sexta-feira, 9 de maio de 2014

Primeira Impressão: Sailor Moon no Brasil pela JBC

Ela veio em nome da lua!




O tão aguardado mangá de Sailor Moon desde... sempre

Enfim, após anos de luta constante e espera, finalmente temos o mangá das guerreiras mágicas mais famosas ao nosso alcance... em português e devidamente adaptado. Pretty Guardian Sailor Moon.

A demora, segundo fontes não confiáveis (pode se tratar de boatos) aconteceu devido à uma proibição imposta pela autora Naoko Takeuchi após o lançamento do mangá na França, onde a editora responsável estavam mudando os diálogos na tradução, motivo este que fez a autora proibir Sailor Moon para o resto do mundo.

Contudo, como o mundo dá voltas (ele demora 24 horas para rodar ao redor do seu eixo e 365 dias ao redor do Sol), em 2003 após o lançamento da versão bunko que comprimiu os 18 volumes originais em 12 volumes, Naoko Takeuchi resolveu enfim liberar o lançamento do mangá pelo mundo, começando em terras italianas. Já ouvi/li que devido aos bons resultados alcançados, e após uma luta incessante por parte da editora brasileira, Sailor Moon resolveu dar as caras por aqui.

Usagi é uma colegial de 14 anos como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo Luna, uma gatinha falante, e através dela descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, recebe uma grande missão.Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o misterioso homem é amigo ou inimigo e proteger uma princesa! Mas nada disso é tão difícil para ela quanto acordar cedo para ir à escola. Será que ela consegue?

Para aqueles que conheceram Sailor Moon, é muito provável que a maioria tenha tido contato com a obra graças ao anime produzido nos anos 1990 pela Toei Animation. Aquele mesmo anime que foi exibido na extinta TV Manchete, Cartoon Network e Rede Record (nas duas últimas emissoras com outra dublagem) com certeza vão estranhar um pouco o traço original, que é mais fino e leve, típico de mangás shoujos, sem claro, tirar todo o carisma das guerreiras lunares, inclusive as trapalhadas de Serena/Usagi.

Em um primeiro momento, o mangá avança no ritmo introdutório, isto é, visando apresentar a história, bem como as personagens que farão parte da trama, os vilões que elas devem derrotar e o objetivo inicial, que pelo que me lembre vem a mudar conforme o seguimento da obra. Inicialmente, a obra pode ser vista como eu-já-sei-o-final, mas sei que irei me surpreender, afinal Sailor Moon é um obra divertida e para alguns pode ser um tanto melosa demais (ouvi isso de um cliente), mas poxa, nós fãs de shoujo merecíamos alguns mimos não?

A JBC, se contradizendo ao que afirmou no 19º Fest Comix que "mangá shoujo não vende" é a editora por detrás da vinda de Sailor Moon para essas bandas, com uma edição para lá de luxuosa. Utilizando-se do formato de 2003 o bunkobon (conhecido também como bukon), que ao invés dos 18 traz 12 volumes, com nova arte de capa e ilustração melhorada. A editora JBC fez um ótimo trabalho (para não dizer excelente), tanto no formato como na tradução, optando por deixar os nomes como no original com notas de rodapé (que nos fazem procurar a página inteira) afim de situar o leitor que acompanhou o anime das guerreiras com roupa de marinheiras - o que muitos sabem sofreram diversas modificações como por exemplo Usagi para Serena e etc...


O formato que teremos (aqueles que já o tem) será no tal "formatinho", parecido com Soul Eater, afim de tentar o mais próximo da edição japonesa e como já pude constatar, da americana. O mangá terá um pouco mais que 200 páginas com direito a 6 coloridas e impressão no famoso papel off-set. Visto que é um título como Sailor Moon e todo o tratamento que a obra está recebendo, os R$16,50 cobrados aqui não são de forma alguma absurdas. É só você economizar naquela McOferta que dá tudo certo no final!

E para ficarmos mais contentes a JBC também anunciou que lançará, ainda neste ano (2014) o mangá Codename: Sailor V, o prelúdio que deu origem a história de Sailor Moon, que conta a história de Minako Aino, a Sailor Vênus que todos conhecemos. O mangá ainda não tem data para chegar às bancas brasileiras e será publicado após Sailor Moon.




















E você? Já leu seu mangá em nome da lua?

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que iam lançar Codename: Sailor V! ADOREI! e sim, vamos ter que economizar na Mc Oferta! kkkkkkk

    Bjs, Michele (Pers)

    http://umpoucodeshoujo.blogspot.com.br/
    http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Saudações


    Acredito que a pessoa que, para você, disse que Sailor Moon é uma uma obra "melosa" não viu ou leu certos shoujos/seinens/joseis na vida... Talvez, não... XD

    De toda a maneira, o que você descreveu não são boatos: é real. A Naoko se tornou muito intransigente com esta obra após o trabalho da editora francesa. E elea levoiu muitos anos para liberar o material à quaisquer outra parte do mundo (vide Itália).
    Esperei mais de 10 anos para ver este mangá sendo publicado oficialmente por aqui e, após duas edições, estou realmente satisfeito com o que tenho para ler em mãos.

    Bom, em 2012 os ares da JBC eram outros (todos nós sabemos) mas, naquela mesma FestComix de um chuvoso e conturbado outubro, anunciaram Kobato (que foi, à rigor, o último mangá publicado da forma antiga pela editora, no que tange ao material e acabamento de seus mangás).

    Desde o início não me importei com a escolha dos nomes. Para mim, o que viesse estaria ok. Mas mantiveram o original com notas da dublagem clássica, então agradeço pelo empenho acerca disto.

    Agora, é aguardar por mais. O plot no mangá avança com rapidez (basicamente, os dois primeiros volumes equivaleram à 40 episódios da fase clássica na TV, com muitas modificações - comparando com o anime - em certos eventos-chave). Quero mais.


    Até mais, nobre!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li mangá em nome da lua, na verdade nunca li mangá e como já disse quero começar a ler para ver se eu gosto. Está chegando o AnimaEmbu, evento de cultura japonesa aqui na minha cidade, e, como sempre, vou passar por lá e aproveitar ver se eu compro meu primeiro mangá! É bom saber quando algo que gostamos vai ser traduzido para a nossa língua e gerar mais fãs!

    Bjs, Raquel.

    morethanaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o mangá e esse não parece ser do gênero que eu leria. Porém, sempre é bom experimentar leituras novas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...