sábado, 29 de março de 2014

Sangue Quente: Um conto de fadas embolorado

Enquanto todos criticam o filme, eu fico com o livro



"Oi, eu sou um zumbi."

Sangue Quente é aquele tipo de obra que deveria ficar somente no livro. Eu simplesmente não consegui assistir sua adaptação, que não desce e sim, é difícil de encarar. Não porque na época eu não queria ver spoilers, mas porque a coisa ficou feia demais, dando a parecer que foi algo feito de qualquer jeito. A adaptação é conhecida pelo nome "Meu Namorado é um Zumbi", onde as traduções não condizem com a tradução literal.

Em algum momento da história, os zumbis apareceram e agora o mundo está destruído. Os humanos normais fugiram para dentro dos enormes estádios de futebol e lá criaram suas pequenas comunidades. Mas nossa história é contada do ponto de vista de R, um zumbi que se arrasta como os outros, caça como os outros, come carne e cérebros (a mais fina iguaria) como os outros, mas que, às vezes, tem sonhos de como era ser humano, tenta se lembrar de sua vida anterior e filosofa sobre isso.
Um dia, em uma caçada, R encontra Julie e, no meio da carnificina, algo o impede de matá-la. Mas o que aconteceu? Será que ela era diferente? Serão Romeu e Julieta de um mundo pós-apocalíptico?
Sangue Quente - Isaac Marion - 256 páginas - LeYa Brasil


O livro já consegue ser diferente logo no início. Em vez de vermos tudo através de um sobrevivente - como a maioria dos livros sobre o tema fazem -, aqui somos apresentados a R, nosso narrador e protagonista dessa história para lá de zumbizesca.

Estou morto, mas isso não é tão ruim. Aprendi a conviver com isso. Desculpe não me apresentar da forma correta, mas não tenho mais um nome." p.13

Como descrevi no texto do Li até a página 100 e... #13 Sangue Quente de Isaac Marion, o livro possui diversas partes mórbidas e até inteiramente entediantes, visto que até o momento que R vê Julie, sua vida ou morte é insignificante o suficiente para depois tomar forma e se transformar numa boa história. Não leiam o livro pensando no filme.

R é o zumbi protagonista dessa história e é impossível sentir raiva do pobre coitado, justamente por ser agora uma casca vazia, com pensamentos e quem sabe consciência, que tenta de alguma forma preencher o vazio de sua morte com as memórias de outras vidas. Isaac Marion não somente deu um significado para a preferência de cérebros por parte dos zumbis como também uma explicação lógica. Agora sabemos porque eles gritam "miolos".

Como o cérebro e, durante uns trinta segundos, passo a ter memórias. Flashes de desfiles, perfumes, música... vida. E então aquilo vai desaparecendo." p.18

Além de ser um zumbi, R poderia ser um filósofo de seus semelhantes. Afinal, ele filosofa sobre e morte e também o que um dia já foi a vida.

Vendo pelo lado de Isaac Marion, o autor trouxe para o livro sentimentos. Sentimentos estes destinados as crianças órfãs em abrigos que o autor conheceu enquanto trabalhou como supervisor de visitas em pais em orfanatos. É algo que está no livro, justamente pelo fato de as crianças presentes na obra serem órfãs, onde perderam seus pais em algum momento durante o aparecimento dos zumbis.

Aliás, não é nos dado nenhum tipo de informação sobre a época que o acorrido se passa, somente "em algum momento da história". Esse livro também pode ser classificado como distópico, por mostrar o futuro de um mundo infestado por zumbis e em como os vivos fizeram para sobreviver até então.


Sangue Quente é um livro que erroneamente você começa lendo como um pré-conceito já definido - justamente por causa de sua adaptação cinematográfica -, e termina com um conceito: não julgar o livro pelo filme. Algo como "não julgue um livro pela capa". Aliás, é um livro que fala - vendo em suas entrelinhas - sobre aceitação e a vontade de lugar contra algo, de fazer acontecer, mesmo que para isso você tenha que ficar contra aqueles que querem seu bem ou nesse caso seu mal.

O romance à lá Crepúsculo é uma coisa que somente acontece no clímax do livro, a chave principal da história e seu desfecho. Nada que implique na leitura - caso você odeie romances -.

Sangue Quente (Warm Bodies no original) foi publicado por aqui pela editora LeYa em 2011, tendo sido publicado originalmente em 2010. A tradução ficou a cargo do atual gerente de conteúdo da editora JBC, Cassius Medauar. Com relação a erros gramaticais, encontrei somente alguns poucos durante a leitura, mas nada que venha atrapalhar o entendimento da história.

Tirando o comentário de Stephenie Meyer na capa - que faz jus a um livro à lá Crepúsculo -, sua capa é bastante expressiva, com direito a relevo no título.

Ficou curioso? Deixe seu pré-conceito de lado e leio-o. A experiência de alguma forma será agradável.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Desde que vi esse livro, tenho vontade de lê-lo. Vi muita gente criticando, mas não alterou minha vontade de ler.
    Adoro zumbis.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Um tema da moda que nunca me interessou muito é zumbis. Apesar da sua descrição do livro ser interessante sei lá... Sou mais dos vampiros (a la Anne Rice, pfvr), que são os mortos-vivos elegantes e classudos e com uma bagagem história fabulosa.
    Mas ganhei um livro de um amigo chamado Zumbis versus Unicórnios, com várias crônicas. Das histórias de zumbis a que mais gostei é a de um zumbi contemporâneo que se apaixona por uma vitima e compara seu cheiro com macarrão com queijo. :D

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu não curto histórias de zumbis! Pois é, elas não me atraem... porque acho que em um apocalipse zumbi corro o perigo de está no grupo de humanos nª 1 a ser transformado e no grupo de zumbi nª 1 a ser dizimado pelos humanos sobreviventes... Sou comum demais e nunca me identifico com personagem nenhum dessas narrativas.

    Mas, no caso de "Sangue Quente" eu vi boas resenhas sobre ele e um dos meus companheiros de virtualidade mais queridos demonstrou gostar dele então ele ficou bem cotado em minha lista e junto com sua resenha e essa sua provação... pronto... corro o sério risco de me ver lendo uma história de zumbi hsuahsuahsua...

    Saudades monstro daqui Naty!!! Como me sinto bem navegando em teu blog!!!

    Cheros, Jaci.

    ResponderExcluir
  4. deveria ter feito como vc e fugido do filme, mas não fiz e acabei desanimando com o livro por causa do filme

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...