quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Os Melhores Filmes de HQs, mas que não foram baseados em HQs



Hoje em dia os "filmes de quadrinhos" já são considerados um gênero por si só, com suas características e regras próprias.
A ideia desta postagem não é enumerar estas características mas sim apresentar alguns filmes que até parecem nascidos nas páginas de uma boa HQ.
As escolhas desta pequena lista são totalmente subjetivas, mas a ideia é que sejam filmes que tenham "cara de Histórias em Quadrinhos", e claro que será uma lista incompleta. Algumas produções mais óbvias, como Os Incríveis, ficaram de fora.
Aproveite os comentários para sugerir os seus filmes. Estou curioso.


PODER SEM LIMITES (CHRONICLE)




Poder e responsabilidade são temáticas básicas dos quadrinhos contemporâneos de super-heróis  que Chronicle explora lindamente ao mostrar a trajetória de três amigos que ganham superpoderes em um fenômeno estranho e revelar as consequências destes novos dons de maneira realista.

Inteligente, bem produzido e surpreendentemente profundo, o ótimo filme de Josh Trank honra as influências de HQs que carrega, principalmente do clássico Akira.
Não é a toa que Josh Trank dirigirá o novo filme do Quarteto Fantástico.

Direção: Josh Trank
Roteiro: Max Landis
Elenco: Dane DeHaan, Michael B. Jordan, Alex Russell, Ashley Hinshaw, Michael Kelly, Anna Wood, Luke Tyler, Crystal-Donna Roberts,Nicole Bailey, Adrian Collins, Bo Petersen, Grant Powell, Armand Aucamp, Lynita Crofford, Rudi Malcolm


CORPO FECHADO (UNBREAKABLE)


O enfoque "realista" sobre o super-heroísmo tornou-se um paradigma do gênero no cinema, principalmente diante da poderosa trilogia do Batman de Christopher Nolan. Mas se um filme realmente aborda a questão do sujeito comum que se vê diante dos dilemas e do peso de sua condição de super-herói, este filme é o maravilhoso Corpo Fechado.

Vemos David Dunn descobrir seus poderes, lutar primeiro contra suas fraquezas pessoais para apenas depois tomar consciência de seu papel e numa virada brilhante, encontrar o arqui-inimigo que todo super-herói deve ter. Tudo isto permeado por humanismo e sensibilidade visual. Um filme sobre como os heróis são antes de tudo pessoas.

Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn, Spencer Treat Clark  


DARKMAN - VINGANÇA SEM ROSTO


Provavelmente foi este filme que levou Sam Raimi a ser convidado para dirigir O Homem Aranha. E aqui temos o diretor em toda sua glória surtada, despejando suas influências da literatura Pulp e dos quadrinhos em velocidade alucinante.A mesma velocidade de sua câmera e de seu humor negro.
Como já vimos nas HQs tantas vezes, Darkman nasce de uma tragédia e parte para vingança contra aqueles que o vitimaram. E quem sabe no processo descobrir os limites entre heroísmo e vilania.

Direção: Sam Raimi
Roteiro: Sam Raimi, Chuck Pfarrer, Ivan Raimi, Daniel Goldin, Joshua Goldin
História: Sam Raimi
Elenco: Liam Neeson, Frances McDormand, Colin Friels, Larry Drake


ROBOCOP - O POLICIAL DO FUTURO



Talvez colocar a já clássica Ficção Científica de Paul Verhoeven aqui seja uma trapaça, afinal Alex Murphy não tem superpoderes, mas hoje seguramente a trágica e corajosa história do humano transformado em ciborgue e sua busca por justiça e pela própria humanidade renderia uma bela graphic novel.

O humor afiado, a violência debochada, os personagens alegóricos cairiam bem em qualquer boa história de Frank Miller e não foi por acaso que o quadrinista foi convidado para roteirizar as continuações.
ROBOCOP permanece com um dos grandes exemplos da FC distópica no cinema e sua crítica às corporações continua mais atual do que nunca.

Direção: Paul Verhoeven
Roteiro: Edward Neumeier, Michael Miner
Elenco: Peter Weller, Nancy Allen, Dan O'Herlihy, Ronny Cox, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer



Rogério Prado

Rogério Prado é um ratinho francês que sonha em tornar-se um grande chefe e demonstrar a beleza de sua arte para o Mundo. Não esperem. Este é o Remy. Rogério Prado é só um cara que adora cinema, animação, quadrinhos e outras nérdices em geral. Por favor, façam uma visita a minha página: hamletprimeiro on deviantART

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi passei por aqui para perguntar se poderias divulgar uma destas imagens ou divulgar a noticia => http://am-scan.blogspot.pt/2013/08/publicidade.html
    Agradecia muito o favor ^^

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...