sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Shingeki no Kyojin: O anime de 2013

Gigantes populares comedores de gente!






Quando um anime alcança um certo tipo de popularidade, ele acaba agradando várias massas: aqueles que investiram para isso, o aumento das vendas de mangás, o interesse de uma editora em publica-lo por aqui - esquecendo-se totalmente dos títulos em hiatus -, mimimis nas redes sociais pela internet afora e o que muitos fãs esperam: um anime de qualidade.




Cotado a ser o favorito de 2013 antes mesmo de sua estreia, Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) chamou a atenção de muitos, inclusive da blogueira que vos fala. Não à toa que a Editora Panini correu para lançar esse mangá por aqui, aproveitando a onda do sucesso gerado. 

No Japão, uma edição da revista onde o mangá é publicado chegou a esgotar com direito a uma nova impressão e o mangá chegou a ficar algum tempo no topo dos mais vendidos, antes destinado somente a One Piece.

"A história de Shingeki no Kyojin gira em torno de uma humanidade que vem sendo exterminada por gigantes. Porém, alguns seres estão dispostos a mudar a história e formar um exército de ataque aos seres assassinos. É assim que entra Eren, nosso protagonista, que após ver sua mãe ser devorada por um gigante decide que não deixará nenhum deles vivos e buscará sua vingança completa."

O anime pode ser visto para alguns como algo sanguinário e desnecessário. Mas, se fez tanto sucesso, vale uma atenção não é?

Os titãs, aqui peças essenciais são um segredo até para a humanidade. Ninguém sabe da onde surgiu, nem porque eles existem, mas é fato que eles estarão lá para comer vocês. Se você já teve algum tipo de contato com a Mitologia Grega (não Saint Seiya) verá que esses titãs são quase idênticos ao citados no início de tudo, onde alguns são brutais e outros sábios e sensatos.

A humanidade aqui se resumiu a cidades situadas no interior de três muralhas e houve 100 anos de paz, onde não houve nenhum ataque para com os humanos, até que aparecesse um titã colossal (50 metros) e acabasse com a primeira muralha, obrigando os sobreviventes a fugirem para a próxima muralha, restringindo ainda mais a humanidade. Não há nada que especifique as nacionalidades, mas fica claro a predominância dos povos europeus, como alemães e russo, não se limitando somente a eles. 

No decorrer dos episódios vemos um trio se adaptando a essa nova vida e consequentemente entrando para treinamento, a fim de conhecer mais sobre seus inimigos e em como derrotá-los. Eles são os personagens principais da série: Eren, Mikasa e Armin. É deverás interessante poder acompanhar todo o desenvolvimento dos três amigos, não se resumindo somente neles, mas nos outros personagens presente na obra. Cada um está ali por um motivo e o medo como um sentimento dominante.


Essa estória tem um quê de "desapega", justamente por causa do desfecho entre o encontro de um homem contra um titã, ficando impossível saber o resultado, mesmo que seja um soldado experiente. Não se apegue a um único personagem, ele pode não estar vivo no próximo episódio.

Não é à toa que já houve uma comparação feita dos titãs para com os zumbis. Afinal, ambos comem humanos e são uma praga! Contudo, por mais que eu odeie essas criaturas (os zumbis) eu vejo os titãs puramente como os predadores da humanidade. Para ver zumbis, favor assistir The Walking Dead, High School of the Dead e outros.


Contudo, no decorrer dos seus iniciais 25 episódios - já que se especula uma segunda temporada, tamanho o sucesso -, começamos a compreender que os titãs são algo muito além e que o maior inimigo da humanidade não são essas criaturas, e sim a própria humanidade, o próprio ser humano. É certo que a humanidade é obcecada pela própria destruição e quando mais adentramos na estória, mais isso fica claro. Pois nem todos os titãs são o que parecem.

