segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Li até a página 100 e... #16 A Guerra dos Tronos - Livro 1, de George R.R. Martin
















Se bem a verdade é que li até a 259 já.

Até a página 100 já da para ter uma ideia geral sobre o livro, se vai querer continuar a leitura, se ela vai valer a pena, como é o protagonista (caso tenha) etc. É quando temos o primeiro "feeling" com a literatura que estará presente na narração. Basicamente é o primeiro contato com a história. - Através de respostas eu irei apresentar a minha Primeira Impressão à cerca do livro em questão, que podem ser vistas no site do idealizador do meme, Eu leio, eu conto -.

Sentia-se fraca e entorpecida, mas estranhamente resoluta, como se um grande peso tivesse sido tirado de cima de seus ombros."

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família.
Quem vencerá a guerra dos tronos?
A Guerra dos Tronos - As Crônicas de Gelo e Fogo, livro 1, George R. R. Martin, 592 páginas, LeYa



O livro está se mostrando uma boa opção de leitura. Por que eu não fui lê-lo antes? Sim, medo de seu tamanho, tanto da fonte ser menor que as convencionais como sua quantidade no número de páginas, está última só atrapalhando em questões de peso e comodidade. Outro motivo foi de diversos comentários alheios que ouvi a respeito de suas passagens serem totalmente detalhadas, o que nesse caso é ótimo, não podia haver inserção melhor nesse mundo criado por George R. R. Martin. 
E mesmo em 100 páginas - no meu caso bem mais de 100 já lidas - toda a introdução não foi contada. Sinto que o livro em si só é a introdução. 

Eddard Stark é um personagem como todas as outras, cheias de responsabilidades e um pouco mais, justamente por ser o protagonista. Além de suas responsabilidade como homem, como pai e como marido, agora ainda tem a maior de todas as responsabilidade, ser a Mão do Rei e tentar, de alguma forma descobrir a verdade por detrás do assassinato do antigo Mão do Rei. A personagem, contudo, ainda não foi totalmente desenvolvida, visto que o livro segue a divisão "um personagem por capítulo", o que leva a todo o desenvolvimento dos fatos.

Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma.  Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a minha mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar se quisermos que se mantenha afiada - Tyrion deu uma palmada na capa de couro do livro. - É por isso que leio tanto, Jon Snow." (p.92)

Não somente continuarei lendo como posteriormente procurarei o seriado - apesar das cenas fortes. A narrativa é envolvente demais. Não é à toa que a série (tanto televisiva quando editorial) esteja sendo tão aclamada pelo mundo. Mesmo com comparações a Senhor dos Aneis, A Guerra dos Tronos possui suas próprias características que se diferencia da Terra Média criada por Tolkien, sendo mais realista em diversos pontos, inclusive no político, o que não deve ser levado em conta, considerando que as épocas que ambas foram lançadas são distintas.

Antes que Robb pudesse responder, as criadas regressaram com uma bandeja de comida fresca e acabada de vir da cozinha...

E sim, "O Inverno está chegando..." 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...