que sabemos dele hoje.

A Pop Tart Art é uma animação simples de 8-bit representando um gato cinza voado pelo espaço em loop.


Houve, contudo, diversos debates sobre a originalidade da música entre os não fãs de vocaloid (só de Nyan Cat) e os fãs de vocaloid. O primeiro alega que Nyan Cat veio primeiro, enquanto o segundo (fãs) defendem que é uma original song produzida por daniwell. Aliás, esse debate deixou uma má impressão para ambos os lados. 

A música pode ser facilmente encontrada na internet e há também dois CD's oficiais contendo a faixa: Nyan Cat foi um álbum produzido pelo selo EXIT TUNES (bastante famoso por lançar os EXIT TUNES PRESENTS em compilações de músicas "famosas"). É o primeiro álbum oficial de daniwell, contendo 22 faixas cantadas por Hatsune Miku e pela UTAU Momone Momo. Além do cover Nyan Cat - que abre o CD - outras músicas se fazem notáveis como Nekomimi SwitchNyanyanyanyanyanyanya! (versão original). A música Nyanyanyanyanyanyanya! também está presente no álbum EXIT TUNES PRESENTS Vocalonation feat. Hatsune Miku.


Concluindo. A música Nyanyanyanyanyanyanya! é uma música original de vocaloid, interpretada pela Hatsune Miku. Mas a versão utilizada para o vídeo trata-se de um cover interpretado pela UTAU Momone Momo.

Ninguém sabia, mas temos uma UTAU mais famosa que a Kasene Teto.

Dica: para assistir os vídeos do Niconico sem ser cadastrado, basta colocar .am logo após o .jp.

Uma espiadinha básica: Nyan CatNyanyanyanyanyanyanya!Nyan CatVocaloid Brasil

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Saudações


    Olha só, mas...
    Oh my, nobre...XD

    Tem um vídeo de Nyan Cat cuja duração é de 10 horas. Se topares a empreitada: https://www.youtube.com/watch?v=wZZ7oFKsKzY.

    Interessante frisar que o conteúdo presente no post é muito bom. E isto não é um elogio vazio.

    Siga me frente, nobre Natália.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. UHahuauha não acredito, tipo, sabia que isso era oriundo do Fandom (4chan, ooii??), mas não sabia que a linda da Miku era a precursora do Nyan [multiplique por quantas vezes achar que consegue xDDD]

    Adorei Natyyy, mereceu 1+!

    Abraços do tio

    ResponderExcluir
  3. Então, eu não manjo nada dessas coisas, mas só de saber que é da Hatsune Miku e tal, já me sinto mais ifnormada IUHEUIHAUIHEUIA Não sabia que havia tido confusão por causa do Nyan Cat (eu aturei as 10 horas desse trem e olha, foi HARD, mas é tão divertidinho)

    Beijos, Mayara
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...