quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Geek Girl

Geek/gi:k/ s. adj. informal.
ORIGEM: vem do inglês informal norte-americano da palavra geck, 'bobo'


Geek Girl - Holly Smale - 256 páginas - 2014 - Fundamento

Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente...
Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por um agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "dá a mínima para moda." E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é?
Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar na capas de todas as revistas de moda!
Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas.

De acordo com o site O que é, Conceito e Definição, "Geek" é uma gíria da língua inglesa cujo significado é alguém viciado em tecnologia, em computadores e internet. O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparência pessoal. São dois conceitos que hoje em dia não possuem uma definição correta, isso em grande parte graças a mídia.

Você sabia que antigamente, a palavra 'geek' era usada para descrever um daqueles artistas de parque de diversão que arrancavam a cabeça de uma galinha, cobra ou morcego vivo com os dentes, como ponto alto de seus shows?" p.06

E começamos a leitura de Geek Girl, com a definição (três) para a palavra "geek". E a palavra pode ser considera nova, pois ela não aparece no meu minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa (de 2009), a palavra simplesmente "non ecziste".

Geek Girl é narrado em primeira pessoa, logo Harriet Manners é quem nos conta como é ser uma sabe tudo e odiada por isso. Só que, diferente de outras histórias do mesmo gênero, Harriet não é a coitadinha sem amigos, ela tem sua Melhor Amiga (com M e A maiúsculos) Nat e seu perseguidor Toby, que é igual a nossa protagonista, um Urso Polar perdido numa floresta tropical. Sua vida muda quando é descoberta e posteriormente chamada a ser a garota da temporada da Baylee, uma nome importante no mundo da mosa - que existe.

Com inteligência, Harriet nos conduz uma história bem divertida e deveras hilariante, sem deixar de ter um toque de originalidade. Seus capítulos são curtos e seu desenrolar é rápido, e seu estilo narrativo me fez lembrar em diversos momentos que eu estava lendo um diário ao invés de uma história fictícia. E risos é o que não faltaram, principalmente quando acontece algo na vida conturbada de nossa protagonista e nos vemos no meio de alguma explicação científica sobre alguma coisa - que pode ou não estar ligada ao momento. Aliás, se você se acha inteligente, espere até ver Harriet Manners em ação!

Eu sei muitas coisas. [...]Sei que quando espirramos, todas as funções corporais param, incluindo o batimento cardíaco. Só não sei nada sobre ser modelo." p.97

créditos na foto

Toda a coisa da moda serve como background para uma história de aceitação. Com certeza, você já desejou em algum momento da sua vida ser qualquer outra pessoa, especialmente naqueles dias em que tudo da errado, não é? É exatamente isso que o livro aborda - de uma maneira divertida. Harriet, cansada de ser a geek humilhada todos os dias aceita ser modelo porque espera ser outra pessoa, sem pensar nas consequências de seus atos, como por exemplo, mentir para aqueles que ama. E como Geek Girl é classificado como literatura infanto-juvenil é até plausível que o tema seja abordado. Aceitação de ser quem você é independente do que os outros pensam... 

O livro, contudo, pode ser lido por qualquer pessoa, contanto que ela esteja disposta a dar boas risadas e que procura por uma boa heroína nerd, além de ser uma leitura rápida e extremamente leve.

Holly Smale é meio geek e aos 15 anos já trabalhou como modelo. Hoje, Holly é escritora e blogueira e mora em Londres.

Escrito por alguém que sente necessidade de procurar a palavra "geek" no dicionário.

Esse post faz parte do I Dare You - Desafio Literário 2015, que possui 12 temas literários para os 12 meses do ano, baseados em datas comemorativas. E dia 26 é dia do Comediante!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Bem, apesar de gostar de literatura nerd, eu definitivamente não leria esse livro. Isso me parece mais com livro de autoajuda. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Ola Natalia ^^
    Gostei da temática desse livro em retratar uma garota geek, um estilo que está n amoda para muitos adolescentes. E como você disse a leitura parece divertida.
    Vi que curte D-Gray Man também....fiz cosplay do Allen, gosto bastante da obra.
    Eu nunca fui de ligar muito para as atrações de evento, por isso normalmente minha opinião sobre determinado evento difere da maioria. Como foco mais nos amigos e conhecidos que vou encontrar lá (ou que estão comigo por alguma dupla/grupo cosplay) acabo não ligando muito para as outras coisas rs. Mas conheço mita gente que reclama sobre as atrações e eu sei da importância de tal porque sem elas existe o risco da quantidade de pessoas ser menor. Se bem que fui no Ressaca Friends do ano passado no qual não tinha nenhuma atração e em ambos dias aquele local estava lotado.
    Opa você conhece a Anna (Hime)? Ela é minha amiga, temos várias duplas e grupo s cosplay juntas rs.
    De fato, cosplay no calor é terrível...mas digamos que eu até já acostumei a usar, mesmo não sendo muito fácil rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lendo sua resenha, imaginei algum canal como Disney XD ou Nickelodeon fazendo uma série baseada no livro!

    E sobre mundo da moda, já chegou a assistir ou ler Helter Skelter? É um drama mas achei ele mais tenso que muito filme de terror/suspense e aborda uma visão do mundo da moda tb - competições, a eterna procura por ficar ainda mais bela e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse Helter Skelter. Mais vou dar uma procurada. ^^

      Excluir
  4. Oi Nat
    Estou louca para ler os livros dessa série. Fui chamada de nerd a vida toda e isso piorou muito durante os anos que fiz Técnico em Informática. Achei muito bacana saber um pouco mais sobre a estória. Até agora, não tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  5. De acordo com o site "O que é, Conceito e Definição", eu sou geek! kkk Mas, não sabia que ela era usada para fins de descrever pessoas que fazem coisas assustadoras no parque de diversão.

    Gosto de livros que são engraçados e que nos dão a sensação de construir uma intimidade com a narradora, me peguei rindo sozinha só de ouvir você falar da Harriet Manners então como não desejar ter o livro em mãos. Geek Girl entrou para a minha lista!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...