quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Saiu na Revista #14 Neo Tokyo 88

Mudança de editor numa revista resulta em três coisas: ou a revista cai a ponto se der cancelada, ou ela continua a mesma, ou ela melhora.


Com a revista Neo Tokyo, no entanto, a mudança foi sentida e na edição 88 novas seções entraram para o catálogo da revista, trazendo animação e confiança a quem lê, podendo ou não continuar assim.


Na Neo Tokyo 88 tivemos a estreia das seções Manhwa (quadrinhos coreanos), Gibis (quadrinhos brasileiros inspirados em mangás/animes), Livros (literatura japonesa ou relacionada) e doramas (adaptações de live action japoneses). Contudo, de acordo com o editor Renato Hack, em breve teremos mais novidades, incluindo até um espaço dedicado à bandas orientais, e ao que tudo indica, deve acontecer na edição 91.

Dessa vez vou me centrar em comentar as novidades e a matéria de capa.

CONHEÇA OS HEREGES BÁRBAROS DO ORIENTE é tecnicamente uma resenha do livro Xogum, escrito por James Clavel e publicado originalmente em 1975. Difícil não ler a matéria e ficar curioso(a) com o livro, do qual, talvez eu até tenha em casa. Um porém a matéria foi a falta de informações, tais como se existe versão em português, qual a editora responsável, ano de lançamento em terras tupiniquins... Sério, isso ajudaria muito. Fiquei imaginando se por acaso o livro citado não existe em versão em português e os leitores procurando pelo livro em sebos e livrarias por aí.


Na seção doramas temos A MORTE SORRIU PARA MIM, onde nos é mostrado o filme "Sweet Rain - Shinigami no Seido (Doce Chuva - A Precisão da Morte)". Esse dorama é uma das mais variadas versões de histórias envolvendo shinigamis, criaturas tão fascinantes ao olhos de várias pessoas. Por mais que eu goste da cultura japonesa eis uma área que eu desconheço, tendo somente assistido à algumas adaptações de animes para as telonas. E tendo começo a assistir o live-action de xxxHolic e ainda não ter terminado. 


CAPA E ESPADA BRASILEIRA mostra que quadrinhos brasileiros, além de Turma da Mônica, Holy Avenger e Combo Rangers valem a pena, ou uma olhadinha com menos desconfiança. E isso já é viável sem a ajuda de grandes editoras. Basta ter um projeto e financiá-lo pelo Cartase.me, "site do qual através de um sistema de recompensa exclusiva para cada projeto você recebe apoio de pessoas de qualquer lugar do Brasil e até do mundo." Esta será uma boa oportunidade para conhecer os talentos nacionais, que muitas vezes são 'forçados' a deixar o Brasil e tentar a sorte em outros países, como Itália e EUA. 


Para finalizar as novas seções da revista, temos O SEDEX DE TOLKIEN, um manhwa que curiosamente já foi publicado por aqui. Creio eu que a finada Editora Conrad foi a que mais se aventurou nessas águas turbulentas e nos trouxe algo além do Japão. Nesse caso, temos uma análise obra "Banya - O Mensageiro" (Pok Ju Baeda/Bu Banya no original).


É interessante ver que estas matérias foram todas escritas pelo novo editor responsável da Neo Tokyo, Renato Hack. Diversifica aew.

E a tão menos importante e carro chefe dessa edição Top 10 Vilões, por Ecchi Must Die, que curiosamente parece que irá fazer parte da revista, já tendo escrito uma matéria para a edição passado. O top foi montado utilizado os critérios a seguir:

"- Design dos personagens, suas características visuais;
- "Nível de maldade", analisando seus atos como vilões ao todo, como persuasão e afins;
- Como cada um incrementa e o que significam para suas obras;
- Serem criativos e imprevisíveis;
E o mai importante:
- Serem aprovados pelo Macaco Louco!"


De uma maneira geral não foi um Top ruim, aliás, cada vilão ganhou um prêmio, como Myotismon, de "Melhor Vilão de Obras Infantis". Da lista, contendo 10 eu realmente curti alguns e aprovei. Mais, como desconheço alguns, não aprovei e senti que faltou algumas pessoas, como o vilão principal do anime/mangá de Bleach, Aizen Sousuke. Poxa, ele foi o 'responsável' para que a Rukia fosse ao mundo real, desse seus poderes ao Ichigo, fosse presa e sentenciada a morte e ainda no decorrer da história descobrimos que ele acabou com a carreira de vários Capitães e Tenentes no passado. Ou seja, foi graças a ele que a história de Bleach aconteceu.

Achei que tirar um texto de um blog pode não ter sido a melhor opção nesse caso, não que eu esteja criticando abertamente o texto (tá, eu estou), mais digamos que esse Top 10 prometeu muito e cumpriu muito pouco... Só achei legal o "prêmio" que cada vilão levou sendo o que é. Não sei se uma matéria deste tipo é legal para matéria de capa. Poxa, é o carro chefe da revista, tem que cumprir o que prometeu.

Enfim, nem todos gostamos de mudanças e algumas são realmente necessárias, seja para o bem ou não. Sofro em pensar que a revista pode vir a ter um fim, assim como aconteceu com outras do mesmo segmento - Ultra Jovem, Herói -, e torcendo para que a próxima não seja a Anime Dô.

Enquanto isto, vou torcendo para que estas mudanças sejam boas em seu contexto, e que a leitura torne-se cada vez mais agradável.

As imagens utilizadas nesse post são de autoria da Editora Escola e da Redação Neo Tokyo. Somente scaniei algumas para utilizar nesse post. Por favor, não copie!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gostei dessa seção no blog xD
    Eu gosto muito de ler a Neo Tokyo, eles têm boas matérias o/

    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...