terça-feira, 3 de maio de 2016

Por que eu escrevo? 7 anos de Naty in Wonderland

E mais um ano se passou. Já se passaram 7x365 dias e muitas horas, das quais algumas delas foram dedicadas a este cantinho. Claro que, se comparada com o começo, há sete anos atrás, elas eram superiores a de agora. Gosto de ter vida social.  Às vezes bate uma culpa? Bate, mas o blog não enche mais meu ego como antigamente. Ele ainda enche. É legal postar um texto (especialmente aqueles que se gastou horas aperfeiçoando-o) e ver os comentários pipocando na caixa de mensagem. Sempre quis ser popular. Ter trocentos comentários por post. Mas geralmente, gosto desse anonimato. Não dá trabalho. E às vezes dá o maior trabalhão. 

Quem acompanha o meu País das Maravilhas viu as mudanças. Infelizmente elas acontecem. E com isso uma onda de sumiço. Pessoas que antes liam o blog, hoje não tem tempo, hoje não tem blog, hoje não gostam de se expandir. Não sei como as pessoas conseguem escrever só sobre um determinado assunto. Eu não consigo. O blog é uma prova viva disso. O Naty in Wonderland sempre foi assim, um pouco de tudo, às vezes arrumado, às vezes bagunçado. E na maioria das vezes, a bagunça que é dentro da minha cabeça, a mistura de estilos, as mudanças no gosto. 

Antes o foco era japão e sua cultura. Anime e mangá para ser mais exato. Livros eram poucos, eram tímidos. Não tinha a experiência para escrever resenhas, mas com o tempo fui me aprimorando cada vez mais. Séries no geral são difíceis e música então nem se fala. Tem tanto animes que eu assisti e que nunca chegaram ou talvez nunca chegarão no papel, quem dirá aqui, na sua tela. Eu odiava quadrinhos americanos. E olhe onde estou hoje. Lendo mais o formato americano que o formato japonês. Influências ajudam e a diversidade também. Faz bem, nos faz ver outros horizontes.


Eu mudei. Os textos mudaram. O foco mudou. O público mudou (mas ainda tem aqueles que continuam fiéis). Tem textos publicados nesses 7 anos, que eu tenho vergonha de mostrar, pela qualidade, pela coesão e pela coerência. Não vou apagá-los. Não vou editá-los. Eles ficarão de amostra, como uma evolução para algo que existe somente em palavras. Não penso em escrever um livro.

 Esse lugar que sempre tem me acolhido e que nunca me maltratou (a vida real faz muito isso). Mas é preciso vontade e às vezes, ela falta ou é pouca. Mas cá estou eu. Às vezes tenho apoio. Eu gosto disso. Me ajuda a parar, pegar meu caderno e rabiscar palavras que podem (ou não) se tornar um bom (ou médio, ou ruim) texto, que terá x visualizações em pouco tempo, que gerara discussões ou que serão os "fracassos". Que serão meu orgulho ou minha vergonha.

Não vou usar ele para ganhar dinheiro. Não vou ser mais uma blogueira literária que quer apenas ganhar livro para ler. Falando nisso, em 2015/2016 finalmente consegui o que tanto queria e como acontece, diante das coisas desconhecidas eu senti medo. Hoje, eu sinto a pressão da responsabilidade que tenho em mãos. Espero que isso não me atrapalhe. Só preciso de tempo, e o tempo é uma coisa que não espera. Ele avança mesmo que você queira que ele pare. Talvez seja o medo. A pressão. A quantidade. A qualidade.


Meu estilo de leitura mudou. Mas o foco do blog continua. É chato ler e assistir algo e não ter com quem comentar. E quando tem, é chato comentar várias e várias vezes o mesmo assunto. Tenho amigos que viveram comigo meus "momentos vícios". Às vezes eu abro espaço para eles no blog, ou não. Eles simplesmente migram. Escrevo porque quero que outras pessoas saibam minha opinião, sincera e singela. Escrevo não para ganhar dinheiro. Prestígio, quem sabe? É gostoso. Escrevo para expor minha opinião. Escrevo porque minha mente não sabe apreciar um simples quadrinho, daqueles para entreter. Enquanto leio, já imagino o que escrever. Claro, nem sempre isso se concretiza. Sonho x realidade são diferentes. O Sonho é do jeito que você idealiza. A Realidade não. Escrevo porque gosto. Escrevo porque quero que os outros saibam o que achei. Escrevo para ser ouvida, mas ser lida é mais fácil.

