terça-feira, 12 de março de 2013

Primeira Impressão do mangá Another

Olá!!

Voltando para mais um post do Primeira Impressão. Creio que terei muito o que escrever para vocês nesse tema. É mangá novo que não acaba mais em nossas bancas ultimamente, e como eu disse anteriormente: Estamos vivendo a Era de Ouro do Mangá em território brasileiro.

E mais uma vez a Editora JBC mostra, com este lançamento, que ocorreu em fevereiro que o jeito é apostar em títulos que fizeram sucesso em alguma das temporadas do ano de 2012. Foi o que aconteceu com Mirai Nikki e também o mangá a ser falado aqui hoje: Another.


Another foi um daqueles animes que por sorte dos "otakinhos" (aqueles que vão escrever meu nome em um Death Note por chamá-los assim) se transformou, mesmo que por pouco tempo em um meme da internet, mais precisamente do Facebook. 

Devo dizer e frisar que antes de ter o mangá em mãos me limitei somente a conhecê-lo pelo tal meme,  sendo conhecido como "Another e o Guarda-Chuva", sem antes procurar conhecer o enredo por de trás de tudo, ficando assim nas suposições sobre o mesmo.


"As decisões da turma precisam ser seguidas à risca"

Talvez, a frase, que esta presente no próprio mangá ajude a entender melhor o universo de Another.

"Tudo começa com uma historia contada pelos alunos do Colégio Yomita: há 26 anos, havia um aluno chamado Misaki que, desde o primeiro ano, era uma pessoa querida por todos ao seu redor, bom aluno e ótimo atleta. Mas no terceiro ano ele caiu na turma 3-3 e perdeu a vida em um acidente.

Os colegas de Misaki, sem saberem como lidar com a morte repentina do amigo, decidiram “fingir que Misaki estava vivo”. Porém, no dia da formatura… na hora que a foto da turma 3-3 reunida foi revelada, Misaki estava presente. Foi aí que tudo começou.

Agora, o recém transferido Koichi, terá que descobrir quem é a misteriosa aluna de tapa-olho e o que se esconde por trás dessa história toda em uma trama envolvente e com grandes reviravoltas."


É partindo deste enredo que teremos o desenrolar da história. Quem é fã da cultura oriental, mais precisamente da cultura japonesa, sabe que esse povo é muito agregado a sua cultura e religião. Por isso acredita fielmente em espíritos e maldições. É partindo desse pensamento que acredito que Another irá ter - pelo menos no mangá - uma boa história. Agora, resta saber se ela será bem desenvolvida.

Alguém se lembra que comentei sobre o guarda-chuva? Pois bem, achei que esse fato só iria aparacer mais para frente na história e fiquei surpresa em constatar que ela aparece neste primeiro volume, mais precisamente no último capítulo. Não comece a ler o seu mangá pelo fim só para ver isso.

Um exemplo do meme do guarda-chuva que circulou blogs e redes
sociais em 2012.

A Edição Brasileira

Another foi lançado aqui com o mesmo formato de Diário do Futuro: capa com laminação fosca, páginas inciais coloridas (cerca de quatro) e aproximadamente 200 páginas por volume. O papel utilizado na impressão é o brite 52g e contém impressão nas capas internas. O preço é o mesmo que a Editora optou por edições deste tipo, R$13,90. O mangá foi lançado mês passado e já é possível encontrar nas bancas o volume 2.

A edição parece ter ajudado a deixar a arte mais bela. E ainda temos o incomum uso do plástico protetor por causa da sua laminação fosca. Se você abri-lo com jeito, esse mesmo plástico poderá vir a calhar para um uso posterior, ajudando a manter seu mangá como se fosse novo e longe do pó, que ajuda a amarelar suas páginas.

A editora optou por deixar o título como no original: Another, e cada mangá virá com o título correspondente à um período. - Por exemplo, o primeiro volume é 1º Período e o segundo, 2ª Período, sendo assim sucessivamente até chegar ao 4º período, que será no quarto volume.

Primeiras páginas de Another divulgadas pela página do facebook do site Henshin.

Por que vou continuar comprando

Talvez seja pelo fato de eu querer conhecer a história que deu origem ao meme, e também para poder acompanhar o roteiro escrito por Yukito Ayatsuji, que contrasta muito bem com a belíssima arte de Hiro Kiyohara. Se um consegue escrever sobre mistério o outro consegue transpor isso para o desenho. Se minha memória não falha, a história foi adaptada de uma light novel.

Espero que a história consiga sustentar a arte e vice-versa. Este talvez é um ótimo mangá para quem procura por uma boa história - que continue assim - e a curto prazo. Ver editoras investindo em mangás "atuais" (a primeira publicação de Another aconteceu em 2010) é quase como um privilégio para nós, que moramos num país aonde tudo demora a chegar.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Saudações


    Realmente, o mangá Another é uma ótima aquisição, amiga Naty. Gostei da obra em diversos aspectos, muito embora o papel utilizado faça com que o famoso "efeito transparência" apareça em algumas páginas deste mangá.

    Ainda assim, concordo que a arte é realmente muito bonita, isto para não falar da história que aparentou ser trabalhada de uma forma mais interessante, do que no anime de Another.

    Contudo, tenhas cuidado com afirmativas como a de seu último parágrafo. Por exemplo, sobre Another, poucos são os Países que realmente publicaram a obra (e alguns mais tradicionais, no mercado de mangás, não investiram neste título ainda). Isto para não falar dos gastos com licenciamento, que costumam ser bem mais caros para as obras mais atuais.

    No mais, este foi um ótimo post seu, jovem Naty. Parabéns pelo mesmo.


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Hello ~~ ♥

    Nossa Another KKK Eu não cheguei a assistir e muito menos ler, mas conheci através da Hime que me apresentou ( me mandou um vídeo tecnicamente com o resumo do anime todo -q ) e também pelo mesmo motivo que o seu, o maldito guarda-chuva x-x' Nada contra, mas foi bem irritante esse negócio do guarda-chuva -Q
    Bem, o anime/mangá parece ser interessantes, mas e não tenho vontade de assistir pelo fato das "mortes", algumas me dão agonia... //tenso q

    Ótima postagem, se você por um acasa comprar o mangá de Katekyo Hitman Reborn ( ou como eles traduziram " Tutor Hitman Reborn " ) traz para se blog também *-* Vou amar <33

    xoxo~~♥

    ResponderExcluir
  3. Já falei várias e várias vezes que seus posts são expetaculares....

    Uma coisa que venho notando no passar de cada dia é a técnica que você vem pegando pra poder escrever, seja como leitora, como resenhista, como consumidora.... enfim.... o nível está subindo igual a audiência do seu blog!!!!

    Estou muito feliz de conhecer alguém que consegue escrever tão bem e sempre se mantendo atualizada do que está acontecendo com o mundo contemporâneo.... :)

    Mais uma vez....

    PARABÉNS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amo Another. Assisti o anime e gostei. Nem sabia que ia ser lançado em mangá, estava eu num belo dia na banca e vi o primeiro volume e comprei rapidamente, rss

    Vale a pena

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...