domingo, 9 de dezembro de 2012

Um passeio qualquer pela Livraria Cultura

Foto retirada do site Livraria Cultura
Olá!!

Era para este post ter sido no lugar do último Saiu na Revista, contudo, eu acabei esquecendo desse fato e ele passou despercebido.

Hoje, aliás, assisti ao final da trilogia criada pelo Christopher Nolan, Batman O Cavaleiro das Trevas, e salva exceção do jogo Lego Batman, nunca falei sobre meu super-herói favorito aqui. Digo, dos filmes. Entretanto, o post ainda precisa ser preparado e assim que ele estiver concluído eu coloco aqui para vocês!!

Ir a Livraria Cultura é igual e diferente a ir a uma Bienal do Livro. Igual por ser um Paraíso na Terra que funciona de segunda a domingo e que abriga uma quantidade enorme de livros e diferente por ser apenas uma livraria, não um evento que acontece de dois em dois anos que possui grande repercussão dentro e fora do Brasil.


Nunca tinha ido a Livraria Cultura, e ao adentrar ao local, me senti como se estivesse no Paraíso. Talvez alguns ache que estou exagerando, contudo, para quem lê e entra num lugar cheio de livros, é exatamente essa sensação. Um Paraíso na Terra (como coloquei na legenda de uma foto publicada no twitter).

Além de andar por um túnel, exatamente como eu chamaria aquele corredor cheio de livros, a primeira coisa que me deparei foi com uma estante que trazia, como destaque, o livro Morte Súbita, da J.K. Rowling. Uma surpresa, pois segundo fontes (sites especializados) o livro só chegaria as livrarias dia 05, e não dia 02.

Fui com o dinheiro contado, somente para um livro. E antes de sair de casa, havia me decidido a comprar Kaori 2 da Giulia Moon. Infelizmente, ou felizmente, o livro pelo qual eu procurava não tinha nenhum volume disponível. E bateu a dúvida sobre qual livro levar.

Foi uma surpresa bastante agradável poder ir à essa livraria. Nunca vi um lugar tão cheio de coisas diferentes. Eram livros e mais livros, tanto as edições nacionais como as estrangeiras, e também outras coisas, como marcadores de livro magnéticos, agendas, CD's, DVD's etc.


Já tinha ouvido falar desse lugar e fiquei curiosa com relação ao poder pegar um livro e lê-lo, lá mesmo, sem nem tê-lo comprado ainda. Comprovei isso com meus próprios olhos, já que abri alguns livros e não ouvi nada do tipo "não é permitido ler aqui". Aliás, havia várias pessoas sentadas, próximos a pufes ou até mesmo em poltronas, lendo o que eu achei que fosse, o primeiro capítulo dos livros.

Essa é uma ideia boa, pois além de dispor de um lugar para descansar, não haveria aquela surpresa de julgar o livro pela capa. Eu mesma cheguei, mesmo que por pouco tempo, a ler um pouco de Morte Súbita e 1Q84 de Haruki Murakami.

O lugar, além de contar com o térreo, conta com outros dois andares: um para sessão infantil e mídias eletrônicas, como CD's e DVD's e outro para livros técnicos e dicionários, que são muito variados.

Sem querer comparar, mais nem em uma Saraiva Megastore eu tinha visto tamanha grandiosidade. Até banheiro tinha no local, que devido as circunstâncias, não o utilizei. A decoração era diferente tornando-o um local mais agradável ainda, se é que isso era possível.


Até os caixas são diferenciados. Em vez de ser num canto da livraria, é quase no meio da própria.

Aproveitando minha indecisão, foi difícil escolher qual livro comprar: 1Q84 ou Morte Súbita? Porém, graças a um desconto do +cultura (programa de pontos da Livraria Cultura), o escolhido foi Morte Súbita, que estava com desconto. É óbvio que virei cliente +cultura e espero poder comprar mais na livraria, seja pelo site ou pela loja física.

Além do livro, ainda adquiri um ecobag da própria livraria

Se você mora em São Paulo (desconheço local de outras livrarias cultura, se é que existem no estado de São Paulo) não deixem de conferir. Ela fica localizada na Av. Paulista, no Conjunto Nacional, próximo ao metrô Consolação e funciona de segunda à sexta das 9h às 22h. E de domingo das 12h às 20h.

Presépio do Conjunto Nacional
Não deixem também de conferir o site www.livrariacultura.com.br.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Que linda! E é enorme! ^O^. Aqui,nós só temos a Saraiva,do Manauara Shopping. Digo, "só" porque é a única em tamanho: todas as vezes que entro não tenho mais vontade de sair (não de mãos vazias,lol).
    b l o g

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano eu já estive nessa livraria! É bem grande, e me impressionei com a quantidade de livros que tinha já que as que eu costumo ir não eram tão grandes e com tantas opções para comprar.

    Quando eu for de novo pra São Paulo espero dar uma passada lá de novo :3

    ResponderExcluir
  3. Saudações

    Instigaste a minha curiosidade em fazer algo parecido, jovem Naty. Aqui em Curitiba a Livraria Cultura completará um ano de existência, e ela é relativamente grande também (localizada no Shopping Curitiba).

    Seu post ficou muito bom. E realmente, estar dentro de tal livraria é como estar em um paraíso, sem maiores exageros.^^


    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, um paraíso!
    Olha só aquele espaço da foto que vc tirou do alto!!
    O máximo próximo a isso que temos aqui no Rio é a Fenac, na Barra, mas lá não é apenas livro e não me parece que há tantos títulos disponíveis assim.
    Temos as megastores da Saraiva e Siciliano, mas, de novo, não me parecem tão megas assim se comparadas com as suas fotos.
    Engraçado que, por mais que goste de livros, raramente vou a uma livraria. Tenho me habituado a comprar pela internet, que é muito mais barato, podendo aproveitar promoções relâmpagos de vez em quando.
    Mesmo que não for para consumir, tenho certeza que é um ótimo lugar para um encontro e assunto não vai faltar (claro, desde que o outro também aprecie livros, rs).
    Bjins!

    ResponderExcluir
  5. Existem sim outras lojas da Cultura, mas nenhuma como esta do Conjunto Nacional.

    Aliás ali naquele espaço funcionava um cinema da era pré-multiplex, o Cine Astor, daqueles que reuniam cerca de mil pessoas na mesma sala. Por isso o tamanho e o pé-direito impressionantes do espaço.

    Quando voltar lá dê uma subudinha ao terraço para ver uma bela vista da Avenida Paulista.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...