Estou mudando. É uma constante do ser humano. Ele nasce, cresce, vive, cresce, vive, e morre. O blog foi criado. Está vivendo. Está crescendo. E vive de igual para igual comigo. O Naty in Wonderland é um reflexo de mim. Quando estou bem ele parece aberto e convidativo à todos. Quando estou na bad, ele não "anda". Não tem comentários, não tem visualizações. O texto dá ruim. Eu fico ruim. E quando não vai, simplesmente não vai. Me desculpem! Não é o fim do mundo. Eu escrevo e posto outro. Quando eu me cansar, lembrarei de avisar à todos. Espero que isso demore. Sinto que quando isso acontecer, eu vou sofrer muito. Os leitores vão sofrer. O blog vai sofrer. Ou talvez não. Isso não é uma despedida. É mais uma jornada que se inicia.

A premissa inicial do blog continuará a mesma: 
O blog é onde eu falo sobre tudo o que eu gosto. É de cultura, é entretenimento, utilidade pública (?). E só para não perder o hábito, vamos aos números: o blog faz hoje 7 anos. Ele tem mais de 2000 comentários publicados (2082 até o momento que esse post foi escrito, o de número 670). O Naty in Wonderland deve ser populoso. Deve estar no peso ideal (há um monstrinho que me lembra isso). Nunca soube calcular o IMC de uma página e prefiro continuar assim.Vou continuar na ativa. Mas reduzido. Posts só de segunda à sexta, como vem acontecendo. Gosto de ter vida social, de não ficar obcecada, de descansar. 

Escrevo textão (e sei que tem gente que não lê porque é grande). Isso se reflete porque falo bastante. Consequentemente, escreverei bastante. Gosto de quando o texto não agrada à todos e gosto mais quando agrada, quando incentiva, quando vende. É legal ver o debate. Ter educação acima de tudo, afinal, quem tá do outro é um ser humano, logo ele tem sentimentos. Já me senti como um lixo por comentários à cerca da minha pessoa. Foi horrível. Até me perguntaram "o que aconteceu? Não tem postado no seu blog.". Foi quando eu decidi abandoná-lo. Graças a umas boas almas que não o fiz. Não iria deletado, mas colocá-lo em reforma. Sorte que não o fiz. E aqui estou eu, superando os desafios que se coloca na minha frente. Tenho textos à escrever e espero do fundo do meu ser (fígado, rim, alma, coração), que eu consiga transcrevê-los para cá. Os textos não são somente para mim, mas para quem (você) perde aquele tempo (ocioso na internet) lendo o que eu escrevo aqui. (copiei do ano passado sim).

Escrevo porque gosto e porque quero




Esse post foi escrito graças à 642 coisas sobre as quais escrever, um desafio criado em 24h por 35 escritores, que se juntaram para formar o grupo The Grotto em São Francisco. A intenção era juntar mais e mais escritores, formando uma conexão de inspiração. Os desafios podem ser feitos na ordem, ou escolhidos aleatoriamente. Quem quiser ver os itens, da uma olha no Listography do A Bela, Não a Fera

Agradeço as sugestões de tema, mas o item 278. Por que eu escrevo? conseguiu furar meu bloqueio criativo. Afinal, são 7 anos fazendo post de aniversário. E é difícil se expressar com palavras.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu não gasto tempo aqui eu desfruto do tempo que passo aqui. Adoro esse blog, estou a beira de deslogar da estante para comentar com meu perfil pessoal, mas não vou fazer isso. Nossa como me identifico com você nessas linhas, eu li esse texto e esse texto leu meu coração e minha relação com o meu querido "Uma Pandora e sua caixa". Foi uma leitura emocionante! Obrigada Naty!

    Pandora

    ResponderExcluir
  2. Realmente as coisas mudam e muita coisa acontece. Tb passei por isso no meu blog e mudanças é sinal de evolução.
    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma das leitoras que vai e volta. Eu também mudei, como você, e passei a escrever sobre o profundo da minha mente, os sentimentos, mais do que sobre o que eu gostava. XD. Sou dessas leitoras e vai e volta e nem sempre comenta, mas to aqui viu? Kkkk, das que viveu a época auge dos blogs e conheci os seus primeiros anos. Que bom que você não descansou. ;)

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...