segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Li até a página 100 e... #09 A Esperança de Suzanne Collins

Li até a página 100 e... é um meme literário criado pelo blog Eu leio, eu conto

Até a página 100 já da para ter uma ideia geral sobre o livro, se vai querer continuar a leitura, se ela vai valer a pena, como é o protagonista (caso tenha) etc. É quando temos o primeiro "feeling" com a literatura que estará presente na narração.

"- Construímos um cemitério coletivo, alguns quarteirões a oeste daqui, mais ainda não posso ocupar meu contingente de homens para levar esses corpos para lá - diz Paylor."

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?
Acompanhe Katniss até o fim desse thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Suzanne Collins - 424 páginas - Rocco 

A estória começa melancolicamente após os acontecimentos ocorridos no livro anterior. E essa primeira parte intitulada "Cinzas" mostra exatamente isso. O mundo - de Katniss, já que a narração é através dela - após a investida dos rebeldes contra a Capital. O Distrito 13, que até então "estava destruído" se mostra tão controlador quanto a Capital, pressionando Katniss na árdua missão de aceitar em ser o Tordo. Afinal, graças a sua ousadia mostrada no primeiro livro, ela agora carrega esse símbolo.

Esse livro aliás, tem tudo para ser melhor que o outro.

Katniss ainda continua com sua árdua tarefa de nos mostrar a estória pelo seu ponto de vista. Ser manipulada mais uma vez talvez não estivesse em seus planos. Contudo, ela pretende não somente deixar-se ser usada, como tomar frente nas decisões ou participar delas. Sua decisão será importante para o andamento das coisas, não somente como uma mera marionete, agora controlada pelos rebeldes do Distrito 13, mas como um símbolo.

Após tudo o que a personagem passou, é imprescindível sua evolução, que pode ser notada claramente, mesmo nessas primeiras 100 páginas.
"Os Jogos ainda estão em curso, nós saímos da arena, mas como Peeta e eu não fomos mortos, seu último desejo de preservar a minha vida ainda está de pé. Sua ideia é fazer como que eu fique quieta, a salvo e aprisionada enquanto a guerra se desenrola."

Com certeza irei continuar com a leitura do último livro da trilogia. Afinal, é o encerramento da estória e estou muito curiosa para saber como ela irá terminar. Já li 5 motivos do porque esse livro é melhor do que Em Chamas e seu início prova que não terei decepção (será?).

Ao invés de sermos lançados novamente em uma arena com outros 23 jovens, nesse teremos toda a Panem como arena e os distritos como tributos para a rebelião contra a Capital e todo o sistema imposto aos seus cidadãos. De uma forma ou de outra, os jogos ainda existem, só que agora mais real do que nunca.

- ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA:
"Mas então avisto Paylor, que está me observando muito detidamente, esperando para ver do que sou feita, e se algum deles estava com razão quando imaginaram que podiam contar comigo."

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Agora é que estou ainda mais curiosa para lê-lo! (Pena que por enquanto não dá =/ ) Só de imaginar toda Panem envolvida fico ainda mais ansiosa. Acho muito difícil este terceiro livro decepcionar, pois os dois anteriores foram incríveis, aliás a autora escreve muito bem. Mas espero que um pouco depois do começo de dezembro eu possa conferir os misterios e surpresas de A Esperança!
    Bjssss
    Samantha Artes & Books

    ResponderExcluir

Opinem, comentem, compartilhem, façam como o filme "A Corrente do Bem" e passe adiante!


E Por favor! Sem palavras de baixo escalão, ou que possa denegrir qualquer pessoa. Lembre-se, quem escreveu o post é uma pessoa igual a você (nem melhor e nem pior). Comentários deste tipo serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...