domingo, 28 de setembro de 2014

Playlist: MATENROU OPERA - AVALON

Aperte o play



Para aqueles que gostam do gênero Symphonic Power Metal / Visual Kei

Symphonic Power Metal é um termo utilizado para descrever a música heavy metal que possui elementos emprestados da música clássica, como por exemplo com vocais femininos, instrumentação que inclui diferentes tipos de teclados e em alguns momentos até músicas orquestradas, em vez de depender exclusivamente das guitarras elétricas.

Geralmente, as bandas de rock sinfônico tem como vocalistas mulheres, como por exemplo a banda Nightwish. Contudo, não é um gênero exclusivo para vocais femininos, sendo os vocais masculinos mais comuns na categoria power metal sinfônico.

No Japão, o power metal é bastante melódico, clássico e por vezes com sonoridade progressiva e veloz, com letras geralmente sobre fantasia, época medieval, romance e emoções humanas. E vendo nas entrelinhas, a banda Matenrou Opera se classifica direitinho nesse gênero, tendo também um pé no Visual Kei.


A banda Matenrou Opera foi criada em 2007 (data de lançamento de seu primeiro single) e é formada por Sono (vocal), Anzi (guitarra), Yo (baixo), Ayame (teclado) e Yu (bateria). O significado do nome da banda tem muito haver com seu som: Matenrou significa "arranha-céu" e representa modernidade enquanto o Opera é tudo que for clássico, ou seja, os dois elementos são combinados e correlacionam-se entre si.

O CD que vou falar é o "AVALON", terceiro álbum da banda lançado dia 3 de setembro. Para aqueles que já conhecem o som da banda e com certeza já ouviu os dois álbuns anteriores JUSTICE e Kassai to Gekijou no Gloria, vai notar uma certa evolução no som do Matenrou Opera mas sem tirar o prestígio que cada álbum possui.

"Journey to AVALON" é a música que abre o CD. Totalmente instrumental, ela serve como se nos convidasse a fazer a jornada pelo álbum, com uma prévia dos elementos presentes no álbum. Os singles "Orb" e "Tonari ni suwaru tayou", lançados anteriormente se fazem presente, complementando-o. "Stained Glass" (outra faixa instrumental) serve como ponte ou preparatório para o restante do CD, visto que marca a metade de AVALON, mostrando talvez o lado mais moderno da banda, não tanto sinfônico.

"Tomo ni sasagu requiem" é uma das faixas que me chamou bastante atenção, com uma melodia forte, que em certo momento nos faz lembrar aqueles órgãos de igreja, mostrando-nos o quão a banda consegue ser expressiva nesse quesito. Uma das característica da banda (e de outras do gênero) é a utilização de coro, dando mais vidas as suas composições enquanto combina perfeitamente com o vocal de Sono. Aliás, Sono possui um vocal forte, vibrante e bastante equilibrado com todos os recursos utilizados pela banda, dando mais forma as músicas.


O destaque do álbum fica facilmente para "tengoku no aru basho", que fecha o álbum em grande estilo. Seu PV tem como papel divulgar o álbum, dando a entender o que as 11 faixas de AVALON significam, embora eu não tenha consigo achar nenhuma tradução para comprovar tal afirmação. É bem aquela coisa, "eles deixaram o melhor para o final" e com certeza quem a ouvir ao menos vai querer repetir a dose.

A arte da capa é de autoria de Kobayashi Tomomi, famosa por seu trabalho na série SaGa (uma série de RPG produzida pela Square Enix). Além disso, a capa da primeira tiragem teve a foto de um dos cinco membros, selecionada aleatoriamente. A linguagem para qualquer tipo de música não é um problema (mais quando se lê a tradução e vê a intensidade da coisa, já é outra história), pois a música precisa ser sentida através de sua melodia e o Matenrou Opera consegue isso com clareza.


Vendo como um todo, AVALON é ótimo para ser escutado e todas as músicas parecem estar em perfeita ordem com seus acordes na medida certa, equilibrando-se com os outros instrumentos e dando uma perfeita harmonia. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não me agrada muito o estilo musical, mas esta capa é linda. Sabia que conhecia este traço e gostei de você ter esclarecido. A arte de SaGa é fantástica.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sugestão! Não conhecia esta banda! O aspecto visual tanto das roupas e das ilustrações são lindas!! *o*~

    obs: mó invejinha da quantidade de posts que você consegue fazer ;^;~

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...