sábado, 13 de abril de 2013

Pegue a sua pipoca: Oz, Mágico e Poderoso


Vejamos a origem de tudo.

Oz, Mágico e Poderoso é mais um daqueles filmes que caíram na graça dos "prequel/prequela", um termo utilizado para se referir a uma obra característica  que possua elementos que ocorram antes do narrado no primeiro trabalho, que nesse caso, viria a ser "O Mágico de Oz", de 1939.


Um pouco da sinopse:
"Oscar Diggs (James Franco) trabalha como mágico em um circo itinerante, é bastante egoísta, mas é seu envolvimento com mulheres que o acaba levando para uma mágica aventura na Terra de Oz. Chegando lá, ele conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresentar para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas descobre que ela lembra um amor do passado e seu comportamento em nada se assemelha ao de alguém realmente malvado. Dividido entre saber quem é do bem e quem é do mau, Oscar se depara com um lugar rico em belezas, cheio de riquezas, estranhas criaturas e também mistérios. Vivendo este conflito, o ilusionista vai usar sua criatividade para salvar o tranquilo povo de Oz das garras de um poderoso inimigo. Para isso, contará com a inusitada ajuda de Finley, o macaco alado, e uma menina de porcelana."

Sinopse via Adoro Cinema

Foi curioso assistir a esse filme porque ele mostra as origens do tal mágico, aquele que Dorothy e seus companheiros procuram e nas bruxas más - se bem que uma já era má por natureza -, bem como na mudança pela qual o mágico passa, desde sua chegada até o que vem a se tornar sua longa estadia no local e também todo o respeito que ganha dos moradores do mundo mágico, mesmo não sendo nada além de um ilusionista.

É justamente com isso que ele ganha a confiança dos moradores, que descobrem a verdade sobre ele e é nisso que faz com que ele mude. Não somente ele, mais com relação à quase todos. Aliás, nesse filme, além de ver a origem do mago, tivemos oportunidade de ver o origem que se não me engano da Bruxa que Dorothy enfrenta no mundo mágico.

Contudo, deve-se frisar que a Disney não poderia utilizar nenhuma referência visual ao filme de 1939, porque esta pertence à Warner Bros. Contudo, tudo indica que algumas personagens que aparecem em Oz, Mágico e Poderoso são aquelas que aparecem na versão de 1939.


Achei interessante o fato desse filme começar igualzinho à sua versão original, com cenas em preto em braco - talvez utilizado para retratar a época em questão - vindo a se tornar colorida quando Oscar é transportado para Oz por meio de um tornado, mostrando assim toda a magia presente no lugar.

O filme não merece destaque somente pelas cenas lindas. Com músicas compostas por Danny Elfman (de O Estranho Mundo de Jack) e com a atuação "sincera" dos atores, temos um filme bem construído que não perde em nada por seu antecessor - só na parte musical, já que o outro tinha essa finalidade -.

Oz, Mágico e Poderoso merecia ter sido assistido em 3D, para dar mais realidade a coisa. Infelizmente, este formato não estava mais disponível no dia em questão. Realmente, uma pena!


O filme serve para aqueles que gostam de O Mágico de Oz e de filmes para se divertirem, seja com a família ou amigos. Se você curte o tipo de história e gosta de piadas bem colocadas, esta é uma boa pedida.

Então, já sabe né? Não esqueça de preparar a pipoca e boa sessão.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ainda está em cartaz? Queria tanto assistir mas acho que aqui já saiu. E tou meio ruim de grana pra ver... T_T~
    E somente ocm sue post soube d ahistoria do filme melhor hauahuah xD *pessoa fã de contos de fada, daí não importa como é tratada a historia, quer ver*

    ResponderExcluir
  2. Gente, esse file é muito bom.

    O que eu posso falar sobre esse filme? Um gênio!

    Pra você entender uma coisa, só vai gostar desse filme se você entender que ele é um prelúdio de O Mágico de Oz, ou seja, abre o caminho para esse filme mostrando como tudo começou.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...