Não à toa o anime foi comentado nas mais diversas redes sociais, com inúmeros memes e que deve ter tornado a vida de muita gente um inferno. Eu mesma descobri várias coisas à cerca da produção enquanto tentava lutar contra minha preguiça para assisti-lo. Por isso, ou você acompanha um anime da temporada ou acompanha via memes. É impossível não saber do que se trata a estória e suas reviravoltas estando conectado.



O mangá de Shingeki no Kyojin foi produzido e ilustrado por Hajime Isayama, e sua versão em anime teve estreia no dia 06 de abril de 2013, na tão popular Temporada de Primavera, sendo exibida por algumas emissoras japonesas. Essa primeira temporada conta com 25 episódios e 1 OVA e foi exibida até dia 28 de setembro de 2013, sempre com episódios semanais.

Produzido pelo Wit Studio - fundado por produtores da Production I.G -, Shingeki no Kyojin, também conhecido como Attack on Titan conta com uma bela animação e cenas de tirar o fôlego, especialmente as de ação e as sanguinárias. Um aviso, se você não curte ver essas coisas, não pressione e passe longe do anime. Nada é censurado.


Além disso, foi realizado um trabalho muito gratificante por parte da trilha sonora que compõe o anime. Foram dois temas de abertura: Guren no YumiyaJiyuu no Tsubasa, ambas interpretadas pela banda Linked Horizon e dois temas de encerramento, com Utsukushiki Zankoku na Sekai de Yoko Hikasa e Great Escape interpretada por Cinema Staff. A trilha sonora não se limita apenas em suas openings e endings, indo além de suas backgrounds, que são maravilhosas e ambientadas, conferindo-lhe emoções únicas.

Vendo por um âmbito geral, Shingeki no Kyojin provou - desde seu primeiro episódio - que é um anime empolgante, surpreendente e emocionante, que tem tudo para dar certo, não se limitando - assim espero - somente a essa temporada.


Por enquanto o anime segue em hiatus, aguardando confirmação para sua segunda temporada. Tempo este necessário para não incluir em sua animação fillers desnecessários, que provou ser uma maldição no mundo dos animes. O mangá segue firme e forte com altas vendas, com previsão de ser encerrado em seu 20º volume. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Minha irmã acompanhou a primeira temporada desse anime, eu achei mal, cruel e sanguinolento... Gente eu sou fã de shoujo, não fui feita para essas bebidas pesadas, sou mole, choro fácil... #MeJulgue

    Mas, acho importante falar sobre o anime, porque faz sucesso e tem seus fãs néh?!?! Respeito todos os gêneros e gostos, mesmo os gostos dos quais não compartilho.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Ao meu ponto de vista, o ano que se passou apresentou obras bem melhores para serem descritas como "o anime de 2013". Entretanto, se minha pessoa recair aqui unicamente no dito popular (chamada de atenção), certamente Shingeki no Kyojin estará no top'3 do referido período.

    Até hoje confesso que chorei no primeiro episódio e não nego isso de forma nenhuma. Entretanto, vejo o hype sore este anime como muito exagerado. E a animação não me pareceu tão estonteante, pois em alguns episódios tal característica se mostrou muito falha (o período para a execução de tais capítulos provavelmente foi um dos fatores, bem como o fato do estúdio em questão ser novo ainda e ter pego logo esta obra para os eu primeiro trabalho).

    Entretanto, o plot é instigante.
    Shingeki no Kyojin não é um anime que anseia por um final feliz, muito pelo contrário.
    A obra deseja, unicamente, passar a mensagem de que a humanidade não tem salvação (em meu ponto de vista isto, pois não consigo imaginar a humanidade se salvando nesta obra).

    No mais, foi um bom post de sua parte, nobre. Grato pelo mesmo.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Quando vi esse anime, percebi que seria simplesmente uma tensão total. Não sou fã de violência, mas achei a ideia genial e bem utilizada, porque o autor consegue transmitir como uma guerra pode ser um pesadelo, onde tudo é inesperado e a esperança constantemente abalada.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...