quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Wolverine - Arma X

Olá!!

Não é sempre que vemos uma história em quadrinhos ser transformada em livro. Geralmente, essa história em quadrinhos acaba se tornando filme, série ou desenho animado.

O livro que venho lhes falar hoje é a versão romanceada da clássica história em quadrinhos Arma X, escrita e desenhada por Barry Windson-Smith. Esqueça tudo o que você viu no filme X-men Origins: Wolverine. Pois aquilo é pouco filme para muita história. 

Este livro já foi lançado a algum tempo em solo brasileiro. Mais precisamente há exatos 6 anos, já que seu lançamento se deve em dezembro de 2006. Na época em questão, lembro do meu irmão tê-lo comprado, era, se não me engano na época em que tentávamos comprar HQ's da Marvel, como X-men e X-men Extra. Infelizmente, logo passei a colecionar mangás, contudo ainda tenho as revistas guardadas... 


"No passado ele foi um valioso agente das forças especiais canadenses. Agora, porém, o homem conhecido apenas como Logan enfrenta tempos difíceis. O alcoolismo, a lembrança de uma desastrosa missão na Coréia do Norte e um sinistro segredo conhecido apenas por ele mesmo castigam sua alma atormentada.Reduzido ao nível de um vagabundo briguento e criminoso desprezível, em fuga após um assassinato, ele é repentinamente capturado e levedo para um complexo de de pesquisas científicas nas Rochosas Canadenses. O objetivo: torná-lo cobaia de um ultra-secreto experimento. Sob a direção do brilhante, inescrupuloso e enigmático Professor, Logan inicia um agonizante processo de transformação para domar seus poderes mutantes e se transformar na "Arma X"- uma implacável e indestrutível máquina assassina, um arauto da destruição com garras retráteis de metal mais resistentes do que diamante e habilidade de se regenerar após qualquer ferimento. Porém, enquanto a mente e o copo de Logan são torturados por aqueles que buscam dominá-lo, seus algozes subestimam a força de vontade, herança secreta e destino maior do herói - provocando resultados ainda mais catastróficos.
O objetivo: torná-lo cobaia de um ultra-secreto experimento."
Sinopse via Skoob

 O que torna este livro diferente dos demais? A resposta é simples e já foi dada acima: é uma versão romanceada de uma história clássica dos quadrinhos. Foi interessante ver como as personagens, inclusive as cenas, tanto as de matança como as mais calmas são retratadas aqui. E isso acontece justamente por não recorrer à recursos visuais, já que ilustrações não seria proibidas, contudo, foram inutilizadas na obra.

Como o nome já deve dar o que falar, descreve detalhadamente, - até demais -, em como Logan, ou para muitos Wolverine conseguiu o esqueleto de adamantium que possui. E devo avisar desde já: se você for fraco para coisas como sangue, matança, tortura e outras coisas, mesmo que em livros, NÃO O LEIA.

Se você assistiu ao filme X-men Origins: Wolverine, saiba que ele não foi uma cobaia voluntaria para o experimento, e sim foi levado a força e tratado como um animal que deveria, após ser duramente torturado, ser transformado em uma arma para matar e consequentemente ser conhecido como a arma x.

Marc Cerasini soube dar vida ao livro, mostrando em apenas 320 páginas é sim possível transcrever uma HQ para livros e deixar transparecer toda a grandeza que a HQ teve.

Um fato que me chamou a atenção, durante a leitura, foi que a história não acontece num linha linear. Além de presenciarmos a dura transformação pela qual Logan passa, temos também uma segunda narrativa, que se foca no passado do mutante, durante uma missão na Coreia do Norte.

Até a descrição das personagens ficaram divinas, cada uma com sua personalidade, suas características e medos durante o tempo que ficaram envolvidos no projeto.

Como não conheço a obra original que deu origem ao livro fica difícil falar dela no contexto dessa resenha. Só que infelizmente, como nem tudo são flores, o livro tem lá seus problemas, como por exemplo, a ortografia. Para começar, o nome do autor: ele está escrito corretamente na capa, Cerasine, enquanto no miolo, acima de cada página, vem como Serasine.

Não sei quantos livros de bolso a Panini lançou, contudo, deveria ter dado alguma importação maior aos erros ortográficos. Se bem que eu li com a antiga ortografia, então, encontrar palavras como Coréia - com acento - é estranho.

Além disso, não sei se a adaptação foi feita igual ao original, respeitando sua formatação e confesso que senti confusão durante a leitura. Até certo ponto, é possível encontrar espaços que separam um acontecimento do outro, contudo, no decorrer da história, esses espaços simplesmente desaparecem e é complicado distinguir o que é cada coisa, como as personagens envolvidas, o pensamento de Logan etc.

Se a Panini fosse relançar esse livro, espero um tratamento melhor em relação as questões citadas acima.

Não sei dizer aonde o livro pode ser encontrado. Contudo, vale uma busca pela site da Comix, ou mesmo da Panini. E quem sabe uma visita à sebos especializados em quadrinhos? Se você é fã de HQ, X-Men ou Wolverine, é um obra que você não pode deixar de ter na sua estante.

O livro foi lançado em dezembro de 2006, pela Editora Panini e pelo preço de R$15,90.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não sou muito fã de Wolverine, hq e coisas do genero.... mas acima de tudo aprecio uma boa leitura..... parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. eu nunca compro HQs :T tenho dificuldade pra entender os arcos e a cronologia @__@

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...