quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Vale o investimento: Helena em mangá

Adaptado da obra de Machado de Assis



Uma outra maneira de ver a Literatura Brasileira

Machado de Assis é um autor que faz parte do desconhecido para quem vos escreve. Isto é, simplesmente não consegui terminar a leitura de duas de sua obra, sendo elas Memórias Póstumas de Brás Cuba e Dom Casmurro. O abandono contudo, se deu em boa parte devido ao linguajar utilizado, diferente do que estamos acostumados.

Machado de Assis faz parte do Realismo e algumas de suas obras tem um pé no Romantismo, conservando assim a essência destes dois períodos. Com obras datadas à partir de 1860, sua linguagem é um tanto... machaniano - Só quem já pegou e já leu sabe do que eu estou falando -, ainda mais considerando que a nossa língua portuguesa sofreu tantas alterações desde então (sua última mudança foi o Acordo Ortográfico de 2009 e outro ainda deve entrar em vigor em 2016, se não em engano).

Helena - Adaptado da obra de Machado de Assis, teve seu livro de nome homônimo publicado originalmente em 1876 e tem a honra de ser ao obra a abrir o selo de adaptações literárias da editora NewPOP. Em parceria com o Studio Seasons - estúdio este brasileiro especializado em quadrinhos ao estilo mangá, idealizado pelas brasileiras Montserrat, Sylvia Feer e Simone Beatriz. Helena foi anunciado inicialmente em setembro de 2010, contudo, a obra teve somente seu lançamento oficial em julho de 2014, no Anime Friends, chegando para o público em geral em Agosto.


"Helena é uma jovem encantadora e cheia de segredos que é reconhecida como filha do conselheiro Vale em seus testamento. A partir do momento que entra em sua nova casa, mudará a vida das pessoas que nela reside e, principalmente, o coração de seu irmão Estácio."

Como em qualquer outra adaptação, Helena em mangá, de acordo com o próprio Studio Seasosn - visto que eu não li a obra original, mas confesso ter sentido vontade -, teve algumas partes do original que foram reconstruídas, enquanto outras foram inseridas. Os diálogos foram simplificados para que nós, leitores atuais pudéssemos compreender sua história. Porém, sem tirar a essência da época que a história se passa.

Helena é um daqueles romances de época, onde a aparência perante a sociedade importa mais do que os próprios sentimentos, mostrando também os valores familiares e a imposição de leis e preconceitos. Seu desenrolar acontece rápido, e Helena traz uma história de heroína trágica, com seu herói nobre e um amor impossível.


Sendo meio-irmãos, o amor entre Helena e Estácio não é possível, mas justamente o papel que ambos desempenham diante de outros e o que mais nos estarrece durante sua leitura é o fato disso acontecer inconscientemente entre um deles. Estácio, o nosso nobre herói tenta de todas as maneiras, aquelas alcançáveis, controlar a situação e por mais que se esforce para o bem estar de Helena, esta que não consegue, para surpresa geral, escapar de seu trágico destino, tudo isso enquanto deixa o relacionamento Estácio e Eugênia em segundo plano.

Transpor para o mangá tamanha carga emocional da época e personagens torna o mangá único, onde uni a complexidade da literatura de Machado de Assis com a graciosidade que a arte em mangá consegue trazer - se esta for bem trabalhada, o que certamente aconteceu aqui. A arte consegue reproduzir com maestria tanto o cenário como o figurino da época, fazendo-nos considerarmos realmente a obra de acordo com o seu tempo, bem como citou anteriormente Machado de Assis


Contudo, como somos advertidos antes da leitura do mangá, ler a adaptação não ler a obra de Machado de Assis, justamente pela reconstrução, cortes, adição de cenas e alteração nos diálogos, mas que consegue que nasça em nós, leitores, um interesse pelo original. 

Helena, foi adaptado em mangá pelo Studio Seasons em parceria com a NewPOP, com 256 páginas e compilado em volume único. Seu preço pode ser um tanto salgado (R$19,90), mas o investimento é totalmente válido. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu acho engraçado escolherem justo Helena para adaptarem para mangá, porque o mundo otaku ama relação de incesto kkkkkkkkk

    Eu não li o manga ainda, mas achei o traço lindo. Eu li o original e Machado é sempre Machado, mesmo escrevendo romances e não realismo!

    Vale a pena a leitura!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia e simplesmente amei. Quero para ontem!
    Adoro Machado de Assis.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  3. Também tenho dificuldade em ler Machado de Assis, só consegui terminar o Alienista, bem legal por sinal. Este mangá parece ótimo, a ate realmente me surpreendeu positivamente, e pelo jeito funciona bem pra criar curiosidade. Quero ler,

    Até mais

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...