sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pegue sua pipoca: Detona Ralph

Olá!!


O Pegue sua pipoca # é uma meta que tracei para mim nesse ano de 2013. A meta é a de ir pelo menos uma vez ao cinema por mês. Se ocorrer de eu ir mais de uma, bom. Mais para começar, um filme no cinema por mês já é suficiente, ainda mais nesse ano, onde teremos várias estreias que merecem - ou não - uma atenção especial.

O nome da seção veio do mesmo argumento que Sheldon utiliza: "cinema sem pipoca não é a mesma coisa" - ou algo assim -, e sempre que eu vou no cinema tenho que comer pipoca e refrigerante, e de quebra quem sabe um brinde do snack bar - como um copo -.


Então já sabe né? Antes de ler, Pegue sua pipoca.



"Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha."

Sinopse via AdoroCinema

Esse filme, por algumas de suas características me lembrou muito Toy Story. Por que fazer essa comparação? Bem, talvez isso se deva ao fato de que Detona Ralph segue a mesma linha de pensamento. Se em Toy Story temos os brinquedos que sempre tiveram vida própria, só se mostrando longe dos humanos, na nova animação da Disney temos a mesma ideia. Mostrar o que acontece quando o fliperama está desligado e consequentemente o trabalho deles, quando o fliperama abre e uma ficha é colocado, dando início ao jogo.


O que vem chamado bastante atenção nesse filme é a grande interação feita pelo mundo dos games. Jogos de 8-bit como é o caso de Conserta Félix Jr. se chocam e interagem com jogos em high definition, mostrando toda uma evolução dos games, sem contar que muitos são de mundos e épocas diferentes. Vemos o que muita gente se esqueceu nos dias de hoje, jogos não ser somente gráficos, mais precisam, além de tudo serem divertido.

Ralph é daqueles vilões antigos e ele não é o único que aparece no filme. Vemos as referência a muitos outros games, o que é chamado de Easter Eggs. - não só com os vilões - de jogos clássicos. Robotinik, Bowser, Zamgief, os fantasmas do Pac Man, Bison e outros. Se você for assistir  ao filme preste bastante atenção nas cenas da Estação Central de Jogo, pois poderá ver o Sonic, Chun-Li e outros ícones dos jogos, sejam eles velhos ou os atuais andando por lá.


Aliás, antes de assistir ao filme eu fiz questão de comprar a revista Mundo Estranho edição 134, a de janeiro que respondia a seguinte questão: "Por que você não vai ver o Mario em Detona Ralph.". É simples, a Nintendo não gostou de nenhum dos roteiros apresentados e não cedeu os direitos do seu mascote para o filme. Acho que foi um golpe errado não? Ou talvez a Nintendo só esteja protegendo seus direitos? A questão é que o bigodudo não irá aparecer - para alegria de uns e tristeza de outros -.

O que me deixou mais animada e interessada para assistir ao filme foi descobrir quais seriam os dubladores brasileiros. Admiro bastante esse trabalho e ao descobrir as vozes dos personagens principais, confesso que fiquei com um pé atrás, sei que ás vezes as vozes ficam ruins principalmente se não for um ator a fazer isso.


O trabalho de dublagem deve ser feito por atores, já que não existe a profissão dublador e sim a de ator, sendo estes atores especializados em radio teatro. Contudo, para este trabalho a diferença - pelo que percebi através dos filmes para os trailers que eram em inglês - não foi tão escrota, como às vezes acontece quando um famoso que não é ator dubla.

De acordo com o site Game Reporter, as pessoas que emprestariam suas vozes para as personagens principais foram Tiago Abravanel (neto do Sílvio Santos) na voz do Ralph, Rafael Cortez, ex-CQC e atual repórter da Record como Felix Jr e Mari Moon da MTV como Vanellope. Diferente do que estava imaginando, os três fizeram um ótimo trabalho e a dublagem, por parte também de outros personagens também ficou ótima.


Assim como outros filmes da Disney - desconheço Toy Story 3 e os mais recentes -, Detona Ralph possui um belo enrendo por de trás de todo os Easter Eggs - as referências -. Além das piadas abrasileiradas - já que o texto foi adaptado para o nosso idioma - o filme tenta e passa uma mensagem para quem está assistindo. É só interpretá-la.

Ela é traduzida no começo do filme, de uma forma indiscreta pelo próprio Zamgief "Você é um vilão, mais isso não significa que é mal!". Contudo, Ralph passa por várias aventuras até consegui entender essas palavras. Eu interpretei do filme foi seja quem você for, aceite, faça seu melhor e seja feliz com isso. Vilões são programados para serem vilões e os heróis estão aí para salvar o mundo. Desempenhe seu papel. da melhor maneira possível, dentro e fora do jogo, como na vida. Nenhuma medalha vai mostrar seu valor, somente você próprio. Ver isso na pele de um vilão é diferente, pois ele não existe para fazer o bem.


Não muito importante, mais antes do filme, somos apresentados a um curta feita pela própria Disney, chamado Paperman que conta uma história de encontros e desencontros de um casal, feito somente em escalas de cinza e totalmente sem falas.

Veja o trailer dublado. Caso ainda não tenha visto o filme, corra para o cinema. Se já viu, comente o que achou dele aqui.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Saudações

    É a terceira indicação positiva que vejo deste filme. Posso assegurar que assisti-lo será uma "obrigação" para mim...

    E a sua análise ficou realmente muito boa, jovem Naty. Mas tenho aqui o que lamentar sobre a Nintendo. Ela defendeu sim o seu direito natural sobre os universos que criou (Mário por exemplo), mas não participar de uma aventura destas acredito que tenha sido uma má decisão...

    Enfim...
    Ótimo trabalho, Naty.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei esse filme!!!

    Só faltou ter um pouco menos de açucar.. hahaha

    meus dentes estavam doendo só de ver os cenários da corrida....

    O post está muito bem escrito!!!

    Estou aguardando os próximos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. O filme é ótimo.

    Foi um longo caminho desde que a Disney comprou a Pixar e John Lasseter (diretor criativo do estúdio da lâmpada) assumiu o comando da Walt Disney Animation Studios. E foi um processo tumultuado também, mas tudo indica que agora a Disney reencontrou seu lugar na Animação contemporânea.

    O inspirado Enrolados foi excelente e Detona Ralph provou que o estúdio recuperou sua força criativa.

    Quanto ao MARAVILHOSO curta Paperman? Para mim já é um "pequeno clássico" da Animação.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...