quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Star Wars - Legends: O lado negro da força chegou às bancas

"Em uma galáxia muito, muito distante..."



A maior saga de todos os tempos continua


Eu comprei essa HQ por dois motivos: Primeiro, as HQ's americanas merecem uma chance. Segundo, é Star Wars.


Star Wars: Legends reúne histórias da revista Star Wars - Dark Times: Fora da Escuridão (2011) e Star Wars (2013). A primeira história se passa logo após a destruição da Estrela da Morte, no qual os protagonistas precisam encontrar um planeta para se estabelecer, visto que Alderaan foi explodido, enquanto são perseguidos pelo Império. Ao suspeitar da existência de um espião entre os rebeldes, a Princesa Leia forma em segredo um esquadrão X-Wing, com Luke Skywalker como um dos principais investigadores. Enquanto isso, Han Solo e Chewbacca são enviados a uma missão secreta.
A segunda história mostra os acontecimentos que se passa após os eventos do Episódio III, onde Lorde Darth Vader e outros partem atrás do último Jedi, Dass Jennir.

Star Wars é uma HQ americana que chegou em nossas bancas, vindo no "padrão brasileiro" para este tipo de publicação, que, em geral depende da Panini e outras para chegarem ao nosso alcance, muito embora a Planeta Deagostini esteja para lançar uma coleção com os encadernados, que será assunto para outro post. Ao invés de vir dois capítulos de cada história, temos aqui um capítulo de cada, padrão para publicações desse tipo no país.

Cada história possui um pouco das duas trilogias, visto que Star Wars (2013) (A Sombra de Yavin) mostra os acontecimentos que se situam brevemente após o ocorrido em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, mostrando-nos como a base rebelde "acampou" no planeta Hooth, visto no início do Episódio V - O Império Contra-Ataca. Sua arte e fica ao encargo de Carlos D'Anda (responsável por Batman - Arkham City) e roteiro de Brian Wood. Das duas histórias, foi a que mais me agradou, talvez pelo simples fato de eu preferir a Trilogia Original (Episódio IV, V e VII) a Nova (Episódio I, II e III). A arte de Carlos D'Anda consegue ser bastante realista, conseguindo inclusive, sendo bastante próximo do real (especialmente com o Han Solo). 

Não é contudo, um material totalmente novo, é somo se fosse um adicional, mostrando o que os filmes não mostraram. Nota-se uma carga emocional junto aos personagens, especialmente a Princesa Leia, que tem a árdua tarefa de achar um novo local para os rebeldes se acomodarem, enquanto carrega a perda de seu planeta, e dos habitantes que lá viviam, bem como estar a espreita para descobrir quem é o traidor, que anda passando informações ao Império. Por sua vez, o Império ao que tudo indica, não terá a participação ativa de Darth Vader, já que à ordem do Imperador Palpatine ele teve que deixar o Destróier em uma missão ainda não revelada.


A outra história mostra os acontecimentos de 19 anos antes da Batalha de Yavin - que culminou com a destruição da Estrela da Morte -, e possui roteiro de Randy Stradley escrevendo como Mick Harrison (que além de Star Wars, também escreveu Buffy & Hellboy para a Dark Horse) e com arte de Douglas Wheatley (que já trabalhou em Star Wars em outros momentos). A história se passa basicamente logo após a ascensão do chanceler Palpatine a Imperador, coisa de quatro meses. Os Jedis já não existem mais - Anakin tratou disso -, contudo, houve sobreviventes. É mais uma história de caça e caçador, visto que tanto Darth Vader como outros personagens - desconhecidos do grande público -, estão atrás de Jennir, até então o último jedi.

Dark Times, Fora da Escuridão não me animou/agradou tanto, mas possui lá sua beleza. É altamente recomendada aqueles que curtiram bastante a Nova Trilogia, composta pelos Episódios I, II e III, que conseguiu dividir muitos fãs da saga. Há, inclusive, aqueles que não dão a menor chance, o que não é meu caso, porém, não é o meu arco preferido da série, servindo bastante como prequel da Trilogia Original.


Segundo fontes, Star Wars: Legends está programado para ter 20 edições com periodicidade mensal. E para aqueles que são colecionadores ávidos da saga, Star Wars Legends terá capa variante metalizada - resta saber se só na primeira edição ou em todas -, pelo singelo preço de R$13,90, enquanto a normal sai por R$8,20 com 76 páginas. Resta também saber se a Panini vai deixar o material pelo mesmo preço durante sua publicação, já que a editora tem um péssimo hábito de fazer cada exemplar um preço.

Essa é a Panini querendo lucrar com Star Wars antes do filme, imagina depois... 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, curti muito esta última imagem. Não gosto de Star Wars mas as HQs são divertidas, geralmente contando com arte bacana. Mas pouco entendo de seu universo.

    Acho injusto criticar a Panini por querer lucrar com a franquia, o George Lucas já abusa de seus fãs há décadas, relançando inúmeras vezes a trilogia original com "novas cenas" por exemplo. Enfim, faz parte :)

    ResponderExcluir
  2. Estou surtando aqui. Adoro Star Wars e quero muito esses HQs. Já está na listinha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  3. Peguei essa edição também. E irei continuar. Não que essa edição tenha me agradado muito, mas creio que vá melhorar bastante daqui para frente.

    http://gotasdexp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah, quanto a esse negócio de "O material americano merece uma chance", comentei hoje lá no blog sobre o material atual do Batman. Que pode te agradar. A Panini irá publicar um encadernado em capa dura do primeiro arco dos Novos 52 e... De longe, é um dos melhores gibis atualmente da DC ao lado da Mulher-Maravilha e Aquaman.

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...