quinta-feira, 13 de março de 2014

PlayTV e a volta dos animes na TV

E os otakus piram



Só que não.

O canal PlayTV que antigamente já exibiu animes em sua programação pegou a todos de surpresa quando anunciou que retornaria com uma programação voltada para o público otaku, mais precisamente com a volta dos animes em sua programação.

A exibição de animes aconteceu quando o canal ainda pertencia ao antigo 21, com aquisição de alguns títulos para lá de curioso, ainda mais na época que em nem todos (estou me incluindo nessa) tinha a opção de ter uma internet rápida para baixar episódios de animes. Se minha memória não falha, o ano de exibição do programa OtaCraze aconteceu em 2006 ou 2007, com um episódio de um anime por dia, sempre as 23:30. Se não me engano, os animes exibidos eram Heat Guy J, Ranma ½, Love Hina, Trigun e Samurai Champloo. Foi nesse canal, aliás, que eu assistia Love Hina todas as quartas-feira - como era difícil ficar acordada o episódio inteiro -.


Para aqueles que tinha TV a cabo foi uma benção. Afinal, não era mais necessário ficar acordado até as 0:00 (para aqueles que tinham que acordar cedo no outro dia) para assistir ao Toonami, que possuía uma grande boa até para os padrões da época, sendo exibido até as 2:00 da madrugada. Adorava as férias escolares.

Como a Animax só viria a surgir em meados de 2007/2008 na Vivax (comprada posteriormente pela NET), a PlayTV era a única emissora que transmitia em sinal aberto animes. Bons tempos aquele do Band Kids, em 2001. 

Como tudo na vida acaba e alegria de pobre dura pouco, o bloco Otacraze também teve seu fim, saindo definitivo da programação da PlayTV em 2008.

Eis que no final de 2013 (em novembro) a emissora anuncia que em breve teria 1 hora de animes em sua programação (dois animes) dando-nos a chance, através de uma enquete para escolher qual horário elas deveriam ser exibidas - o que infelizmente não foi anunciado (ainda) -.

Eis que na tarde de ontem (12/03/2014) a redação da PlayTV finalmente anunciou os títulos a serem exibidos, após especulações por parte de fãs e blogs especializados, sendo eles Death Note e Bleach.


Esses são animes que todos os fãs (inclusive os atuais) já devem ao menos ouvido falar. De acordo com o site da emissora, tanto Bleach quanto Death Note retornarão à televisão brasileira, ambas dubladas e da mesma forma que foram exibidas na extinta Animax (hoje Sony Spin) - Death Note e seus 37 episódios e Bleach e seus 109 episódios -. Foi informado ainda que "Nada de áudio em japonês ou legendas por enquanto, mas quem sabe num futuro, não?". E explicaram que essa decisão aliás, "não depende exclusivamente do canal disposto a exibir a série, mas de distribuidores e licenciadores das séries. Além, é claro, das exigências dos donos de cada um dos produtos em questão." 

De acordo com o ChuNan!, a emissora diz que dependendo do resultado de ambos os animes, novas séries serão apresentadas futuramente. Ou não. Com relação a data de exibição, ambos começam na segunda semana de abril, sem horário informado.

Resta saber como será o resultado de tal ação, visto que existe legalmente um canal de streaming para animes no Brasil desde 2013 conhecido como o Crunchyroll, em que os animes são disponibilizados para exibição à apenas algumas horas em relação a exibição original, com áudio original e legendas em português, podendo ser acessado por assinantes e não-assinantes com direito até a leitura online de alguns títulos de mangás.

Outro fator que conta bastante é o fandom de cada anime, visto que são grande (Death Note alcança inclusive uma faixa etária mais adulta devido a sua temática) serão uma parte importante não só da retomada do bloco a emissora, como o futuro (talvez um último suspiro) dos animes na televisão brasileira.


Infelizmente, anime na tv aberta nunca mais será o mesmo desde o momento que a internet facilitou tanto a ponto de apenas um clique você poder assistir ao seu anime preferido a qualquer hora.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu acho legal quando querem passar anime na TV ~tanto aberta quanto fechada~, mas para a gente que realmente gosta da coisa, bate aquele medo instantâneo de que irá se criar mais otaquinhos deçu kkkkkkkkkk Ai ai =/ Heat Guy J é tão amor, amo esse anime *0000* Espero que fique boa as dublagens.... Quero ver Bleach e aquele bando de nome complicado sendo falados ê-e kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria Natália Maria, gosto muito de visitar o blog me divirto e ainda saiu antenada e mais culta!!XD Realmente pra quem vive na net, e vê quase 10 animes diferentes é díficil ter o mesmo gosto pela TV , mas pra mim ver dublado com a família obrigada do lado , não tem preço!!

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...